Sweet Every Week #44 - Geleia de Acerola

By 15:27


Hey, hey, hey! Depois que fiz a geleia de morango, eu virei alok das geleias e estou viciada, sério! Quero fazer todas as geleias possíveis e estou até inventando misturas exóticas para testar em breve, haha. Meus sogros tem dois pés de acerola lindos e que eu adoro fotografar quando está dando fruto, mas hoje estava tão carregado de acerolas vermelhinhas e lindas que, mesmo não gostando muito da fruta, não resisti e tive que transforma-las em geleia. O resultado ficou divino, pois até eu e meu namorado que não gostamos de acerola, adoramos a geleia. ♥

Ingredientes
4 xícaras de acerola 
3 laranjas grandes
1 xícara de açúcar cristal
2 maçãs médias

Modo de Preparo:
• No liquidificador junte o suco (coado) das laranjas (mais ou menos 200~250ml) e as acerolas, com cabinho e semente mesmo. Bata até virar uma polpa grossa.
• Coe essa polpa numa panela média, espremendo bem com a ajuda de uma colher até que fique somente as sementes e uma polpa mais grossa na peneira. Mas esprema bem mesmo, vá raspando em baixo e tire todo esse suco delicioso para render mais!
• Descasque, corte e tire o miolo das maçãs. Rale-as na panela da acerola e junte o açúcar. Mexa e misture bem todos os ingredientes.
• Leve essa mistura pro fogo (baixo-médio) e deixe ferver até encorpar no ponto desejado - de 30 minutos à uma hora, dependendo do ponto desejado. Não é necessário ficar mexendo, mas é bom ir retirando a espuma que se formar com o auxilio de uma colher.
• Opcional: caso queira uns "pedacinhos" na sua geleia, rale a maçã mais grossinha. Caso queira a geleia totalmente lisa, bata no liquidificador uns dez minutos depois de começar a ferver e volte a cozinhar até dar o ponto desejado.


Ai ai ai, o cheirinho que fica na casa (e na vizinhança!) quando a geleia está no fogo é tão gostoso... Acho que já já vem os vizinhos aqui pedir um pouco, hehe. Eu gosto das minhas geleias mais encorpadas e grossinhas, mas fiz semana passada, junto da mousse de queijo com goiabada, uma geleia de melancia (alguém quer a receita? ♥) que ficou grossa demais, então dessa vez eu a deixei num ponto nem tão líquido-escorrido e nem tão ponto-de-puxa-puxa. Foi mais ou menos 40 minutos fervendo e ficou no ponto perfeito! Eu também prefiro sentir uns "pedaços" de fruta ao comer, então ralei a maçã mais grossa. Já foi bem uns dois pacotes de biscoito de sal com essa geleia quentinha, hmmm.... Todo mundo amou.


Caso você queira, dá para substituir o suco de laranja por água, mas vai por mim, com o suco fica muito mais gostoso. Quebra bem aquele azedinho (que eu não gosto) sem "ofuscar" muito o sabor da acerola. A maçã também não dá gosto nenhum, ela está apenas ai para fazer a geleia engrossar, então ela não é opcional, ok? Rendeu bastante aqui, acho que o pote da foto tem uns 400ml e ainda rendeu mais um potinho a parte. Caso você também tenha um pé de acerola e elas vivam se estragando, como acontecia aqui, não perca mais tempo e faça essa geleia. Dá um ótimo presente e ainda tem uma validade boa, algo em torno de um mês na geladeira.


Morango, melancia e acerola já foram. Agora estou na dúvida entre maracujá ou abacaxi para a próxima. O que vocês acham? Sem contar kiwi (tá caro! D:), pimenta (receosa, por que não gosto...) e laranja (complicadinha) que estão na fila para fazer. Se tiverem alguma sugestão de sabor é só deixar ai nos comentários que eu prometo tentar fazer. 

Sweet Every Week é um projeto culinário que criei com a intenção de praticar novas técnicas e descobrir receitas e sabores. A cada semana de 2014 uma receita doce e deliciosa será compartilhada aqui no blog. Para saber mais do projeto e ver todas as receitas publicadas até agora, clique aqui.

Posts relacionados

8 Comentários

  1. Minha mãe curtiu esse post pq se ela pudesse colocava acerola em tudo ¬¬ hahahahah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, ficou bom de você mostrar ai pra ela fazer né? hahaha :D

      Excluir
  2. Nunca curti muito geléia, mas admito que essa de acerola me deixou com água na boca.
    AMO acerola, e acho que essa geleia cairia muito bem em um mantecal >__<
    Amei a receita, você é uma linda de postar coisas gostosas assim!

    http://passaro-de-inverno.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nunca dei muita bola pra geleia, até começar a fazer em casa.
      É viciante e delicioso! <3

      E awn, obrigada. Gosto de cozinhar e compartilhar receitas que dão certo. *-*

      Excluir
  3. Que delicia de post. As fotos são tão bonitas que dá água na boca...
    Nunca provei geleia de acerola, mas imagino que seja muito boa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awn, muito obrigada. <3
      A geleia tava oh, ótima! Hoje, dois dias depois que fiz, só sobrou menos de 1/3 do pote. Já irei colher mais acerolas para fazer, por que o povo aqui amou mesmo. :D

      Faz ai e depois me diz se gostou. :3

      Excluir
  4. OMG, taí uma coisa que nunca pensei... Amo acerola, mas nunca vi geleia pra vender por aí, muito menos me ocorreu fazer, haha. Tinha um pézinho na minha casa e eu adorava comer a fruta pura mesmo, e fazer careta com o azedinho! :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também nunca tinha visto geleia de acerola pra vender, mas não resisti as frutinhas tão vermelhas e convidativas. É tão triste ver aquele bocado caído aos pés da árvore sem futuro algum. (mas não usei os caídos, tá? eu colhi e selecionei direto do pé eu mesma, haha)

      Enfim, eu não gosto dela pura exatamente por ser azedinha, mas como na geleia não ficou assim, eu comi e continuo comendo aos montes. :)

      Excluir