Você consegue sim!

By 10:27 ,


As vezes eu recebo comentários do tipo "nossa, suas fotos são lindas! nunca vou tirar fotos legais assim." ou "essa receita parece uma delícia, pena que eu sou horrível na cozinha..." e outras coisas do tipo. Eu sempre fico mega feliz com os elogios que recebo (e quem não fica?), mas de uns tempos para cá eu venho me sentindo um pouco incomodada com a "segunda parte" dos comentários. A parte do "não consigo fazer isso". As pessoas falam como se eu tivesse um dom divino inalcançável para elas e que, então, só lhes resta admirar de longe esses ~talentos~. E não é só comigo. Percebi que as vezes quando as pessoa vão elogiar, acabam se colocando para baixo enquanto colocam a pessoa que está recebendo o elogio num pedestal.

Só que parece que todo mundo esquece que na internet (e também na vida real) você só vê uma parte ou só o resultado final de uma coisa. Você não sabe quantas fotos eu preciso tirar até chegar naquela "linda" que coloquei no Instagram. Tem dias que eu pego a câmera e simplesmente não consigo fazer uma única foto boa. O foco sai errado / tremido, a composição fica uma merda, a iluminação não ajuda e etc etc. E nem vou comentar quantas vezes um bolo queimou / solou / murchou / grudou na forma até conseguir chegar naquele delicioso e fotogênico que compartilho aqui no blog. Foram várias vezes que uma receita não deu certo, mesmo eu seguindo o passo a passo direitinho. Tem dias que nada fica do jeito que quero/imagino. As vezes não dá certo mesmo. As vezes dá vontade de jogar tudo pro alto e dar rage quit.

"Ah, mas você tem esse talento todo e mimimimi". Mas gente, não é questão de talento. Sim, tem pessoas que realmente tem talentos e dons, só que você acha que é algo divino? Que a pessoa pega uma câmera pela primeira vez na vida, baixa o espírito do fotógrafo e ela sai clicando fotos maravilhosas de cara? Não, a pessoa tem que praticar, treinar, estudar e praticar ainda mais. Para mim é tudo uma questão de pratica. Quanto mais você faz uma coisa, melhor você fica. É simplesmente óbvio. Pode parecer que você não está chegando em lugar nenhum, mas garanto que o resultado irá aparecer com o tempo. Você pode até não notar, mas as pessoas que acompanham seu progresso notam. Tem gente que tem facilidade (ou "talento") para determinadas coisas, assim como tem gente que tem um pouco mais de dificuldade, mas ambas conseguirão resultados maravilhosos se continuarem a praticar e não desistir ao primeiro erro.


Quando comecei a fotografar eu não fazia ideia do que era a Regra dos Terços, não ligava para composição, detalhes e muito menos sabia ajustar o foco corretamente. Foi com muita prática e lendo muitos tutoriais na internet que aprendi tudo que sei hoje. Assim como minhas receitas. Eu era simplesmente uma negação na cozinha. Para vocês terem ideia, já cheguei a queimar ovo cozido. Pois é. Meus bolos de massa pronta viviam queimando ou ficavam murchos. Eu inventava misturas que simplesmente não eram comestíveis e tinha que jogar tudo fora. Ficava muito triste e pensava se essas coisas "eram pra mim". Mas eu não desisti. Reclamei um bocado e xinguei muito no Twitter sim, mas nunca desisti. Por que é algo que eu gosto e queria aprender. Então eu pratiquei muito até chegar onde estou hoje. E quero aprender, praticar e chegar mais longe ainda, por que você nunca pode achar que chegou num ponto em que não precisa mais aprender ou praticar nada, ok? E lembre-se: não adianta querer comparar o seu começo com o meio de alguém. Você não sabe o quanto a pessoa praticou até chegar onde está. Nada é uma "graça divina" como fazem parecer.

