Resenha: Kobo Glo

By 08:25 ,


No meu aniversário do ano passado eu resolvi aderir aos livros digitais. Apesar do preconceito que eu tinha à princípio, ficou bem claro com um pouco de pesquisa que ter um eReader tem inúmeras vantagens - sendo o fato de poder baixar eBooks de graça que me fez decidir de uma vez ter meu próprio leitor de livros digital. Com pouco mais de seis meses que tenho o meu, depois de 148 horas de leitura e 37 livros concluídos, acho que estou apta a falar sobre o que achei do meu eReader. Mas atenção: essa NÃO vai ser uma resenha comparativa entre Kobo x Kindle x Lev, pois só posso falar do eReader que possuo, no caso, um Kobo Glo.


O Kobo Glo é um eReader super confortável de manusear, pois ele tem 15,7cm de altura por 11,5cm de largura com 1cm de espessura e pesa apenas 185 gramas. Isso torna-o muito fácil e confortável de segurar com apenas uma mão, sem contar com o acabamento meio "emborrachado" que ele tem, que dá mais aderencia nas mãos e facilidade de segurar quando se fica lendo por horas e horas. Apesar de desconfiar que esse "emborrachado" pudesse ficar desgastado com o tempo, até hoje o meu continua em perfeito estado e sem arranhões. O único lado negativo é que esse tipo de acabamento gruda muita poeira, porém nada que um pano levemente úmido não resolva. 

Ainda na parte externa, o Kobo Glo apresenta um botão do tipo push para ligar/desligar/em espera na parte superior e um botão para ligar/desligar a luz interna; uma entrada para cartão de memória no lado esquerdo e uma entrada para o cabo USB na parte inferior. Ele acompanha um cabo USB, mas não tem carregador de parede comum, então o carregamento deve ser obrigatoriamente feito através do computador. Em relação à bateria, eu me surpreendi: leio aproximadamente 15 horas por semana (com o brilho no médio) e no tempo que não estou lendo o deixo "em descanso" ao invés de desligar, mas ainda assim só preciso carregar a cada 3 ou 4 semanas. Ele carrega completamente em menos de 2 horas.
Nota: o Kobo Glo tem 2GB de memória interna e suporta cartão microSD de até 32GB. Porém vale lembrar que é possível armazenar mais de 500 livros apenas com a memória padrão dele.


Indo para a parte de funcionalidade, tenho uma critica para fazer: O Kobo Glo trava MUITO. Não estou falando de travar de vez em quando, mas com certa frequencia. Praticamente toda vez que vou ler ele trava uma ou duas vezes. É meio irritante e pensei que o problema era com meu aparelho, mas pesquisando bastante vi que essa é uma queixa recorrente. Não chega a atrapalhar a experiência de leitura por inteiro, mas incomoda bastante ter que ficar resetando a cada vez que quero ler. Aliás, o Kobo Glo possui um "furinho" ao lado da entrada USB para que você enfie um palito de dente ou algo do tipo para reseta-lo nesses casos. Mas ele não reseta completamente e seus dados são perdidos, é meio um botão para desliga-lo "a força".

Tirando essa única crítica, não tenho nada mais para reclamar do Kobo Glo. Ele é touch e, apesar de um pouco lento comparado ao touch de celulares, funciona satisfatoriamente. Esse modelo de Kobo tem luz interna, o que me permite ler em ambientes escuros, mas essa luz não incomoda ou cansa a vista nem um pouco, pois a luz é espalhada pelas laterais do aparelho e direcionada para dentro da tela, não para fora na sua cara. Também dá para regular a intensidade da luz/brilho. Além disso, a tela tem um acabamento que permite que eu leia confortavelmente mesmo sob luz forte sem causar efeito de reflexo. Ou seja, com esse modelo eu posso ler tranquilamente onde eu quiser! 


Os "comandos" do touch são bem intuitivos, como por exemplo deslizar o dedo para o lado para trocar de página ou dar dois cliques para selecionar uma palavra ou parágrafo. Ele também vem com dicionário inglês-português instalado, além de ser possível instalar outros dicionários e facilitar na hora da leitura de livros em outros idiomas. Também é possível clicar no canto superior direito para marcar a página, além da opção de aumentar ou diminuir o tamanho da letra. Além disso, o próprio Kobo oferece um tutorial para o usuário na primeira vez que ele é ligado. Resumindo: é bem fácil de aprender a manusear e super confortável e prático de ler num Kobo Glo.

