Sugestão de Leitura para as Férias

By 20:59


Para alguns as férias já chegaram há algum tempo, para outros só essa semana ou na próxima. Independente de ser férias da escola, faculdade ou só aquele recesso miserável mínimo do trabalho, férias é uma época para relaxar, aproveitar e, claro, colocar a leitura em dia. Resolvi separar alguns dos meus livros favoritos e que podem ser facilmente lidos em poucos dias e que tem uma boa história. Seja você uma pessoa que prefere livros de aventuras ou de romances meiguinhos, tenho certeza que pelo menos alguma dessas recomendações se encaixará no seu perfil.

A Seleção (Kiera Cass)
O livro se passa num futuro distópico onde após a Quarta Guerra Mundial os Estados Unidos da America se transformou em Iléa e passa a ser governado por monarquia, com um sistema de "níveis" bem dividido, indo de Um à Oito -  sendo Um a Realeza e Oito as pessoas miseráveis. America é uma Cinco, casta dos cantores e artistas, e está apaixonada por Aspen, um Seis. Por insistência dele e de sua família, America acaba se inscrevendo para A Seleção, um tipo de Reality Show que seleciona 35 candidatas a concorrerem a ~honra~ de se casar com o Príncipe Maxon e se tornar a próxima rainha. America não espera realmente ser escolhida, até ver seu nome ser anunciado. Muita gente acha que esse livro é um Jogos Vorazes de seda para menininhas, mas eu discordo totalmente e se você espera algo do tipo, sinto muito te desapontar. De qualquer forma, o livro é bem leve, mas ao mesmo tempo cheio de reviravoltas e detalhes que só fazem sentido mais para frente. Devorei o livro em uma única manhã e recomendo para todo mundo, até homens. :)

A Bússola de Ouro (Philip Pullman)
Esse é simplesmente meu livro (e série) favorito no mundo todo. Lyra é uma garotinha orfã que vive sob os cuidados da Faculdade de Jordan e é até feliz lá, brincando com as crianças de Oxford e seu melhor amigo Roger. Só que tudo muda quando alguém começa a sequestrar crianças e Roger some misteriosamente. Lyra decide que precisa ir resgatá-lo e parte numa aventura com Pantalamion, seu Dimon. Só que a garota se vê então jogada no meio de uma guerra maior do que pode entender e tem um papel primordial nela. O livro é cheio de detalhes que vão se encaixando e formando uma história maravilhosa e rica, impossível não se imaginar nas aventuras com Lyra e Pantalaimon. E ah, se você é uma pessoa extremamente religiosa, talvez não recomende tanto assim essa leitura... Mas enfim, meu livro favorito de todo o universo, leiam leiam leaim!

A Maldição do Tigre (Colleen Houck)
Kelsey é uma jovem que acaba de aceitar um emprego temporário num circo para conseguir algum dinheiro antes da faculdade começar. Ao entrar no mundo por trás das maravilhas do circo, Kelsey se vê atraida por uma das atrações principais do circo: um grande tigre branco. Para a surpresa da garota o tigre na verdade é um príncipe indiano, Alagan Dhiren Rajaram, que foi amaldiçoado a muito tempo no corpo do tigre. Kelsey acaba partindo para uma aventura na Índia, onde passará por diversas aventuras para quebrar a maldição do príncipe Ren. E claro que ela se apaixona por ele no meio da história. Esse livro, essa série aliás, foi uma doce surpresa para mim esse ano. A capa é simplesmente linda e a história é deslumbrante. Nunca tinha pensando tanto na Índia e o livro me mostrou a cultura, folclore e religião de uma forma tão bem contada e magnífica, que foi impossível não me encantar. Adorei esse livro, foi a melhor série que li esse ano.

