Instagram vs. Vida Real

By 16:53


De todas as redes sociais, acho o Instagram a mais bonita. E a mais falsa. A maioria dos usuários tentam sempre colocar as fotos mais bonitas, mostrando o quão perfeita suas vidas são. Mas eu sei que nem tudo que eu vejo por lá é o que parece - e falo isso por experiência própria. Por isso hoje separei algumas fotos que postei no meu Instagram que não são exatamente o que parecem.

O que parece: "Hmmm... Um picolé delicioso num dia quente, yay!"
O que realmente aconteceu: Água + corante congelada em forminhas de picolés, feitos exclusivamente para uma única foto e depois jogados fora.

O que parece: "Nossa, que menina organizada."
O que realmente aconteceu: Apenas uma foto "bonitinha", pois eu sempre começo a usar agendas e depois de uns 3 meses esqueço de preenche-las diariamente e acabo abandonando-as.

O que parece: "Hora de relaxar com um bom jogo. :)"
O que realmente aconteceu: O controle está desconectado e só fiz essa foto para bancar a ~gamer~ (que eu sou, só não estava sendo no momento, haha)

O que parece: "Nada como um café da manhã super saudável com frutas. <3"
O que realmente aconteceu: Fiz uma salada de frutas saudável para a foto, mas depois tirei as acerolas (não gosto da fruta pura), enchi de leite condensando, comi e voltei a dormir. HAHAHAHA

O que parece: "Hora de fazer alguns waffles deliciosos!"
O que realmente aconteceu: Distribui alguns ingredientes da receita apenas para conseguir uma foto de algo que começava com a letra W ("waffles". para uma foto do #fmsphotoaday), mas depois guardei tudo em seu devido lugar. Nem máquina de waffles eu tenho.

O que parece: "Plantando algumas árvores hoje."
O que realmente aconteceu: Tirei um galhinho de uma árvore, peguei um pouco de terra e arranjei tudo na mão para tirar uma foto legal. Sujei a câmera e depois joguei tudo de qualquer jeito no chão do quintal.

O que parece: "Fazendo arte, hehe ~"
O que realmente aconteceu: Eu não estava fazendo nada, só gastando tinta "à toa" para tirar uma foto. Detalhe: sujei a lente com tinta num descuido e desse dia em diante nunca mais coloquei tinta perto da câmera.

O que parece: "Owwwn! Que cachorra mais fofa e delicada"
O que realmente aconteceu: "SOPHIA SOLTA A ROSA!" / "NÃO SOPHIA, NÃO DESTRUA ELA!" / "SOOOOLTAAA SOPHIA!!!". Basicamente só consegui uma foto boa e depois a Sophia destruiu totalmente a rosa (que era falsa).

----------

Não quero dizer com esse post que tudo no Instagram (e nas Redes Sociais em geral) é falso. Claro que é legal "montar" uma foto que fique bacana, mas nem sempre isso quer dizer que aquilo é falso ou forjado. Eu, pessoalmente, gosto de postar mais coisas bonitas - sejam elas reais ou cenas que montei de alguma forma para ficar bonito. Acho que cada pessoa tem um objetivo com suas redes sociais, mas é sempre importante lembrar de não acreditar cegamente em tudo que você vê por ai na internet. :)

♥♥♥

Posts relacionados

24 Comentários

  1. Puxa vida, como tudo que parece não é...
    Me diverti muito com cada descrição que fez e quer saber, vou anotar a sua idéia e quem sabe futuramente fazer uma postagem assim também.
    Aliás, acompanho suas fotos no instagram e adoro pois são bem criativas mesmo que você tenha acabado com o encanto delas por aqui, e puxa a foto da Shopia foi a que eu mais amei hehe

    Beijos o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça e depois me passa o link que vou adorar ler, haha. <3
      E awn, muito obrigada. ♥ Não quis "acabar com o encanto" das fotos, mas só alertar que nem tudo é o que parece. Acho que 75% das minhas fotos não são forjadas, mas as vezes para conseguir uma foto legal é preciso um pouco de ~malícia. :P
      E a Sophia é muito fofa e (geralmente) comportada e cooperativa, mas ela não entendeu que não era pra comer a rosa. XD