Outra coisa bem legal no Kobo é que ele sincroniza automaticamente seus dados de leitura e apresenta estatísticas disso. Ou seja, dá para saber quantas horas você leu no geral ou de determinado livro. qual sua média de tempo em cada página, ele também marca automaticamente onde você parou a leitura, salva suas marcações e etc. Ele também apresenta um sistema de "conquistas", onde você consegue algumas medalhinhas simbólicas ao completar certos desafios, tais quais ler xx horas seguidas, ler xx dias no mesmo horário e etc. Não acrescente em nada, mas achei bem divertido esses estímulos.


Os formatos suportador pelo Kobo Glo são: 
Livros: EPUB, PDF e MOBI; 
Documentos: PDF; 
Imagens: JPEG, GIF, PNG, BMP e TIFF; 
Texto: TXT, HTML e RTF; 
Quadrinhos: CBZ e CBR. 


Quanto à aquisição de livros, você tem duas opções: baixar/comprar diretamente pela loja seu Kobo Glo (requer conexão com a internet, aparelho tem conexão WiFi), ou baixar/comprar seus eBooks pelo computador e depois transferi-los para o Kobo através do cabo USB. Confesso que eu, até o presente momento tenho recorrido à sites que disponibilizam eBooks gratúitos, pois não tá fácil comprar eBooks no preço de livro impresso (que também é caro). Alô editoras, bora ver isso ai, hein.  (-‸ლ)

Pontos Positivos:
+ Leve e confortável
+ Quase não ocupa espaço e armazena centenas de livros
+ É possível conseguir eBooks de graça

Pontos Negativos:
- Trava bastante
- Chama certa atenção em lugares públicos, pois se confunde com um tablet
- Só serve para ler, pois o navegador é em preto-e-branco & bem lento


No fim, você deve estar se perguntando: vale a pena investir R$479,00* num Kobo Glo? Para mim, depois desse tempo de experiência, eu digo: sim, vale muito a pena! Depois desse investimento inicial de quase quinhentos reais, eu não precisei gastar mais nem um único centavo com livros, pois o acervo de eBooks disponíveis gratuitamente pela internet é gigante. Hoje a minha biblioteca pessoal conta com mais de 800 livros e sempre estou baixando novos. E não pense que esses eBooks são de livros clássicos ou "antigos", pois já consegui vários lançamentos recentes, como A Herdeira (Kiera Cass), Anexos (Rainbow Rowell), Mentirosos (E. Lockhart) e outros títulos bem legais. É só saber onde procurar.  ( ͡° ͜ʖ ͡°)

Então, se você é como eu e adora ler livros, mas não tem tanto dinheiro sobrando para sempre comprar obras novas, talvez você devesse pensar em investir num eReader. Ainda amo livros impressos e sempre colecionarei minhas obras favoritas, mas é muito bom poder sempre ler novas histórias sem precisar gastar uma mini-fortuna para isso.  (^ᴥ^)

* Esse foi o preço que paguei em Outubro de 2014, mas de acordo com minha pesquisa, todos os eReader "equivalentes" (Kobo Glo, Kindle Paperwhite e Lev com luz) custam a mesma coisa.

♥♥♥

Posts relacionados

10 Comentários

  1. Eu ouvi muitos elogios sobre esse Kobo, mas sinceramente não consigo trocar o papel pela tecnologia (ainda), mas um dia quem sabe. No momento do jeito que ando pobre também hahaha, não tô podendo ter essa opção.

    http://passaro-de-inverno.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ACHAVA que não conseguia, mas depois de descobrir que existe um mundo de livros com download "gratuíto", resolvi me render. Afinal, o que importa é sempre as histórias. :)

