Sweet Every Week #46 - Bala de Caramelo

By 10:18


Hey, hey, hey! Já fazia alguns meses que queria me arriscar a fazer balas caseiras, mas nunca achei uma receita fácil o suficiente para experimentar. Um dia, vadiando pelo Pinterest, achei essa imagem aqui e já fui correndo testar. Como assim uma bala de caramelo (alguém mais lembrou de Du, Dudu e Edu? haha) feita no microondas e em tão pouco tempo? Não botei muita fé de primeira, mas ficou tão bom, mas tããããão bom, que já fiz várias vezes. ♥

Ingredientes
1/2 xícara de manteiga sem sal 
1/2 xícara de karo (xarope de milho)*
1/2 xícara de açúcar refinado
1/2 xícara de açúcar mascavo
1/2 xícara de leite condensado
1/2 colher de sopa de essência de baunilha ou caramelo toffee (opcional)

Modo de Preparo:
• Unte bem, mas muito bem mesmo uma forma quadrada ou retangular.
• Derreta a manteiga no microondas numa tigela bem grande e alta. É importante ser bem alta, pois depois a mistura de caramelo pode subir e derramar!
• Adicione em seguida o xarope de milho, os açúcares, leite condensado e misture tudo muito bem • Volte ao microondas na potência alta de 6 minutos, mexendo a cada dois minutos. 
• Pingue um pouco da mistura num copo de água gelada, deverá formar uma bolinha firme, mas maleável. A consistência não deve ser nem super mole e nem muito dura. Se precisar de mais tempo, retorne ao microondas de 20 em 20 segundos.
• Retire do microondas com cuidado, pois a vasilha estará quente. Adicione a essência desejada e misture bem. Transfira para a forma untada e, se desejar ainda, polvilhe sal marinho por cima.
• Leve para gelar por 40 minutos e, após esse tempo, corte em pedaços quadrados ou retangulares e enrole em papel manteiga.

* Karo / xarope de milho / glucose de milho é facilmente encontrada nos supermercados, geralmente perto da nutella, mel ou doces em barra/potes.


O melhor dessa receita, além da rapidez e praticidade né, é que as medidas de todos os ingredientes é a mesma. Ou seja, você não precisa realmente ter um medidor, basta usar o mesmo recipiente para dosar cada um dos ingredientes igualmente. Pode dobrar, triplicar ou dividir (não recomendo, acaba muito rápido, haha). Só lembre-se que a mistura ferve e sobe, então tenha uma vasilha grande o suficiente para não fazer meleca no microondas. Ninguém merece limpar microondas, ainda mais que essa mistura gruda MUITO. :P


Essa balinha fica bem gostosinha, na textura perfeita para comer. Mas só se deixar dentro da geladeira, por que fora ela começa a ficar "suada" e meio melequenta. Caso isso aconteça enquanto você está cortando e enrolando no papel manteiga, é só levar de volta pra geladeira por alguns minutos para que endureça novamente. Não é obrigatório enrolar no papel manteiga, mas eu recomendo para que assim fique mais fácil depois de comer. Os ingredientes não são complicados de achar e nem é difícil ou demorado de fazer, então não tem desculpa para não experimentar em casa, viu?

Sweet Every Week é um projeto culinário que criei com a intenção de praticar novas técnicas e descobrir receitas e sabores. A cada semana de 2014 uma receita doce e deliciosa será compartilhada aqui no blog. Para saber mais do projeto e ver todas as receitas publicadas até agora, clique aqui.

Posts relacionados

6 Comentários

  1. Qual é o seu problema?
    Quer me engordar?
    Por que?

    'Hahaha amei a receita, bala de caramelo me lembra infância.
    Eu não achei dificil de fazer, vou tentar logo mais *-*

    http://passaro-de-inverno.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro, quero ver todas gordinhas e felizes. :3
      hahahahahahaha

      E também me lembra infância. *-*
      Faça ai e depois me diz o que achou. <3

      Excluir
  2. *_* olhos brilhando boca salivando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bora pra cozinha fazer então.
      Tem nem desculpas dessa vez, que é super fácil. :P

      Excluir
  3. Nossa, parece muito bom e fácil de fazer também <3 Posso deixar outra receitinha aqui? Com melado e limão também dá para fazer um caramelo puxa-puxa bem gostoso. Melado e limão na panela mexendo até ferver. Depois coloca gelo numa forma e em seguida coloca outra forma sobre o gelo onde você despeja o caramelo quente. Continua mexendo e esticando. Ele vai passar por um choque térmico e conforme vai esfriando você pode ir puxando para formar uma tirinha e cortar. Endurece e vira balinhas de melado. Espero que tenha gostado. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que delícia que parece! Muito obrigada mesmo por compartilhar, já anotei e, assim que der, pretendo experimentar essa sua balinha. *-*
      Nunca tinha pensando em fazer nada com melado, sempre vira uma meleca, hahaha. Enfim, obrigada novamente pela receita. <3

      Excluir