Sobre minha a câmera (Canon T3i)

By 19:28


Já fazem seis meses desde que ganhei minha amada câmera "profissional", uma Canon Rebel T3i e, por isso, resolvi então fazer uma pequena review sobre ela. Claro que não tenho nenhuma pretensão de parecer a expert em fotografia, pelo contrário, nunca tive nenhuma câmera nesse estilo antes e ainda estou aprendendo, mas gostaria de deixar minha opinião para, quem sabe, ajudar aqueles que pretendem adentrar pela primeira vez no mundo da fotografia ~profissional~.

Bem, eu escolhi esse modelo de câmera depois de ver que várias das minhas blogueiras favoritas a usam, então meio que foi uma recomendação indireta delas. Pesquisei bastante antes, claro, e cada vez me apaixonava mais por ela. Comprei desse vendedor aqui, no Mercado Livre, e me arrependo de ter comprado dele, pois além da demora extrema para ele enviar e da transportadora entregar, não veio com a caixa original e a nota fiscal ainda veio com o valor errado (e, segundo o vendedor, nenhum vendedor declara o valor total do produto no Mercado Livre. What?). Da hora a vida. Mas pelo menos a câmera veio direitinho e com uma lente básica 18-55mm.


A câmera é ótima, tem vários modos de fotografia, alguns já "pré-configurados" para determinadas situações como retrato, foto de paisagem, foto de noite, um modo onde você só meche na velocidade do obturador, etc, etc e o famoso modo manual. Recomendo que, para quem está começando, já tente usar sempre o modo manual, que é onde você tem total controle sobre a composição da fotografia, ajustando o foco, exposição, velocidade do obturador e tudo mais. Pode parecer muito complicado falando desse monte de coisas, mas é bem intuitivo. Qualquer coisa é só ir modificando aqui e ali a cada foto, com o tempo (e com paciência) você já vai ter uma noção das configurações necessárias para cada situação e a foto sai bem do jeito que você quer. Eu acho que nunca tirei uma foto sem ser no modo manual, então já tenho uma boa noção de qual a velocidade, ISO e abertura necessária para a foto ficar como imaginei. Se você realmente não entende nada disso, o Pai Google sempre pode ajudar.

A lente do kit é boa para quem está começando, pois dá para fazer quase um pouco de tudo bom ela. Demorei algum tempo para entender como faz o famoso efeito Bokeh, mas sim, dá para fazer com essa lente. As lentes da Canon já vem com a opção do foco automático, apesar de eu preferir sempre usar o manual, mas esse foco automático não funciona em vídeos. Sabe aqueles vídeos em que a pessoa aproxima alguma coisa da câmera e a câmera foca no objeto e depois volta para a pessoa quando ela tira o objeto da frente? Pois é, com essa câmera não dá para fazer isso, o foco tem que ser fixo durante todo o vídeo ou mudado manualmente. Talvez esse seja o único ponto negativo da câmera para quem pretende filmar com ela, mas não foi nada que realmente me incomodou.

(Essa não é a T3i, mas o "visor articulável" é o mesmo)

Uma coisa bem legal desse modelo de câmera - e que me influenciou bastante na hora da escolha do modelo - é que o visor é articulável, ou seja, dá para você virar a telinha dela em até 180º para você se ver ao tirar uma foto ou gravar um vídeo. Ajuda bastante se você, assim como eu, não tem nenhum tipo de ajuda na hora de fotografar, por que ai dá para focar e ajustar a foto bem direitinho sem precisar tirar um diploma em malabarismo & gambiarras avançadas, hahaha.

O preço da câmera é um tanto amigável em comparação a outras câmeras mais profissionais, em torno de R$ 1.800,00 já com a lente 18-55mm inclusa. Há quem prefira investir num corpo (que é só a câmera sem a lente) mais barato e comprar mais acessórios. Eu preferi comprar um kit completo já no Mercado Livre (arrependida por não ter vindo na caixa, mas faz parte) para só ligar e sair fotografando. Vale lembrar que é necessário um cartão de memória para fotografar, pois a câmera não tem memória interna para salvar as fotos. Um cartão de memória com velocidade maior é recomendado para quem pretende filmar em alta qualidade, se não a câmera vai filmar só alguns segundos e parar no modo HD. Não entendi direito sobre esse cartão para filmar em HD, por que eu não pretendo fazer vídeos - por enquanto - com ela, então não sei exatamente qual tipo de cartão tem que ser, sorry. E ah, ela filma até 12 minutos direto, não se assuste se ela parar de repente, pois é um modo de evitar que a câmera aqueça demais e estrague.


Bem, no final você deve estar se perguntando: e vale a pena investir numa coisa tão cara? Eu, como uma grande amante da fotografia, com certeza afirmo que sim. Há quem ache um hobby caro e inútil, mas quem realmente gosta vai entender. Mas também não adianta comprar uma câmera dessas achando que é só ligar e clicar que a foto magicamente já vai sair perfeita. Eu ainda me considero uma amadora e não acho que minhas fotos sejam grandes coisas, mas estou sempre tentando melhorar. Fotografia requer tempo, esforço e, acima de tudo, criatividade. De nada adianta o melhor equipamento se você não se esforçar para aprender a tirar o máximo dele. Ajudar ajuda, claro, mas fotografia vai muito mais além do que bons equipamentos, ok?

xx

Posts relacionados

0 Comentários