Dicas LoL: O Básico - Parte I

By 17:38 ,


No começo do ano eu conheci e me apaixonei por League of Legends, um jogo estilo MOBA (Multiplayer Online Battle Arena), ou seja, um jogo de estratégia em tempo real. Mais conhecido como LoL, League of Legends é um jogo em que você jogará em time/equipe no intuito de derrotar o time inimigo. Lembro que eu não tive muita ajuda no começo, além dos próprios jogadores, que me explicavam as coisas em termos do jogo que eu não entedia direito. Pensando naquela época, resolvi fazer um "guia" para os inciantes no jogo, para que entendam como funciona e não desistam do jogo logo no começo (e que, com esperança, não virem jogadores tóxicos*). Quero deixar bem claro que não sou nenhuma especialista no assunto, simplesmente quero ajudar novos jogadores a se situarem no maravilhoso mundo do LoL. Você pode conhecer o jogo aqui e fazer o download aqui.

O Básico do Jogo
Vou pular a parte de baixar o jogo e o blábláblá de se cadastrar e criar sua conta, ok? Bem, como em todo jogo, você começará no level 1 e será conhecido como Invocador (ao invés de jogador, mas não que faça diferença, só estou explicando). Cada level te dá direito a um novo ponto de talento e um novo espaço de runas (que vou explicar sobre isso na próxima parte do guia). O level máximo do jogo é 30 como Invocador, porém, quando você for jogar o seu personagem (chamado de champion ou campeão) só atingirá o level máximo 18 dentro da partida. Isso me confundia muito no começo. Cada level dentro da partida, dará ao seu champion um ponto de skill, que poderá ser distribuído entre suas habilidades. Cada champion é único e tem suas habilidades específicas, mas todos possuem apenas quatro habilidades (raras exceções, mas ignoremos isso por enquanto) que são indicadas/usadas pelos atalhos no teclado Q W E R, sendo o R o "Ultimate", geralmente a habilidade mais forte e especial do campeão, que só poderá ser alcançada nos leveis 6, 11 e 16. Também temos a habilidade Passiva de cada campeão, uma habilidade que você não pode escolher usar ou não, ela será usada independente da sua vontade, mas que de qualquer forma ajudam seu champion ou sua equipe. E ah, toda partida seu champion começará level 1 para alcançar o 18 novamente, não ache que se a partida acabou com você no level 15 você irá recomeçar nesse level na próxima. (sim, eu achei que iria acontecer isso)

O Objetivo
O objetivo da partida é bem simples: derrotar a equipe inimiga. Existem vários "modos" de jogo, mas vou me manter ao clássico 5x5 (cinco jogadores de uma equipe contra cinco jogadores de outra equipe). Para vencer você deve quebrar o Nexus (base principal) do inimigo. Parece fácil, não? Porém, no modo clássico 5x5, existem três linhas (chamadas de lanes) que conectam o seu Nexus ao Nexus inimigo. A primeira lane é conhecida como Top (cima, topo), a segunda é chamada de Mid (meio) e a última de Bot (baixo). Entre as lanes se encontra a Jungle (selva), onde existem vários monstros fortes que podem ajudar o champion com buffs (que são uma espécie de "benção" que dão status a mais durante algum tempo) ou ouro. Falei mais da jungle na próxima parte do guia. Continuando, os cinco jogadores se dividem entre as três lanes + jungle para tentar chegar até o Nexus inimigo, mas cada lane é protegida por três Torre (Turret) e o Nexus por mais duas, que além de muita resistência e vida, irão atacar qualquer inimigo que se aproximar. Para ajudar os champions seu Nexus vai produzir ondas (waves) de creeps/minons, que são basicamente uns monstrinhos aliados que vão atacar os creeps/minons/champions e torres inimigas daquela lane em que estão (são lançadas três waves de minons a cada cinco minutos, uma para cada lane). Usando todos esses recursos, a primeira equipe que destruir o Nexus inimigo vence (sim, é preciso "derrubar" cada torre da lane para chegar ao Nexus, mas não é necessário destruir todas as torres inimigas, de uma lane só basta)

Interface Básica do Jogo
Clique para ampliar!

01 - Botão Jogar, onde você irá selecionar o tipo de partida e aguardar por uma equipe, para então entrar na Seleção de Personagem (Logo Abaixo)
02 - Aqui é onde fica seu avatar (clique para mudar) e seu Level de Invocador.
03 - Seu Nome de Invocador e a Barra de Experiencia, indicando quanto falta para chegar no próximo Level.
04 - Dinheiro. RP (esquerda) é o dinheiro comprado com dinheiro real (cash) e IP (direita) é o dinheiro conseguido através de partidas. Ambos servem para comprar coisas na Loja.
05 - Loja do Jogo. Onde fica tudo que pode ser comprado, seja via RP ou IP.
06 - Seu Perfil. Irá direcionar você para seu próprio perfil, onde se encontram as informações básicas como número de vitórias no PvP, suas Runas, Talentos e etc. (Mais sobre na próxima parte)
07 - Journal of Justice. Está em construção, mas creio que será um lugar onde estará a história toda do LoL e o mundo onde se passa (Runeterra).
08 - Central de Ajuda. Dá informações e dicas sobre o jogo.
09 - Configurações. Ajusta a tela, volume e as configurações gerais do jogo.
10 - Lista de Amigos. Onde você vê todos os seus amigos online e offline, mensagens e status (jogando, online, assistindo, etc)
11 - Sala de chat. Onde você pode conversar com diversos jogadores sem estar numa partida.
12 - Avisos. Avisos do jogo sobre mensagens, convites para partida, etc.
13 - Home. Clicar aqui quando se está em qualquer tela te levará de volta a página principal (home) do jogo.

