Book Review: Como Eu Era Antes de Você

By 19:22


Nesta história de Jojo Moyes conhecemos Louisa Clark. Com 26 anos, sem ambições de vida e morando com seus pais, avô e irmã que é mãe solteira, Louisa ainda namora Patrick: um rapaz que está viciado em maratonas e vida saúdavel e que parece não ter muito interesse em Louisa - não que ela se importe. A moça se vê numa situação difícil ao ser demitida do emprego num café que adorava e que onde ficou durante seis anos e tem que correr atrás de todos os empregos que aparecem para conseguir ajudar na renda familiar, assim ela acaba sendo contratada como curadora de William Traynor, um ricaço mau humorado que ficou tetraplégico num acidente de moto.

Dica: não começe a ler esse livro pouco antes de ir dormir. Comecei a ler as 23:42 e só consegui largar ao final das 320 páginas, às 08:31. Acho que só por ai já dá para ter uma ideia de como a leitura é bem envolvente né? A história é emocionante, divertida e muito, mas muito triste. Chorei em vários pontos da leitura. Mesmo sabendo que não era o que o personagem gostaria, foi impossível não sentir pena de Will durante toda a leitura. O rapaz tinha a vida perfeita: CEO de uma grande empresa, rico, ativo, viajante, escalava montanhas e fazia tudo para aproveitar a vida. Até que sofre um trágico acidente de moto e se vê depende dos outros para tudo, além de ficar com a saúde frágil e precisar de cuidados médicos frequêntes. Confesso que não gostei muito de Lou, mas me identifiquei um pouquinho com a personagem: acomodada com uma vidinha qualquer e sem qualquer ambição ou pespectiva para o futuro. Ela está tão confortável em sua vida medíocre que não vê sentido em sair da sua zona de conforto. Louise ainda mantém um namoro de sete anos onde o namorado, Patrick, mal parece perceber sua presença. 

Confesso que o final já me era um pouco previsível, mas a autora continuava dando esperanças de um outro final até os últimos momentos. Fiquei um pouco decepcionada por causa disso e também por ter criado certas expectativas durante a leitura. Mas ainda assim, gostei do final. Pode me chamar do que quiser, mas eu gostei bastante do jeito que terminou, 1bj sociedade.
O livro, apesar de ser uma ficção, traz boas reflexões para o leitor, como o valor da família, zonas de conforto, tomar decisões difíceis e, acima de tudo, a mensagem principal é: aproveite a vida.


"Você só vive uma vez. É sua obrigação aproveitar a vida da melhor forma possível"

♥♥♥

Posts relacionados

10 Comentários

  1. Olha, honestamente lendo a sinopse não achei que seria tão incrível...
    Mas já que vc disse, eu acredito haha. Existem livros que nos prendem absurdamente,
    e o fato de você ter virado a noite não doeu a vista? Hahaha, com duas horas eu
    já preciso largar o livro, senão passo mal. Achei incrível, esse é seu super poder o.ó


    http://passaro-de-inverno.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem certos livros que não damos nada por eles, mas acabam nos surpreendendo muito. Não foi o caso desse, que eu já tinha certas expectativas, mas deu pra entender né? Hahahaha.
      E eu já sou acostumada a ler um livro todo "numa única sentada". Adoro ler ininterruptamente, que assim eu consigo mergulhar na história e me conectar mais aos personagens do que fazendo várias pausas na leitura. :)

      Excluir
  2. Nayh eu comprei esse livro ano passado e ainda não li, me desanimei com algumas resenhas que vi por ai, e esperei passar hahahah
    Lendo a sua agora fiquei com vontade de iniciar a leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu só li mesmo por causa da Lee, que fala muito bem da autora. Se não nem teria ligado. Tenho certo preconceito com esses livros muito falados, "modinhas", haha. Mas quebrei a cara e me surpreendi muito positivamente com ele. Dá uma chance também. :)

      Excluir
  3. Eu me apaixonei pela escritora por causa de outro livro e estou maluquinha por este *-*

    | A Bela, não a Fera |
    | FB Page A Bela, não a Fera|

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dizem que todos os livros dela são muito bons. Pelo menos eu nunca li nenhuma resenha negativa de qualquer um dos livros dela, haha.

