Brigadeiros: Clássico, Morango & Ninho

By 23:48


Olar pessoal. ~ Desculpem a minha ausência aqui no blog. Quarta-feira minha mãe chegou do ES para me visitar aqui no CE e ela vai ficar comigo até o dia 23, então nesse meio tempo eu estarei um pouco sumida daqui e das redes sociais no geral. Mas, para compensar vocês pessoas lindas que me acompanham, resolvi deixar aqui uma das minhas receitas gordices favoritas: brigadeiro. Desde que descobri o brigadeiro de leite ninho a minha vida tem sido mais feliz. ♥


Brigadeiro Clássico
1 lata (395ml) de leite condensado
2 colheres de sopa (rasas) de cacau em pó 100%
1 colher de sopa (cheia) de manteiga
Chocolate granulado para decorar

• Misture tudo (com excessão da decoração) numa panela, preferencialmente de fundo antiaderente, e leve ao fogo baixo. Mexa sem parar por uns dez minutos, até que fique numa consitência mais pegajosa e firme e dê para ver claramente o fundo da panela. Retire do fogo, transfira para um prato untado com manteiga e deixe esfriar na geladeira. Quando frio, unte suas mãos com manteiga e enrole pequenas porções do brigadeiro em bolinhas. Passe no chocolate granulado, coloque em forminhas e sirva. Ou coma tudo de colher ainda quente, você quem sabe!
P.S: Gosto de fazer com cacau 100% por que fica com um gosto mais ~chocolatudo~, menos enjoento e a cor mais vibrante, mas caso use achocolatado, adicione uma quantidade maior.


Brigadeiro de Morango
1 lata (395ml) de leite condensado
4 colheres de sopa de Nesquik
1 colher de sopa (cheia) de manteiga
Açúcar cristal para decorar

• Misture tudo (com excessão da decoração) numa panela, preferencialmente de fundo antiaderente, e leve ao fogo baixo. Mexa sem parar por uns dez minutos, até que fique numa consitência mais pegajosa e firme e dê para ver claramente o fundo da panela. Retire do fogo, transfira para um prato untado com manteiga e deixe esfriar na geladeira. Quando frio, unte suas mãos com manteiga e enrole pequenas porções do brigadeiro em bolinhas. Passe no açúcar cristal, coloque em forminhas e sirva. Esse brigadeiro é melhor consumido frio/gelado do que quente, mas - novamente - você quem sabe. :)
P.S: Caso deseje a cor mais rosa, adicione mais Nesquik aos poucos até atingir o tom desejado.


Brigadeiro de Leite Ninho
1 lata (395ml) de leite condensado
5 colheres de sopa (bem cheias) de leite em pó
1 colher de sopa (cheia) de manteiga
Leite em pó para decorar

• Misture tudo (com excessão da decoração) numa panela, preferencialmente de fundo antiaderente, e leve ao fogo baixo. Mexa sem parar por uns dez minutos, até que fique numa consitência mais pegajosa e firme e dê para ver claramente o fundo da panela. Retire do fogo, transfira para um prato untado com manteiga e deixe esfriar na geladeira. Quando frio, unte suas mãos com manteiga e enrole pequenas porções do brigadeiro em bolinhas. Passe no leite em pó, coloque em forminhas e sirva. Esse brigadeiro também fica melhor depois de frio, mas já sabe né: você quem vai comer, então você decide como. :3
P.S: Melhor brigadeiro de todos. ♥

--------

Eu, pessoalmente, chamo de brigadeiro todo doce que é feito com leite condensado cozido no ponto do brigadeiro clássico. Alguns "brigadeiros" levam outros nomes, como beijinho, bicho de pé (que é nojento, aliás) e etc. Para mim é tudo brigadeiro. ♥ Aliás, brigadeiro é uma das receitas mais versáteis em questão de sabor: dá para fazer de praticamente todo e qualquer sabor. É só substituir o "saborizante" da receita. Olha só as variações:
• Suco de um ou dois limões
• 1/2 xícara de suco concentrado de maracujá
• 3 colheres de pó para cappuccino
• 4 paçocas trituradas
• 200g de polpa de açaí
• 350ml de cerveja (sim!)
• 50ml de cachaça (para brigadeiro de caipirinha)

E dá para fazer muito, mas muuuuuito mais sabores. Por isso essa é uma receita tão divertida e amada. Acho que basicamente qualquer coisa que você misturar com o leite condensado e colocar para dar o ponto de brigadeiro deve ficar bom. ♥


DICA DE OURO: eu olho ponto do brigadeiro de uma maneira bem simples: incline suavamente a panela de forma que o brigadeiro "escorra" de cima para baixo. Ele deve escorrer/cair de uma maneira uniforme, quase de uma vez e sem deixar nenhuma parte grudada no fundo da panela. Depois disso eu ainda cozinho por um minutinho só para ficar mais firme, hehe. 


E ai, qual é o seu brigadeiro favorito? 

♥♥♥

Posts relacionados

4 Comentários

  1. Nayh! O de morango é o meu favorito <3
    Sempre procuro por ele nas festinhas hahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu como todos nas festinhas, mas esse de leite ninho conquistou meu coração. ♥ Ele é muuuuuito gostoso. *-* <3

      Excluir
  2. Brigadeiro de morango foi a minha infância, juro! Vi a foto no seu instagram e fiquei louca para encontrar a receita. Ainda bem que dei uma espiadinha aqui... Sério, lembro do meu tio (que faz doces muito bem) com um panelão de brigadeiro rosa. Depois de adulta descobri que ele também se chama bicho-de-pé. Vou fazer num momento gordice muito próximo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que eu tinha que compartilhar essa gordice aqui né? Haha. <3
      Eu comia muito na casa da minha tia favorita, então para mim também tem gosto de infância. Eu achava o nome "bicho de pé" super nojento, mas esse brigadeiro é tão gostoso que ignorava. Hoje em dia prefiro chamar de brigadeiro de morango. :P

      Excluir