      Excluir
  2. Bem lembrado, Nayh. E adorei como você completou o seu café da manhã super saudável :) Eu tento postar as coisas conforme elas vão acontecendo, mas isso não quer dizer que eu não gosto de fotografias montadas, aliás acho bem criativo a ideia de imaginar como vão ser criadas as fotos. Adorei esse post por conhecer o que está por trás (e por dentro) de cada uma delas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha, frutas com leite condensado é tudo bom nessa vida. <3
      E eu também tento postar as fotos de coisas que eu faço e que acontecem comigo, mas sinceramente não acho minha vida tãããããão interessante, então acabo montando fotos fofinhas para compartilhar. Por que né, compartilhar coisas chatas não dá. Já basta a vida de chata e sem graça. :)

      E obrigada. ♥

      Excluir
  3. Aim Nayh, estou triste. Pra mim vc é uma pessoa fofa e colorida que passeia todos os dias montada num unicórnio, HAHAHA!
    E eu entendi sua intenção com a postagem, e sei que é isso mesmo.Certa vez vi uma dessas blogueiras famosas falando sobre todos acharem que a vida dela era perfeita por conta do feed dela no Instagram, que transbordava um monte de coisas fofinhas e meigas, mas que na vrdd ela era uma pessoa com problemas e desilusões como qualquer outra. Lembrei disso com a sua postagem e acredito que o que vc quis dizer tem um pouco disso tbm, de que nada é o que parece...
    Mas mesmo que seus cenários não sejam perfeitinhos de fato, ainda vou amar suas habilidades maravilhosas com a fotografia! <3

    [Um dia me livro...]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa! Imaginei a cena aqui e só, como diria Eduardo Jorge: QUERO. HAHAHAHAHAHAHAHAHA #TheZueraNeverEnds
      E foi essa minha intenção mesmo. As pessoas olham pra esses feeds lindos e pensam "nossa, a vida dessa pessoa deve ser perfeita enquanto a minha é uma merda" e eu só tenho vontade de dizer: NÃO!!!! A minha vida não é nada perfeita, mas ainda assim prefiro compartilhar coisas fofinhas e legais do que ficar me remoendo quanto a isso. Já basta a vida real chata, pelo menos a minha virtual pode ser fofinha e com fotos bonitas, haha.

      E awn, muito obrigada sua linda. (>*-*)> <(*-*<) ♥

      Excluir
  4. Não só o instagram, né?
    Facebook todo mundo é muito culto. Tumblr todo mundo é tatuado, transão e/ou depressivo. We heart it todo mundo é fofo e curte pop. E o melhor: Twitter: todo muito é muito sociavel.
    Eu captei a essência do que você quis mostrar!

    | A Bela, não a Fera |
    | FB Page A Bela, não a Fera|

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Bela, hahaha. Por isso eu só uso o Instagram com frequência, as outras redes sociais eu dispenso. :(

      Excluir
  5. Olha, perfeito seu post viu? As vezes eu me sinto é mal de ver tanta "vida perfeita" por aí e imaginar que minha vida é uma merda, mas deixei de pensar nisso e tipo, pra mim tudo o que é postado nas redes sociais é manipulado é selecionado pela pessoa antes de postar, então é claro que ela vai querer mostrar o quanto sua vida é linda e perfeita ;)
    Adorei muito teu post <3
    Valeu a pena esperar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Jessica. :)
      E tem muitas pessoas que não pensam assim e se esquecem que, realmente, antes de ir parar nas redes sociais aquele conteudo foi (na maioria das vezes) selecionado e até manipulado.
      Inveja na era da internets é por que o feed do coleguinha é mais bonito que o seu. Pff... Mal sabem essas pessoas o que rola por trás.