      Excluir
  4. Nayh, fiquei mto feliz de vc ter lido uma indicação minha! <3 E, olha, vi teu comentário acima e te confesso que sou igual: ODEIO ler livros que estão na moda e do qual todos falam pq simplesmente me desencanto... Não sei qual o motivo, mas simplesmente acontece - e eis aqui a razão pela qual nunca li John Green, por exemplo.
    Mas, com relação a Jojo, li os livros dela muito antes de ter acontecido esse BOOM e desde então ficava em busca de pessoas que já tivessem lido pra trocar uma ideia e nunca acontecia, haha.
    Não queria que as pessoas o lessem apenas por ser "fofinho" e pq vai virar filme, sabe? Mas pq a lição por trás dele é mto forte e bonita e acho que vale a pena refletir, da forma como vc fez.
    E assim... Eu fiquei mto decepcionada com o final, mto mesmo, não por ser ruim (nada do que a Jojo escreve é ruim, hunf! xD), mas pq foi uma leitura que me abalou bastante. Foi MTO inexplicável o que senti, doeu, hahaha.
    Juro que lerei as indicações que vc já me fez. Estão anotadas com carinho e só tô esperando acabar esse período de me banir (mto necessário) pra poder adquirir as coleções do tigre e da bússola de ouro! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que eu tinha que ler! Você falava tanto e TÃO bem que eu não resisti, mesmo detestando esse ~fuzuê~ todo que fazem com livros "modinhas", urgh. E esse livro vai virar filme? Eita, espero que não estragem, hahahaha. E não gostei de nenhum dos livros do João Verde. Muito mimimi pra pouca coisa. :(
      E eu te entendo completamente. Meu livro favorito, A Bússola de Ouro, nem é tão comentado por aqui e as pessoas só conhecem o filme - que é uma bosta comparado ao livro (novidade nenhuma, né). Dai é muito chato por que não tenho ninguém para comentar sobre ele #mimimi
      E esse livro é muito forte mesmo. Fiquei até surpresa com o quanto ele me fez parar após a leitura, mesmo morrendo de sono, e refletir sobre várias coisas na minha vida. Acho que mais pessoas deveriam ler e pegarem a moral que ele passa: agradeça por estar vivo e saudável. :)
      E eu me decepcionei com o final, mas [SPOILER] gosto quando os personagens morrem, me julga sociedade. HAHAHAHAHAHA [/SPOILER]
      E leia pelo menos A Bússola de Ouro. Aposto que você não vai se arrepnder. *-*

      Excluir
  5. Eu amei o fim desse livro. Acho que seria meio surreal se as expectativas de mudança do final tivessem se concretizado. mas nem por também deixei de ficar com o coração em pedaços... o livro mexeu muito comigo, chorei horrores e durante varias partes do livro...

    A lou pra mim acaba sendo uma caricatura do que a autora tenta mostrar: a mediocridade que nós levamos nossa vida, sem explorar nossos potenciais, enquanto existem pessoas que tudo que querem é não ter mais que viver por diversas circunstâncias....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É. acho que você tem razão se o final realmente mudasse... Não que eu não tenha gostado do final, mas a autora criou um clima total ali e eu meio que esparava algo bem surreal acontecer, haha. E eu também me peguei chorando muito em várias partes do livro, ele me tocou e me fez refletir bastante - coisa que raramente acontecendo durante/após minhas leituras.
      E sim, os personagens refletem muito vários comportamentos até bem comuns (outros nem tanto) que presenciamos na nossa vida. Acho interessante a reflexão final que o livro nos passa. <3

      Excluir