Um triste adeus ao Studio Ghibli e suas animações fantásticas

By 11:26 , ,


Esse post não estava programado e eu sequer iria postar hoje, mas após uma noticia muito triste, tive que vir aqui manifestar o meu pesar. Ontem, Domingo 03/Agosto/2014, o produtor Toshio Suzuki anunciou num programa de TV japonês o fechamento* do Studio Ghibli, também conhecido como "a Disney japonesa".


Especula-se que o motivo que levou a decisão do enceramento da empresa teria sido por que o diretor Hayao Miyazaki se aposentou há pouco menos de um ano. Miyazaki foi o responsável pelos filmes mais famosos do Studio Ghibli, como Meu Amigo Totoro, O Castelo Animado, Princesa Mononoke e A Viagem de Chihiro (que inclusive ganhou o Oscar de melhor animação em 2003). Após a saída do grande mestre Miyazake o estúdio teria deixado a desejar nas novas produções e os filmes mais recentes tiveram uma péssima recepção de bilheteria japonesa. O último filme lançado pelo Studio Ghibli foi Omoide No Marnie (When Marnie Was There), que estreou dia 19 de Julho no Japão e pode ter sido a última produção.


Queria muito poder acreditar que essa notícia foi apenas uma pegadinha de muito mal gosto ou algum mal entendido, mas parece que é verdade... Fico muito triste em saber que, mesmo sem a assinatura do grande Miyazaki, nunca mais teremos novas animações fantásticas japonesas produzidas pelo Studio Ghibli. Admito que até esse ano eu só tinha assistido A Viagem de Chihiro, que inclusive é uma de minhas animações favoritas. Mas ao longo desse ano assisti Totoro, Ponyo, O Castelo Animado, Princesa Mononoke, O Reino dos Gatos, Serviço de Entregas da Kiki... Foram tantos filmes maravilhosos de uma vez que não consigo acreditar que não terei mais nenhum novo no futuro.


O Studio Ghibli fecha as suas portas e, como isso, leva de mim (e de todos) a magia das melhores animações japonesas. Vá em paz e jamais lhe esqueceremos, Studio Ghibli. ♥

* Algumas pessoas disseram que a frase do produtor poderia ter sido interpretada como que na verdade o Studio Ghibli iria passar por um hiato de produção indefinido. Será que ainda nos resta esperanças em algum futuro distante?

Posts relacionados

2 Comentários

  1. Nossa essa notícia acabou com o meu dia =/
    Sou apaixonada por essas animações.
    Raiva do estúdio ter fechado! Aff.

    http://passaro-de-inverno.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu queria tanto que fosse mentira... ;-;
      Dá mesmo uma receita raiva: como assim eles nos cativam e viciam nos filmes para depois tirarem isso da gente? D:

      Excluir