Tipos de Partida

Existem basicamente três tipos de partidas: PvP, Coop. vs. IA (conhecido como bot) e Personalizada. Recomendo que antes que você tente ir PvP (Player vs Player, basicamente ir contra outras pessoas numa batalha sangrenta e cheia de xingamentos), você jogue algumas partidas contra Coop. vs. IA (máquina, NPC) para se situar melhor e entender como funciona as coisas, já que as partidas contra bot tecnicamente "não contam", já as PvPs gravam as vitórias em seu histórico e perfil. Ah, e por favor, vá Bot Iniciante, o Intermediário é mais difícil que PvP as vezes. As partidas personalizadas são partidas criadas por um jogador especifico que pode tanto conter Players quanto Bots de ambos os lados e em qualquer estilo de jogo (5x5, 3x3, clássico ou competitivo - falarei mais sobre isso também na próxima parte). Também tem o Tutorial, onde o computador irá ensinar o básico do jogo para você, quantas vezes você acha necessário. É bem básico, mas útil para quem está começando esse estilo de jogo (MOBA) pela primeira vez. 

Seleção de Personagem

Após clicar em "Jogar" e escolher o tipo de partida (com exceção de Personalizada), o jogo irá procurar por mais pessoas que estejam no seu level de Invocador (ou próximo) para completar sua equipe e após todos terem aceito a partida, sua equipe será mandada para a seleção de personagem, que nada mais é do que a tela onde você irá escolher seu champion, colocar sua página de runas e talentos e escolher os feitiços de invocador (mais sobre isso depois). Você poderá ver quais os champions selecionados por sua equipe, mas não da equipe inimiga, por isso é bom escolher champions que tenha "sinergia" ou "combem" entre si, ou seja, um champion que complete a equipe por ter um bom ultimate, passiva ou habilidade, ou mesmo os status básicos (mais sobre isso na próxima parte do guia).

01 - Champions disponíveis para você escolher.
02 - Botão para confirmar sua escolha de champion. Não recomendo pressionar, pois quando o tempo (06) chega em 10 segundos, automaticamente seu champion nesse momento será confirmado. Confirmar um champion muito cedo pode ser considerado instalock*
03 - Feitiços do Invocador. São duas habilidades extras para te ajudar durante o jogo. Você destrava todas disponíveis no level de Invocador 12.
04 - Sua página de runas. (Mais na próxima parte do guia)
05 - Sua página de talentos. Clicar no lápis ao lado dá ao Invocador a chance de modificar os talentos na seleção de personagens. Talentos são como status extras fixos. (falarei sobre isso na próxima parte também).
06 - Tempo. O tempo disponível para sua equipe ser montada. Se chegar em 10 segundos e um jogador, da sua ou da equipe inimiga, não selecionar nenhum champion, automaticamente todos voltam para a página principal e retorna a busca de equipes.
07 - Champions e Feitiços do Invocador da sua equipe. (Eu estava em personalizada com bot, por isso não apareceu os Feitiços de Invocador deles).
08 - Sua equipe e equipe inimiga tem cores. Azul quer dizer que vocês serão do lado inferior-esquerdo (geralmente considerado o melhor lado) e roxo quer dizer que serão o lado superior-direito.

Divisão das Lanes
Match (equipe formada pelo computador) perfeito. ♥

Não é uma regra, mas o consenso/acordo geral é de que a divisão das lanes é: uma pessoa no Top, uma pessoa no Mid, uma pessoa na Jungle e duas pessoas no Bot, sendo que no bot será um Adc e um Support (explicado mais a frente). Geralmente na seleção de personagem quem falar a lane (top, mid, adc, support, jungle) primeiro, irá garantir aquela lane para ele. Claro que sempre tem brigas e instalocks (selecionar seu personagem instantaneamente, independente de alguém ter falado que iria naquela lane antes de você), mas isso é coisa de jogador tóxico e, por favor, não faça isso. Lembrando, mais uma vez, que isso é simplesmente consenso geral e é feito 99% das vezes, mas não quer dizer que será sempre assim, muitas vezes joguei com duas pessoas no top e nenhuma na jungle, duas pessoas no mid e etc, etc (sem brigas eu quis dizer, apesar de que tem muitos jogadores tóxicos que dão instalock e vão para a lane onde já tem gente, prejudicando as outras lanes e todo o jogo. Novamente, não faça isso). 
Vou explicar um pouco dos champions que vão em cada lane, mas lembrando que é só um exemplo e cada champion pode ser usado de várias maneiras de acordo com o estilo de jogo de cada Invocador.

