Sweet Every Week #34 - Geleia de Morango

By 15:19


Hey, hey, hey! Gente, desculpa pelo sumiço aqui do blog, haha. Como já comentei eu estou passando umas ~férias indefinidas~ na casa dos meus pais no ES, então desde que cheguei ainda estou tentando me readaptar a minha rotina. Bem, mas o que importa é que aqui no ES, diferente do CE, é muuuuuito fácil de encontrar morangos bonitos e com preço acessível, então podem se preparar para uma overdose de morangos nas próximas receitas. Vou começar com uma coisa que queria experimentar fazer em casa já tinha um tempo: geleia.

Ingredientes
500g de morango 
1 xícara (chá) de açúcar
Suco de 1/2 limão

Modo de Preparo:
• Lave bem os morangos em água corrente, tire as folhinhas e coloque de molho numa tigela com bastante água por uns 10 minutos. Utilize sim os morangos amassados e não tão maduros, mas descarte os podres (ou aproveite o que der desses).
• Retire os morangos da água, sem escorrer para que as impurezas permaneçam no fundo. Corte os morangos em dois ou quatro pedaços, mas caso não deseje nenhum vestígio dos pedaços de morango inteiros na geleia final você pode amassar com um espremedor de batatas. Coloque os morangos numa panela junto com o açúcar e suco do limão. 
• Sempre em fogo baixo, vá mexendo a mistura ocasionalmente por mais ou menos 40 minutos ou até que fique em ponto de brigadeiro: ao passar a colher rapidamente dará para ver o fundo.
• Transfira a mistura, ainda quente, para potes de vidros esterilizados* e guarde em local seco, longe da luz direta e em temperatura ambiente. Sirva com pães, biscoitos, iogurte, cereais, etc.


* Para esterilizar um pote basta coloca-lo, junto com sua tampa, numa panela e cobrir com bastante água. Assim que água ferver, conte 15 minutos e retire do fogo. NÃO coloque-o sobre mármore, água fria ou qualquer outra superfície gelada. Deixe-o esfriar naturalmente em temperatura ambiente sobre um paninho.


Não acreditei que era tão fácil fazer geleia, mas oh... É fácil assim mesmo! A gente paga caro num potinho de geleia sendo que dá para fazer em casa, sem nenhum segredo e totalmente saudável. O único conservante da receita é natural, que seria o suco do limão (além de quebrar um pouco do doce, ficando um azedinho maravilhoso no fundo). Comprei três caixinhas de morango e utilizei duas + os mais feios da terceira, por que tinha que deixar alguns pra fotografar né? Haha. E rendeu esses dois potinhos da foto. E ah, também pode substituir o açúcar por açúcar light/diet, mas por favor tenha certeza que ele pode ir ao forno/fogão, ok? Meu pai está diabético, então fiz essa receita com açúcar light e deu totalmente certo, mas tive que diminuir MUITO a quantidade de açúcar para que não ficasse doce ao extremo, então tome cuidado com isso também ok? A medida do açúcar é para açúcar refinado normal, hehe.


De primeira pode parecer que a receita não vai dar certo. Os morangos começam a soltar água (e "subir" quando ferver, então cuidado) e fica uma mistura de morangos inteiros e água, dai você pensa que deu tudo errado... Mas calma! É assim mesmo, viu? Caso precise, deixe por mais tempo e vá vendo a mágica acontecer: os morangos se dissolvem, a água vai secando, a mistura começa a engrossar... E no final temos uma geleia maravilhosa! Caso queira uma geleia mais "encorpada" e consistente, você ainda pode deixar a mistura um pouco mais de tempo no fogo até secar bastante. Eu sinceramente nunca mais vou comprar geleia pronta, por que essa não perde em nada para elas e é muito gostoso de fazer em casa. <3

Tá esperando o que para juntar os ingredientes e colocar a mão na massa?


P.S: Fiquei tão orgulhosa dessas fotos que não aguentei só colocar 2 ou 3. ♥ (e favor não utilizar minhas fotos sem minha permissão... já tive problemas com isso esses dias e é muito chato, viu?)

Sweet Every Week é um projeto culinário que criei com a intenção de praticar novas técnicas e descobrir receitas e sabores. A cada semana de 2014 uma receita doce e deliciosa será compartilhada aqui no blog. Para saber mais do projeto e ver todas as receitas publicadas até agora, clique aqui.

Posts relacionados

6 Comentários

  1. Adooooro geléia de morango caseira. É a melhor! É tão simples de fazer, e tão gostosa!

    A sua ficou linda e apetitosa, haha!

    Um beijo,
    Re

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiim, muito fácil e gostosa!
      Adorei tanto a experiência que já estou pensando em mil sabores para tentar aqui. A próxima vai ser de kiwi! <3

      E awn, obrigada Re. <3

      Excluir
  2. Adorei a receita!! *-* Geleias são caras, principalmente as diet/light e eu não imaginava que fosse tão fácil de fazer, com certeza vou tentar!!

    Adorei o blog e suas postagens, e as fotos realmente ficaram lindas, parabéns :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OMG, SIIM! É mais de quinze dinheiros um potinho MINUSCULO!
      Eu também não acreditava que era tão fácil e quando fui fazer achei que ia dar errado, mas oh, que nada! É fácil assim mesmo, tente em casa. <3

      E awn, muito obrigada pelo carinho. Fico feliz. <33

      Excluir
  3. Naaaaaaaaaaaaayh! Overdose de morango!!! Quer dizer que vai sair meu bolo??? *----------* (pressão zero, hahaha)
    Aqui em Macapá é quase impossível conseguir morangos bonitos. Sem contar que são super caros. Mas fim de ano sempre dá pra achar por aqui, e adoro! <3 Sou fã de geleia, mas nunca fiz em casa. Na temporada de morangos, vou fazer o teste.
    E dica: provei uma vez uma geleia caseira de morango com maçã. Era feito uma espécie de purê da maçã e juntado ao morango. Pensa numa coisa perfeita! Desde então virou minha favorita! Ela não fica mto doce e tem um sabor incrível!
    Ah, e as fotos, sem comentários. Maravilhosas! <3

    La Vie de Lee

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Overdose, yaaaay! ~ E seu bolo sai semana que vem se der tudo certo, por que essa semana é a festa de formatura do meu irmão que ele mesmo tá organizando e acabou sobrando pra mim fazer alguma coisinha, então já viu haha. Mas pode deixar que não esqueci e vou fazer sim agora que tenho acesso a morangos bonitos e com preço bom. *---*
      E nossa, morango com maçã? Anotei aqui pra testar! Viciei em geleia agora e a próxima que quero fazer é de kiwi, que comi uma na casa de uma amiga que NOSSA, delícia dos deuses. Dai na fila já tem de limão, maçã e abacaxi! Vou colocar essa de morango e maçã também, ahah. :P
      E awn, obrigada pelos elogios, fico tão feliz. ♥

      Excluir