Sweet Every Week #8 - Macarons

By 15:30


Hey, hey, hey! Peço mil desculpas por quase não ter postado essa semana, é que foi realmente corrido. Mas eu tenho um bom motivo e vou apresentá-lo em breve para vocês aqui no blog. <3 De qualquer forma, hoje a receita é um pouco mais difícil do que geralmente coloco aqui, mas como consegui comprar um pouco de farinha de amêndoas ao acaso, não resisti a tentar fazer os famosos macarons da confeitaria francesa. Foi a minha primeira tentativa, então caso você também nunca tenha feito, mas tem vontade de fazer, é só acompanhar a baixo:

Tempo de Preparo: 50 minutos
Dificuldade: ••••• (5/5)

Ingredientes:
200g de açúcar de confeiteiro
120g de farinha de amêndoas
3 claras de ovo
50g de açúcar refinado
Corante em gel (opcional)

Modo de Preparo:
Peneire a farinha de amêndoas com o açúcar de confeiteiro numa tigela grande, descartando o que não passar pela peneira e reserve. Bata as claras até que fiquem esbranquiçadas e forme muitas bolhas. Adicione o açúcar refinado nesse ponto e bata bem até ficar firme, em ponto de neve. Adicione o corante nas claras nesse estágio e misture bem até obter o tom desejado. Adicione em seguida os ingredientes peneirados as claras e mistura delicadamente com uma espátula, fazendo movimentos dos lados para o centro. Mexa umas cinquenta vezes, até que a massa fique em ponto de fita (quando você levantar a espátula com a massa, ela irá cair lentamente e em movimentos ondulares). Transfira a massa para um saco de confeiteiro e coloque papel manteiga nas formas. Faça bolinhas mais ou menos do mesmo tamanho sobre o papel manteiga e bata a forma na mesa algumas vezes para liberar as bolhas de ar dos macarons. Deixe descansar por uns 30 minutos até que não fique massa no seu dedo quando você tocar delicadamente neles. Asse em forno o mais baixo possível (150º C ou menos) por 15 minutos ou até o fundo estar mais escuro e formar os "pézinhos" dos macarons. Retire do forno e deixe esfriar. Retire do papel manteiga, recheie a gosto uma metade e junte com outra de tamanho parecido.
> Validade de 7 dias sem o recheio e conservado em temperatura ambiente, em potes fechados.


Antes que você tente fazer essa receita, tenho algumas considerações sobre fazer macarons. A primeira é que a receita parece super simples, mas é difícil para caramba sair bonitinhos como vemos nas fotos. A segunda é que eu percebi que eles ficaram mais bonitinhos depois que os deixei descansar na geladeira e coloquei para assar geladinho. Terceira é que eles não desgrudaram por si só do papel manteiga, eu precisei "raspa-los" passando uma faca delicadamente pelo fundo. E quarta é que eles são muito sensíveis, qualquer movimento brusco e eles se quebram facilmente.


Bem, para uma primeira tentativa de fazer macarons, acho que me sai até bem. Usei recheio de brigadeiro mole com um pouco de creme de leite e coco ralado. Só preciso confessar: fiquei decepcionada com o sabor. Parece um suspiro mais "requintado", para ser sincera. Ficam lindos (quando não racham), mas não entendi essa tara toda por macarons depois de experimentar. A menos que eu tenha feito algo errado né, sei lá. Mas de qualquer forma o pessoal aqui gostou e não sobrou quase nenhum para contar a história, mesmo os feios e rachados. E sim, vários deles racharam ou ficaram feios! Dá só uma olhada nos meus "fails" (mas ainda assim estavam gostosos):


Acho bem normal para a primeira tentativa ter alguns que saíram "errados", é só não desistir que uma hora irá sair direito. Eu achei a experiência de fazer esses docinhos no mínimo interessante e pretendo repetir novamente assim que eu achar mais farinha de amêndoas, o que é meio difícil por aqui... Mas enfim, recomendo essa receita para quem gosta de macarons ou, para aqueles que nunca experimentaram, gostam de suspiro. Tenho certeza que você não vai se arrepender.

Tá esperando o que para juntar os ingredientes e colocar a mão na massa?

Sweet Every Week é um projeto culinário que criei com a intenção de praticar novas técnicas e descobrir receitas e sabores. A cada semana de 2014 uma receita doce e deliciosa será compartilhada aqui no blog. Para saber mais do projeto e ver todas as receitas publicadas até agora, clique aqui.

Posts relacionados

2 Comentários

  1. Os macarrons estão com uma cara deliciosa! Pena que eu não consigo ser grande fã desses doces, não faço ideia do motivo! Já experimentei várias vezes e nunca me fez delirar! Quem sabe se eu não testar a receita dá certo, né?
    Beijos,
    Own mine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eles ficaram mesmo, quase que saio de vez da dieta, hehe. :P
      E eu tinha uma vontade imensa de experimentar, por que todo mundo vivia falando que era um doce maravilhoso e as fotos que eu via eram lindas, mas não gostei TANTO assim... Parece suspiro, muito doce e enjoativo. Mas a experiencia valeu a pena. :3
      Experimente ai e depois me diga como ficaram!

      Excluir