      Excluir
  2. Também tenho um Kobo, só que o mini. Comprei há quase três anos e na época ele custou pouco mais de 200 reais. Foi uma das melhores compras que já fiz na vida, sinceramente! E, até hoje, ele só travou uma vez: era um dia bem quente e fiquei horas seguidas lendo no aparelinho, então penso que pode ter sido isso também. Não me arrependo mesmo de ter feito o investimento, simplesmente amo meu Kobinho! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mini é tão bonitinho. <3 Pena que tava em falta na época.
      Acho que esse foi um dos melhores investimentos que fiz até hoje, mesmo ele travando tanto. Eu sou meio chata com tecnologia e me irrito fácil quando as coisas não funcionam do jeito que deveriam, mas ainda assim vejo esse aparelho como meu bem mais precioso. ♥

      Excluir
  3. Apesar de estar acostumada com meu lev hahahaha achei ele tão gracinha. Nayh! E to encontrando muita resenha positiva sobre ele
    Mas vc sabe que não conseguir entrar por completo nesse mundo de livro digital? Sempre leio um por mês, pra compensar o valor pago né?, mas não abro mão do papel rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é bom sim Clayci, só que como eu disse: me irrito fácil com tecnologia e coisas que devem funcionar de certo jeito e não funcionam. :|
      Mas eu o levo sempre na bolsa quando sei que vou ficar mais de dez minutos desocupada. Quebra muito o galho! Tenho lido mais livros nele do que em papel, por que a grana tá curta, mas nunca deixarei de comprar livros impressos também, haha. ♥

      Excluir
  4. Oie, Nayh!
    Amei a sua resenha do Kobo! Tô quase terminando a minha pra colocar no blog tbm, hehehe!
    O meu é o Touch, versão que vem antes do Glo, e a diferença é que ele não tem luz interna. Mas, mesmo assim, tbm sou apaixonada pelo meu! Concordo em todos os pontos que vc mencionou, tanto bons quantos ruins, exceto que o meu nunca precisei reiniciar. Ele nunca travou na vrdd, só demorou mais a responder do que o normal.
    Engraçado que tbm morria de preconceito contra ebooks e ereaders, mas nada como a experiência pra mostrar quando estamos errados, né? Hehehe! :D
    Ah, uma dica de livros em formato ePUB, que considero melhor do que em PDF (e não sei se vc já sabe): às vzs no site da Kobo (sem ser entrando pelo loja no Kobo mesmo, mas pelo PC) existem alguns livros que entram em promoção e vc pode comprar de graça. Eles ficam guardados na memória da sua conta Kobo e aí, quando sincroniza o aparelho, recebe todos eles. Já peguei vários títulos assim, alguns até já comecei a ler! ^^
    Ótima postagem!
    [Um dia me livro...]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eeeba, coloca sim! Quero comparar a minha visão com a sua. (mesmo sendo modelos diferentes, né). :D
      E eu fiz questão que o meu tivese luz. Mesmo sendo BEM mais caro, é uma função que eu necessito. Leio muito à noite e no carro/ônibus, então dá bastante diferença no meu conforto, hehe. E o meu trava direto; uma vez ele travou quatro vezes SEGUIDAS. Quase taco ele do outro lado do quarto, de tanta raiva que fiquei. ¬¬
      E eu sempre baixo em ePUB, pois o PDF (mesmo convertido para ePUB) fica todo "bugado". :/ Mas essa sua dica do site da própria Kobo eu não sabia! Para ser sincera, eu nunca acessei, hahaha. Mas deixei agora favoritado para ficar olhando aqui quando tiver livros de graça que me interessem. *-*
      No mais, prefiro esse Lê Livros que sempre disponibilizam obras, mesmo sendo ~ilegal. Não tá fácil a vida. ¯\_(ツ)_/¯

      Excluir
  5. eu sempre quis comprar um reader, mas fico em dúvida... sempre achei o kobo bonito pelo design (sou dessas) risos.

    Sua resenha está muito boa, deu para sentir melhor a experiência. O que desanima é que trava e odeio coisa travando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza o Kobo é um dos eReaders mais bonitos, se não o mais bonito.
      Ele tem esse acabamento atrás emborrachado que não só deixa mais bonito, como mais gostoso de segurar, hehe.
      E não posso dizer que esses travamentos são um caso pontual e só acontece comigo, por que li várias e várias resenhas antes de comprar e em pelo menos 30% delas as pessoas reclamavam disso. :/

      Excluir