      Excluir
  6. Que MARAVILHOSO seu post!!! Amei amei amei! A internet anda muito fake! E resultado disso é o que algumas migas já comentaram ai em cima... a gente fica se achando aquele emoji bostinha do Whatsap... com uma vida sem "interessância".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Nay! :D
      E realmente a gente se sente o emoji bostinha (HAHAHAHAH ri alto), mas sempre acabo me lembrando no fim que é só virtual. Ou seja, nem é real. :)

      Excluir
  7. Nossa, completamente apaixonada pelo seu post.
    No instagram, de verdade eu tento ser verdadeira. Tiro fotos de momentos e coisas
    que amo, coloco uns filtros bonitos e posto. Mas amo ver gente que faz a rede
    social e coloca fotos sensacionais feito as suas, mesmo que sejam "fakes".
    Adoro seu talento e seu post foi incrível. Parabéns pela honestidade. ♥

    http://passaro-de-inverno.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também tento postar coisas verdadeiras do meu dia a dia, mas como disse à cima, nem sempre meu dia a dia é interessante e daí a maioria das minhas fotos é montada. Não tenho a pretensão de soar fake na maioria das fotos, pois dá para ver que é montada, mas as vezes é preciso para ter um feed mais bonitinho, haha. :P

      Excluir
  8. hauhauhauhauhuahau MUITO EU! aceito o "desafio" e tbm quero mostrar minha realidade hahahahahahha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. #PorUmMundo(Virtual)SemFiltros
      hahahahaha quero ver o seu. :P

      Excluir
  9. Oi Nayahra! Adorei essa postagem! Realmente, no Instagram é tudo bonitinho, com filtros, fotos criativas e parece que a pessoa tem uma vida perfeita, mas na maioria das vezes todo aquele cenário é só para tirar a foto mesmo XD

    Beijos, Vickawaii
    http://finding-neverland.zip.net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Victória! :D
      Eu sinceramente passei a desacreditar em todas as fotos bonitinhas que vejo no Instagram depois da minha primeiro foto montada, haha. Mas pelo menos fica bonito né, e essa é a minha intenção: beleza (& treinar minha fotografia), não enganar ninguém. :P

      Excluir
  10. kkkkkk post mto massa. Eu até acredito mesmo que às vezes a pessoa só quer montar uma foto pra postar e blz, é ótimo pra treinar (= Eu já uso e vejo o insta, como uma forma de registros reais mesmo, sabe? Um livro que vou começar a ler, uma receita que eu realmente fiz no dia e comi haushuashuh, um lugar que eu fui e tudo mais. E é aí que entra minha preocupação com a composição da imagem e qual sensação eu quero passar com ela. Ou seja, primeiro existe a situação real e depois monto a cena a partir dela =D. Fotografia é amor, sou a favor de fotos bonitas, seja ela fake ou não, oq vale é não se basear no feed de alguém e achar que a vida dela é sempre tão linda quanto as fotos, né?
    Xô falar, vc é muito criativa! =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendi seu ponto de vista, Grazi. Acho legal também registrar coisas reais, nem todas as minhas fotos são fakes. A maioria é sim pensada e montada, mas também é baseada na realidade: o livro que estou lendo, flores no caminho, receitas que fiz e comi... Mas as vezes eu também monto cenários fakes para treinar a fotografia e se gosto da foto, acabo registrando ela ali. Nunca quis realmente enganar ninguém, tanto que fiz esse post né, haha. :P
      E awn, muito obrigada querida. ♥

      Excluir
  11. hahah adorei a sinceridade. Eu uso o insta para compartilhar imagens bonitas que faço e não como um diário visual, então não vejo mal nenhum em montar a foto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha, obrigada Natalia. :)
      Eu uso o Insta dos dois jeitos. Se acontece alguma coisa legal no meu dia eu registro e compartilho, se não eu monto uma foto legal para praticar fotografia. :3

      Excluir
  12. Adorei seu post, hahaha.
    Faz pouquíssimo tempo que entrei no instagram e ainda sigo poucas pessoas, mas acredito que deva ocorrer muito disso, como em qualquer outro lugar, infelizmente.


    Blog | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Pam. :)
      E é assim em todas as redes sociais, mas como o Instagram é mais "visual", dá para perceber mais facilmente. Porém eu realmente não me importo. Uma imagem bonita sempre alegra meu dia. ♥

      Excluir