Então, vamos parar com essa história de "nunca vou conseguir" ou "isso não é para mim" e começar a tentar e se empenhar? Mas oh, tente de verdade. Se você realmente quer ficar bom em alguma coisa, se esforce. Você consegue. Só depende de você.

xx

Posts relacionados

6 Comentários

  1. Naaaaaaayh, tô de volta!!!

    CLAP CLAP CLAP! Que postagem linda!
    Sou dessas que vê o trabalho dos outros e fica de mimimi, mas não tão exagerado do tipo "ih, não vou nem tentar". Como toda pessoa normal, eu me desanimo quando algo da errado e fico alguns dias longe daquilo pra tentar voltar ao normal.

    Sempre gostei de cozinhar, mas sou meio desastrada. Às vezes a bagunça rende coisas gostosas, e outras vezes só falto virar a cozinha ao contrário... Já queimei muito bolo, coloquei farinha demais no biscoito e tive que jogar tudo fora, esqueci algum ingrediente crucial da receita... xD Essas histórias são até gostosas de contar depois pra vc ver o quanto evoluiu!

    Quanto às fotos, acho que tem um "quê" de dom aí tbm. Algumas pessoas dizem que é "fácil", mas não vejo dessa forma. Tem que ter todo um cuidado com iluminação, composição e aquele feeling do que vai bem onde e etc. Por último vem a câmera e seus recursos. Não sei se tô errada, mas acho que o que faz o fotógrafo é a sensibilidade, e não o equipamento.

    Ainda assim, concordo com vc: tudo é uma questão de prática! Ninguém nasce sabendo fazer tudo (embora eu acredite em dons). E aquela máxima do "a prática leva a perfeição" é a mais pura verdade. O segredo é não se desanimar quando algo dá errado a ponto de jogar tudo pro alto, não comparar o que vc faz com o resultado alheio e se motivar a sempre fazer mais e melhor.
    Perseguir sonhos dá trabalho! Mas só alcança quem persevera.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Weeeee! Tava até me perguntando onde estava você esses dias. :P

      E eu também vejo alguns trabalhos alheios e fico sentindo invejinha, isso é super normal. Só que geralmente converto essa inveja em inspiração para tentar eu mesma fazer algo tão legal quanto aquilo que vi. Só que tem gente que não faz assim, na verdade acaba é sendo "ofuscado" com o ~talento~ alheio e desiste sem nem mesmo tentar. :/

      Eu acho assim, talentos e dons existem sim. Mas não é nada "de graça" como muitas pessoas acham. Não adianta nada ter talento se a pessoa não exercê-lo e procurar sempre melhorar, né? E, como você disse, errar faz parte e sempre rende histórias para contar depois. Você PRECISA começar de algum lugar, errar faz parte. Aliás, se você nunca erra, o acerto não vai ter tanta satisfação pessoal assim. Pelo menos eu acho. :)

      E é isso ai, ficar comparando seu resultado (falho) com o de outra pessoa (que deu certo) só nos faz desanimar. O negócio é continuar praticando que uma hora vai dar certo. :D

      Excluir
  2. Ei...
    Isso foi uma indireta? hahahahahaha'
    eu concordo com você. Eu treino muito fotografia, mas sem equipamento
    também não adianta muito. Porque por mais que a gente tente e teste
    nem sempre uma câmera baratinha vai fazer o que uma semi faz.
    Porém, conheço gente que tira foto com profissional e não tira tão bem quanto eu :3

    http://passaro-de-inverno.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahaha, não foi uma indireta querida, é um incentivo. <3
      E equipamento ajuda (muito) sim, mas não é tudo. Qualquer hora dessas vou pegar a câmera compacta que tem aqui e fazer uma postagem especial só com fotos dela. Se você souber usar seu equipamento, conhecer algumas técnicas e tiver bastante luz, as fotos saem muito boas.
      Também conhece gente com câmera profissional que tira fotos muito "paias", hahahahaha.

      É questão de praticar, como disse. Não adianta o melhor equipamento do mundo se você não souber usar ou não tiver noção das técnicas. :P

      Excluir
  3. Disse tudo, passo pelos mesmo comentários.. Tem pessoas que nasce com o talento, mas só a pratica que faz a pessoa se destacar ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É meio desanimador pra própria pessoa comentar assim né? :/
      Eu sempre tento incentivar quem fala essas coisas pra mim por que, sério, se eu consigo então ela também!
      E realmente, a prática ajuda todo mundo. Com ou sem talento. :D

      Excluir