Utensílios Essenciais para Confeitaria

By 14:45


Dia desses estava conversando com uma amiga sobre algumas receitas futuras do meu projeto Sweet Every Week. Ela disse que algumas das receitas que eu quero ensinar aqui são meio inviáveis por que nem todo mundo vai ter os utensílios necessários para fazer. Parei para pensar e, realmente, eu sempre posto uma receita e assumo que todo mundo tem os utensílios necessários para fazer em casa. Resolvi então montar uma lista para quem quer praticar a deliciosa arte da confeitaria em casa, mas não sabe exatamente quais os itens básicos para começar. Vale lembrar que essa é a minha opinião e de uma forma generalizada. Algumas receitas realmente requerem utensílios específicos, mas com esses abaixo garanto que dá para executar 95% das receitas mais caseiras.

Balança digital
Como já disse nas dicas de confeitaria, acho que a balança digital é um dos itens mais importantes para a confeitaria. Volto a repetir que cozinhar é uma ciência um tanto quanto exata, cada medida é importante para o sucesso da sua receita. Mas não precisa ser uma balança super cara, paguei R$40,00 na minha que mede de um em um grama até cinco quilos. Não é preciso mais do que isso para produções caseiras.

Batedeira
É verdade que tudo que você consegue fazer na batedeira dá para fazer à mão, mas a batedeira auxilia demais no preparo de certas coisas, por que vamos combinar que bater claras em neve ou chantilly cansa um bocado. Sem contar que, se a batedeira for planetária, dá até para fazer massas de pães e pizza sem precisar ficar sovando mais de uma hora. (true story)


Fouet
Também conhecido como "batedor de arame". Para aquelas receitas pequenas em que você não quer sujar a batedeira/liquidificador, o fouet é ideal. Adoro fazer cremes que vão ao fogo com o fouet, por que ele consegue destruir todas aquelas bolinhas dos ingredientes secos, evitando que "empelote". É como se fosse mágica. <3


Xícaras & colheres medidoras
Sei que já citei a balança como o principal item da confeitaria, mas muitas vezes você quer uma receita mais simples e as medidas estão quase sempre em xícaras. Nem toda xícara/colher tem a mesma medida, então para seguir um padrão e ajudar para que sua receita seja um sucesso, é ideal ter um par de xícaras e colheres medidoras. Mas para quem é ainda mais simples, existem também copos medidores que dão as medidas de farinha, líquidos, chocolate e xícaras - tudo num item só! Vale muito a pena ter um desses.

Peneira
Por que sempre tem aquela receita que é essencial você peneirar os ingredientes secos, o suco ou até mesmo tirar aquela película nojentinha da gema. Sim, dá para tirar na mão (eu mesma tiro), mas para quem tem nojo ou só quer evitar ter tanto trabalho, a peneira ajuda um bocado. Tem de diversos tamanhos e modelos, mas gosto mais das peneiras de inox, que não ficam cheiro e nem cor depois de um tempo.


Espátula/Pão Duro
Acho que essa espátula, mais conhecida como "pão duro" é a invenção mais incrível já inventada para confeitaria. Com esse utensilio você consegue mexer as coisas no fogo, mexer a massa/mistura numa tigela e ainda raspar a vasilha/panela completamente, não fica nem um restinho para ser desperdiçado! Eu adoro utilizar essa espátula para fazer brigadeiro, que é meio chatinho e fica um monte grudado na panela.

Formas & Assadeiras
Pressupõem-se que quando falamos de confeitaria quase sempre quer dizer algo que foi assado. Logo, para assar seus quitutes você vai precisar de recipientes próprios que aguentem o calor do forno, mais conhecidos como formas/assadeiras. De diversos tamanhos e utilidades, recomendo sempre ter pelo menos dois tamanhos da retangular (uma menor e uma maior), uma de pudim/buraco no meio média, uma redonda com fundo removível/falso e uma de cupcake ou forminhas de empada.


Papel Manteiga/Folha de silicone
Para algumas receitas mais delicadas que faço, nem sempre é suficiente só untar a forma. Para garantir que coisas como macarons ou biscoitinhos mais leves não se quebrem ao serem retirados da forma, é bom utilizar um papel manteiga. Algumas marcas não são tão boas, mas em todas que utilizo eu recomendo fazer assim: passe um pouco de manteiga na forma, coloque o papel manteiga por cima e aperte para fixar bem e passe um pouco mais de manteiga por cima para garantir realmente que nada ficará grudado. O papel manteiga também pode ser substituído por uma folha de silicone, a mais conhecida sendo essa da foto, da marca Silpat.


Saco & Bicos de Confeiteiro
Talvez esses itens não sejam realmente tão importantes para que não se importa com o aspecto final da receita, mas para aqueles - como eu - que comem com os olhos e acham a apresentação tão importante quanto o gosto, os bicos de confeiteiro (assim como um saco, óbvio) são totalmente obrigatórios. Em diversos tamanhos e formatos, é possível fazer diversos acabamentos em bolos, cupcakes, tortas, biscoitos e muitas outras coisas. Recomendo que compre um kit básico de bicos e vá adquirindo o restante, um por um, de acordo com a sua necessidade e seu gosto. Quanto ao saco de confeitar, sempre acho válido ter um grande "não descartável" de plástico mais grosso ou tecido e vários saquinhos menores descartáveis.

Uma boa faca
E por último, mas com certeza não menos importante, uma faca. Podem até estranhar esse item aqui sendo que a lista é de utensílios para confeitaria, mas uma boa faca faz milagres nas mãos certas. É sempre bom ter uma faca grande e bem amolada por perto, por que quase sempre você vai precisar de uma sem se dar contar disso. Recomendo ter uma faca do chef, a mais comum que é alongada com a ponta levemente arredondada e uma faca serrilhada para cortar pães e bolos.

Bem, essa foi uma listinha bem básica que acho válido todo mundo ter em casa, mesmo que não tenha o costume de fazer doces sempre. Mas me conta: quais são os utensílios que você não abre mão na hora de fazer alguma coisa? E ah, estou pensando em colocar os utensílios nos itens necessários antes de cada receita a partir de agora para facilitar, o que vocês acham?

xx

Posts relacionados

0 Comentários