Top: Geralmente é um champion AD* de curto alcance e que pode ser feito Tank.
Mid: Geralmente é um champion AP* de longo alcance que tem muito dano.
Jungle: Pode ser AD ou AP*, Tank ou Dano, desde que consiga matar os monstros da Jungle rapidamente e tenha Ganks* efetivos.
Bot AD Carry: Champion AD* de longo alcance que ataca bem rápido e tira muito dano. Geralmente tem pouca vida e precisa ser protegido pela equipe.
Bot Support: Champion que acompanha o ADC (AD Carry) no bot para ajuda-lo a famar* e wardar* e conseguir kills (matar os inimigos).

*Termos Comuns do LoL:
• Skills: Habilidades (atalhos do teclado Q W E R) dos champions. Se baseiam nos status do campeão. (AD, AP, HP, Speed, Etc)
• HP: Hit Points. Sua vida, o quanto de dano você aguenta. Se chegar a 0 você morre/é eliminado.
• Mana/Energia: Barra que fica em baixo do HP, necessária para utilizar suas skills. Cada skill tem um consumo de Mana/Energia além do cool down, se você não tiver Mana/Energia, não poderá usar skills.
• Cool Down (CD): Tempo que demora para poder usar uma mesma skill novamente.
• AD: Attack Damage. Dano físico, causado geralmente corpo-a-corpo/de perto.
• AP: Ability Power. Dano mágico, geralmente causado a longo alcance.
• Tank: Champion que tem muito HP e consegue aguentar muito dano.
• Gank/Gankar: Ato geralmente feito pelo Jungle, que consiste em vir de surpresa/pela Jungle para uma lane a fim de conseguir matar o inimigo.
• Crowd Control (CC): O ato de incapacitar o inimigo, deixando algum status negativo como paralizar (stun), deixar lento (slow), cego (blind) e etc. Mais sobre isso na próxima parte do guia.
• Farmar/Creepar: Matar os minons/creeps a fim de obter dinheiro para comprar itens.
• Ward/Wardar: Ward/Sentinelas são itens que, ao serem colocados numa determinada região do mapa, irão conceder visão daquele local por um determinado período de tempo, prevenindo assim ganks e para ter visão de onde o inimigo possa estar.
Mia/Ping: Mia é avisar que o champion inimigo da sua lane sumiu, possivelmente para gankar em outra lane, logo você deve dar o Ping que são os avisos sonoros do jogo para avisar as outras lanes que um jogador está desaparecido.
• Feed/Feedar/Feeder: Quando você morre, o champion que te eliminou irá ganhar uma certa quantidade de Gold (ouro), ajudando assim essa pessoa a comprar itens mais rápido e, logo, ficar mais forte mais rápido que os outros. Quando um champion consegue matar muita gente, dizemos que ele está Feedado; se você morre muitas vezes (para um ou vários champions), dizemos que você é Feeder ou está Feedando, por que está fazendo o champion inimigo ganhar mais ouro e conseguir comprar mais itens.
• Dive: O ato de um ou mais champions irem em baixo da torre inimiga tentar eliminar alguém. A torre dá prioridade para proteger seus champions, logo se você atacar alguém em baixo dela, ela irá te atacar. (mais sobre isso na próxima parte, de novo)
• Instalock: Como já dito, o ato de selecionar e confirmar um personagem/lane instantaneamente na Seleção de Personagem, sem conversar com o equipe e sendo que alguém já disse que iria naquela lane.
• Jogador Tóxico: Jogadores que tem atitudes negativas, como xingar, feedar de propósito, instalock, etc.
• GG: Good Game (bom jogo). Geralmente dito pela equipe vitoriosa ao final do jogo, podendo ser ofensivo (gg easy) ou não (gg time).


Oh well, acabei estendendo mais do que o planejado. Para não ficar muito grande, vou dividir o guia por partes, provavelmente em três. Mas, por enquanto, that's all people. ~

Posts relacionados

3 Comentários

  1. Olha, que legal! Nunca tinha encontrado um guia assim. Já ouvi falar mto sobre LoL, mas ainda não tive curiosidade de jogar (faz mto tempo que não vicio em um jogo e tenho medo de acontecer de novo, hehehe).
    Mas qdo decidir começar, volto aqui pro seu tutorial! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem lembrava mais disso, hahahahaha.
      Desisti de fazer a parte II por que achei que ninguém iria se interessar. :P

      Enfim, eu gosto bastante de LoL, mas tem que ter paciência. Jogar com BR online é sempre um problema... Mas oh, se você for mesmo jogar é só me avisar que a gente pode jogar juntas. \o/

      Excluir
    2. Não me atrevo a jogar online por aqui pq a internet no Amapá é MTO ruim, e todo mundo reclama de lag o tempo todo... Como a banda larga chegou recentemente, agooora que as coisas estão melhorando. Pode deixar que vou aprender o básico e vamos jogar online, uhhu! \o/

      Excluir