Sweet Every Week #51 - Biscoitos Gingerbread

By 20:34


Hey, hey, hey! Estou cada vez mais animada com o Natal quase chegando e essa semana no Sweet Every Week, claro, não poderia ser outro doce que não os típicos Gingerbreads, ou comumente chamados de Biscoitos de Gengibre aqui no Brasil. Os biscoitinhos são super aromáticos e deliciosos, além de renderem bastante e serem umas gracinhas.

Ingredientes
6 ovos
100g de manteiga (em temperatura ambiente)
6 xícaras (chá) de farinha de trigo (sem fermento)
1 lata de leite condensado
2 colheres (chá) de fermento em pó
2 colheres (sopa) de gengibre ralado
1 colher (sopa) de canela em pó
1 colher (chá) de cravo em pó
1 colher (chá) de noz-moscada

Modo de Preparo:
• Em uma tigela grande, misture a manteiga com o leite condensado e os ovos
• Acrescente o fermento e as especiarias e misture bem.
• Adicione a farinha, incorporando aos poucos, até formar uma massa firme e que dê para moldar, mas que ainda grude levemente nas mãos.
• Deixe a massa descansar na geladeira por cerca de 40 minutos para a massa firmar.
• Pré-aqueça o forno à 180ºC enquanto a massa descansa na geladeira.
• Em uma superfície enfarinhada, abra a massa numa espessura fina, algo em torno de 8 milímetros.
• Enfarinhe levemente os cortadores e corte com o formato desejado. Com o auxílio de uma espátula, transfira a massa cortada para uma assadeira untada e enfarinhada.
• Asse os biscoitos por cerca de 15 minutos ou até que fiquem douradinhos por baixo.
• Deixe esfriar completamente antes de confeitar.
Para a cobertura, misture açúcar de confeiteiro e uma pequena quantidade de leite numa tigela. Vá adicionando bem, mas bem pouco leite  mesmo, até ficar um creme mais firme e transfira para um saco de confeitar. Se desejar, adicione também corante. Deixe a coberturar secar, pois ela endurece.


Ai ai ai, o cheiro desses biscoitos assando... Hmmm! Acho que essa é a parte mais gostosa da receita - depois de comer, é claro! Os biscoitinhos ficam bem crocantes (dependendo da espessura que você os fez, claro!) e são bem aromáticos. Eu copiei aqui a receita "certa", mas na verdade eu praticamente dobrei o tanto das especiarias. No final, com a massa já feita, fui adicionando mais de cada tempero aos poucos e sentindo até ficar satisfeita com o gosto. Recomendo que façam assim também. Caso sua massa ainda esteja super grudente, como a minha ficou, é só adicionar um pouco de amido misturado com leite em pó que dá tudo certo. #dica E ah, vale lembrar que essa é uma adaptação da receita original - na qual vai melaço e eu não achei esse troço pra comprar em canto nenhum, haha.


No geral eu classifico essa receita como fácil, pois a parte mais trabalhosa seria cortar montes e montes de biscoitos e, talvez, confeitá-los depois. Claro que a parte de confeitar é totalmente opcional. Eu fiz alguns com a cobertura de açúcar + leite, outros mergulhei no chocolate derretido, alguns servi só com açúcar de confeiteiro polvilhado por cima e uns ainda foram comidos totalmente puros - são várias opções! O rendimento da massa é tanto que dá para você testar todas essas formas de confeitar, além de se encher de biscoitos e ainda presentear os amigos. Aliás, fica um charme uma sacolinha com esses biscoitinhos como um presentinho doce nesse natal. #ficaadica

Sweet Every Week é um projeto culinário que criei com a intenção de praticar novas técnicas e descobrir receitas e sabores. A cada semana de 2014 uma receita doce e deliciosa será compartilhada aqui no blog. Para saber mais do projeto e ver todas as receitas publicadas até agora, clique aqui.

Posts relacionados

6 Comentários

  1. Acho que vou fazer esses biscoitinhos hoje =)
    Simples e deliciosos, só nao tenho forminha bonitinha =(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São mesmo, adorei fazer e comer, haha.
      Se você não tem forminha, dá para cortar os formatos com uma faca se você tiver muita paciencia.
      Ou só usa um copo para faze-los redondos e pronto. :P

      Excluir
  2. Eu ainda não testei essa receita, nem comi um gingerbread, mas como adoro biscoitinhos caseiros fiquei com vontade de preparar. Achei bem legal a receita participar dos blogs e comidinhas natalinas, porque na minha infância eu só via nos filmes :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também nunca tinha visto ou comido, pra mim era só coisa de filme também, haha. Mas é tão fácil de fazer que vale a pena tentar.
      Depois me diga o que achou. :)

      Excluir
  3. Acho que são muito natalinos esses biscoitos, adorei a receita porque é diferente
    das que eu já vi por aí. <3

    http://passaro-de-inverno.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A receita ficou ~abrasileirada~, mas tentei manter a essência, haha.
      O sabor desses biscoitinhos é ótimo. <3

      Excluir