Sweet Every Week #47 - Bolo Ombré Roxo

By 20:49


Hey, hey, hey! Como vão vocês? Eu, finalmente, estou bem. Desde sexta-feira que eu estava sem internet, por isso não tava SEW e nenhum outro post por aqui. Quem me acompanha pelo Instagram deve ter percebido que eu estava reclamando muito sobre a falta de Internet e como o 3G é um lixo, mas enfim. Finalmente está tudo ajeitado e eu estou de volta. ♥ Como sábado, dia 22, foi meu aniversário, eu decidi fazer meu próprio bolo. Só que não um bolo qualquer, teria que ser um bolo em camadas degradê (ombré) e na cor roxo. <3

Ingredientes
4 ovos
2 xícaras de açúcar cristal
200g de manteiga (em temperatura ambiente)
250g de farinha de trigo (sem fermento)
130g de amido de milho (maisena)
1 colher (sopa) de fermento em pó
200ml de leite de coco
160ml de leite (morno)
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
5 colheres (sopa) de leite em pó
50g (um pacotinho) de coco ralado
Corante em gel (ou em pó) na cor desejada

Modo de Preparo:
• Bata as claras, com meia xícara de açúcar e reserve.
• Bata as gemas com a manteiga e o restante do açúcar até ficar bem fofinho e esbranquiçado, mais ou menos uns 7 minutos na batedeira.
• Numa panela coloque o leite e o leite de coco e deixe ficar morno.
• Numa vasilha a parte, peneire a farinha, o amido e o fermento.
• Junte ao creme de manteiga 1/3 da mistura de farinha e 1/3 da mistura dos leites. Misture bem e repita o processo até que se acabe e você tenha uma mistura homogênea.
• Divida a massa em 5 partes iguais e tire uma colherinha de cada parte da massa para reservar.
• Misture o corante na pequena parte de massa reservada até ficar com a cor bem forte.
• Deixe uma das 5 partes sem corante e, a partir dela, coloque gradualmente uma colher de mistura com corante em cada massa. Eu coloquei meia colher de sopa na segunda parte (a primeira estava sem nada, lembra?), uma colher de sopa na terceira, duas na quarta e três na quinta. Mas isso depende do quão forte você quer que a cor da sua massa fique.
• Unte uma forma redonda, meça e corte um pedaço de papel manteiga do tamanho do fundo da forma, unte novamente o papel manteiga e enfarinhe toda a forma. Leve as massas para assar em forno pré-aquecido a 180º C por 30 minutos ou até que ao enfiar um palito no centro ele saia limpo. Deixe as massas esfriarem para a montagem.

• Numa panela, de preferência com fundo antiaderente, junte o leite condensado, o leite em pó e o coco ralado. Leve ao fogo médio e mexa sempre até desgrudar do fundo da panela. Desligue o fogo e acrescente o creme de leite. Reserve.

• Para a montagem, espalhe um pouco de recheio no centro da travessa que será montado o bolo, para fixar bem. Comece da cor mais clara para a mais escura, ou vice-versa, colocando uma camada de recheio entre as massas. Decore com chantilly e confeitos a gosto.


A receita desse bolo é na verdade a mesma receita do ICKFD. Eu vou confessar que só fiz metade da receita, por que na verdade o meu bolo foi um mini mini-bolo. Como não tinha uma forma redonda no tamanho que eu queria, assei as porções de massa em ramekins untados, com papel manteiga e enfarinhados. Até que deu certo e ficou bem fofinho. ♥ Apesar de tudo, essa deve ter sido uma das receitas mais trabalhosas que fiz até hoje. Se soubesse o trabalho que dava, eu teria usado uma massa pronta de baunilha com corante, hahahaha. Ninguém merece ficar o dia todo na cozinha no seu próprio aniversário. :P Mas até que valeu a pena por esse bolo deliciosamente fofo. O sabor do leite de coco na massa com esse recheio de brigadeiro-ganache de leite em pó com coco... Nossa, só de lembrar fico com vontade de fazer de novo. ♥


Eu recomendo usar o corante em gel, por que ele dá uma cor mais vibrante e se dissolve melhor na massa. Corante líquido é muito fraco e as vezes altera a consistência do bolo, então não recomendo mesmo. Nunca usei corante em pó, por isso não posso falar nada sobre ele. E quanto a parte de confeitar com chantilly, eu comprei aquelas caixinhas que parecem de leite, que vem com 1L da mistura de chantilly pronta, onde você só deve deixar bem gelado e bater até dar o ponto. Particularmente não gostei do sabor desse chantilly, mas quebrou um galho na hora de confeitar. Ah, para confeitar melhor com o chantilly sem ficar aquele monte de farelos de bolo tem uma grande dica: faça primeiro uma camada bem fina de chantilly, envolvendo todo o bolo e leve para gelar. Depois confeite normalmente, assim a primeira camada do chantilly vai "segurar" os farelos sem atrapalhar sua decoração. Experimente fazer esse bolo em casa, tenho certeza que você não vai se arrepender. ♥

Sweet Every Week é um projeto culinário que criei com a intenção de praticar novas técnicas e descobrir receitas e sabores. A cada semana de 2014 uma receita doce e deliciosa será compartilhada aqui no blog. Para saber mais do projeto e ver todas as receitas publicadas até agora, clique aqui.

Posts relacionados

2 Comentários

  1. Quando é que vc vai abrir aqui em SP um espacinho com coisas que vc faz? Pq eu acho injusto ficar na vontade hauhauhauhauhua

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aguarde uma filial da minha lojinha em SP.
      Só não sei quando, haha. :P

      Qualquer coisa, você está convidada para um café aqui em casa. ;D

      Excluir