Sweet Every Week #41 - Petit Gâteau

By 17:40


Hey, hey, hey! ~ O doce dessa semana era para ser um bolo xadrez, em homenagem ao meu namorado que fez aniversário dia 11, já que esse é o bolo favorito dele. Cheguei até a fazer um bolo de chocolate e um de baunilha, corta-los em tiras e montar a base do bolo, mas fui cair no erro de deixar firmando por algumas horas na geladeira para poder colocar a cobertura e quando voltei... Cadê o bolo? Simplesmente comeram TUDO, nem eu e nem meu namorado experimentamos... Fiquei tão chateada e puta com isso que desanimei de fazer um doce e nem ia mais fazer nada essa semana, mas não quis deixar passar assim em branco e resolvi testar uma receitinha de petit gâteau, já que é bem rapidinha e fácil, oh só:

Ingredientes
200 g de chocolate meio amargo
2 colheres de manteiga
1/4 de xícara de chá de açúcar
2 colheres de sopa rasas de farinha de trigo
2 ovos
2 gemas

Modo de Preparo:
• Coloque água numa panela grande e, sobre ela, coloque uma panelinha menor. Pique o chocolate dentro da panelinha e leve ambas as panelas ao fogo médio-baixo. Derreta o chocolate nesse banho maria.
• Quando estiver totalmente derretido, desligue o fogo, mas mantenha uma panela sobre a outra.
• Peneire as gemas dos 4 ovos, mas utilize somente duas claras. (Dois ovos inteiros + 2 gemas) Junte os ovos ao chocolate e misture bem.
• Junte em seguida o açúcar e a farinha e incorpore por fim a manteiga. Mexa até ficar bem homogêneo.
• Coloque em forminhas individuais de empada, bem untadas com manteiga.
• Asse em forno pré-aquecido à 180º C por 6 minutos.
• Desenforme, com cuidado, ainda morno e sirva com sorvete de creme.


A receita é bem fácil mesmo, o único problema é ter certeza do ponto. O interior deve estar mole mesmo, mas ao redor formará uma casquinha. É bom deixar amornar um pouco antes de desenformar para terminar de firmar/cozinhar. Mas não deixe mais que 8 minutos no forno ou vai começar a queimar os bolinhos. A graça dessa receita é o interior líquido mesmo, mas o meu, apesar de bem molinho, não escorreu para foto... Que pena, haha. Mas ainda assim estava uma delícia, principalmente acompanhado a versão 2.0 do sorvete de creme (leite condensado na verdade). Mas oh, por favor... Faça em formar individuais. Não queira fazer em forma de cupcake com 6, 8 ou 12 ~buracos~ que nem eu, por que vai ser um inferno desenformar os bolinhos sem quebrar depois... Mas que estavam uma delícia, isso com certeza. Fica a dica para fazer e congelar, assim você vai sempre ter uma receitinha gostosa e que fica pronta rapidinho pr'aqueles momentos de fome por chocolate ou para surpreender visitas inesperadas.

Tá esperando o que para juntar os ingredientes e colocar a mão na massa?

Sweet Every Week é um projeto culinário que criei com a intenção de praticar novas técnicas e descobrir receitas e sabores. A cada semana de 2014 uma receita doce e deliciosa será compartilhada aqui no blog. Para saber mais do projeto e ver todas as receitas publicadas até agora, clique aqui.

Posts relacionados

4 Comentários

  1. Morro de vontade de comer isso e experimentar =/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também nunca tinha comido... E agora acho que viciei! Já acabou e quero mais, hahaha. Fica MUITO bom.
      Enfim, faz ai, é bem facinho mesmo! :D

      Excluir
  2. Acho petit gateau uma delícia.
    Minha sogra chama de peti gato >__<
    hahahahahahahahaha'

    http://passaro-de-inverno.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nunca tinha experimentado e também não sabia como pronunciava, haha.
      Mas provei (e amei!) e aprendi a pronunciar like a boss agora. :D

      Excluir