Sweet Every Week #42 - Sorvete de Café

By 21:50


Hey, hey, hey! ~ Depois que fiz novamente o sorvete de creme para acompanhar os petit gâteaus da semana passada, eu fiquei com vontade de fazer mais sorvetes caseiros - afinal, está um calor horrível aqui no Ceará esses dias. Pensei um pouco em qual sabor iria tentar, as opções eram tantas! No fim, acabei optando por um sabor mais amargo e pelo qual eu e meu namorado somos apaixonados: café. O resultado foi muuuuuito melhor do que o esperado. ♥

Ingredientes
50g (um pacote) de café solúvel instantâneo
150ml de água
2 xícaras de chá de açúcar
3 colheres de sopa (rasa) de cacau em pó (opcional)
1 colher de sopa (rasa) de canela em pó (opcional)
+ 3 colheres de sopa de açúcar
1 lata de leite condensado
1 caixa de creme de leite
1 lata de leite
5 ovos

Modo de Preparo:
• Coloque a água para ferver numa panelinha. Na tigela da batedeira junte as xícaras de açúcar e o café solúvel. Se quiser, adicione também cacau em pó e canela em pó, mas esses dois ingredientes são totalmente opcionais.
• Quando a água ferver, retire do fogo e junte com os pós na batedeira. Bata em velocidade baixa por 5 minutos e depois em velocidade máxima por 10 minutos, até formar um chantilly de café. Retire da batedeira e reserve numa tigela bem grande.
• Separe as claras das gemas e reserve as claras na tigela da batedeira.
• Numa panela, de preferência de fundo antiaderente, junte o leite condensado, o leite (meça na lata/caixa do leite condensado) e as gemas peneiradas. Leve ao fogo médio-alto e mexe até engrossar e começar a borbulhar. Deixe amornar por alguns minutos.
• Quando o creme estiver morno, junte o creme de leite, misture bem e depois misture esse creme no creme de café até estar tudo bem incorporado.
• Bata as claras em neve, adicionando o açúcar adicional as poucos. Adicione uma colher quando estiver ainda amarelinho transparente e fazendo bolhas, outra quando estiver branco e a última no final, quando estiver em picos firmes. 
• Junte 1/3 das claras no creme de café e misture bem. Os 2/3 restante coloque por cima do creme e misture delicadamente, fazendo movimentos de baixo para cima pra não perder o ar e deixar o sorvete bem fofinho.
• Leve ao freezer/congelador em potes com tampa e deixe gelar por pelo menos 12 horas.


Como podem ver, boa parte da receita é meio familiar, né? Na verdade, esse sorvete de café é uma "fusão" de duas receitas: o sorvete de creme que fiz no começo do ano e um creme de café que aprendi há pouco tempo a receita. Quando meu irmão um dia chegou em casa com um potinho (caríssimo!) de creme de café, eu fiquei apaixonada e fui logo procurar a receita. Descobri que era super simples de fazer e, desde então, tenho feito sempre em casa. Quando fui fazer da última vez eu percebi que a consistência dele era muito boa para fazer um sorvete, só que o creme em si não congelava... Então resolvi fazer essa "experiência" para ver se funcionava. Não é que deu certo? Caso queiram fazer somente o creme de café, a receita que utilizo é essa da Panelaterapia, com as medidas ali de cima de canela e cacau (100%) em pó, mas ambos os ingredientes são opcionais, ok? Só que, se puder, coloque pelo menos o cacau no sorvete, que ele realça divinamente o sabor do café e fica um sabor mais amarguinho delicioso. Só não vá colocar demais e deixar o sorvete super ultra mega amargo (como eu, da primeira vez, haha)! E ah, a receita é bem generosa, rendeu dois potes de sorvete desses grandes de 2L da Kibom. É sorvete delícia que não acaba mais. ♥

Tá esperando o que para juntar os ingredientes e colocar a mão na massa?

Sweet Every Week é um projeto culinário que criei com a intenção de praticar novas técnicas e descobrir receitas e sabores. A cada semana de 2014 uma receita doce e deliciosa será compartilhada aqui no blog. Para saber mais do projeto e ver todas as receitas publicadas até agora, clique aqui.

Posts relacionados

8 Comentários

  1. conheço alguém que vai amar isso :)
    parece muito bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para os amantes de café e de um sabor mais amargo, esse sorvete é um sucesso! Estava muito delicioso. ♥

      Excluir
  2. Venho através desta, dizer que não irei mais visitar seu blog, por motivos de: Diabete Visual (hauauaua mano quando isso existir, estarei ferrada)

    Grata
    =P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHAHAHAHAHAHAHAHA
      Ainda bem que isso não existe, se não eu nunca mais visitaria meus sites culinários favoritos. xD

      #vaigordinha

      Excluir
  3. Tenho um certo problema com café.
    Meu pai que vai amar essa receita!

    http://passaro-de-inverno.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Café é uma das maravilhas dessa vida cara.
      Não tem como não amar. *-* ♥

      Faz pra ele e me conta depois se ele amou. :D

      Excluir
  4. Duas coisas que amo de paixão: café e sorvete!!! <3<3<3<3
    Pirei aqui, Nayh! Agora que meu tempo tá mais folgado de novo, vou voltar pra cozinha e já anotei tudo aqui pra fazer em casa, yay!

    Obs.: ri a lot do 2º comentário! xDDD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E como não amar café e sorvete? ♥
      Oba, faça sim! Espero que você goste tanto quanto eu das receitas. \o/
      E não esquece de me falar depois como ficou. :D

      E a Clayci é boba mesmo, hahahahahahaha

      Excluir