Jogador Número 1 (Ernest Cline)
Esse livro é maravilhosamente incrível. Para quem gosta dos anos 80 é uma obrigação lê-lo. A história se passa num futuro onde a raça humana esgotou praticamente todos os seus recursos e a maioria vive num estado de pobreza, doença e guerra. Porém a tecnologia foi bem avançada e a maioria das pessoas se refugiam no mundo de realidade virtual super realística, o OASIS. Dentro do OASIS você pode se esquecer do mundo real e ser quem você quiser num dos seus milhares de mundos. Quando o criador do OASIS, James Halliday, morre ele deixa um desafio - um Easter Egg - escondido dentro do OASIS e convida todos os usuários e tentá-lo encontrar, sendo que o primeiro que conseguir ficará com toda sua enorme fortuna. Esse livro é f-a-n-t-á-s-t-i-c-o! Sem mais, super recomendo para qualquer um. Se você ainda não leu, vá agora!

Fator Nerd (Andy Robb)
Esse livro super divertido e nerd conta a história de Archie, um adolescente tímido de 14 anos que tem pais divorciados e o namorado da sua mãe é um idiota. Ele passa as noites de sexta-feira com seus amigos Ravi, Beggs e Matt jogando RPG de mesa. Totalmente nerds, os garotos nunca tinham falado com uma garota na vida, até que uma gótica aparece na loja de coisas para RPG favoritas dos rapazes e fala com Archie. Não dá para falar muito desse livro sem se estender um bocado, pois apesar de curtinho, o livro é bem desenvolvido e tem vários pontos a serem mencionados. Gostei bastante do MI (Monologo Interno) de Archie, que é como se fosse uma voz dentro do garoto que diz o que ele realmente está sentindo e pensando. O livro gera boas risadas e com certeza não tem o final que eu esperava. Vale muito a pena a leitura, principalmente se você é fã de RPGs.

Todo Dia (David Levithan)
Já fiz resenha aqui no blog sobre esse livro, mas volto a ressaltar que foi um dos livros mais surpreendentes que já li. Recomendo que leiam a minha resenha para entender melhor da história desse livro tão diferente, maravilhoso e que te prende até o final, pois para resumi-lo precisaria de vários parágrafos. Ele é bem curto e a história flui rapidamente, então dá para ler tranquilamente numa tarde ou num fim de semana.

O Teorema Katherine (John Green)
Apesar de parecer que todo mundo prefere A Culpa é das Estrelas, eu gostei bem mais de O Teorema Katherine, do queridinho John Green. Colin é um garoto muito inteligente, um prodígio, viciado em anagramas e que só namorou garotas com o nome exato de Katherine. 19, para ser exato. E todas elas terminaram com ele. A história começa com o garoto tanto deprimido pelo pé na bunda mais recente da Katherine XIX ("A Grande" como ele se refere a ela) e por já ter 17 anos e seu status de prodígio estar começando a sumir, já que ele ainda não fez nenhuma descoberta importante - como a cura do câncer ou algo do tipo. Hassan, seu amigo judeu, resolve levar Colin numa viajem de carro para animá-lo e eles acabam indo parar em uma cidadezinha monótona chamada Gutshot, onde Colin começa a desenvolver um teorema que promete prever exatamente, quando e quem será o terminante e o terminado da relação. O livro foi bem chatinho no começo, mas depois que chegou em certo ponto da história, foi impossível para mim largar sem saber o que iria acontecer. 

O Projeto Rosie (Graene Simsion)
Don Tillman é um homem beirando os 40 anos, bonito, musculoso e muito inteligente. Ele é professor de genética numa universidade da austrália e além da ótima memória, também é muito organizado e pontual. Don apenas tem um problema: o sexo oposto. Com seu jeito metódico e extremamente calculista, ele não consegue se relacionar muito bem com as mulheres e até repele algumas devido ao seu alto padrão de exigência. Don decide então começar o Projeto Esposa, onde elabora um detalhado questionário e o envia para todas as candidatas em potencial. É ai que aparece Rosie, que com certeza não atende nem de longe as exigências de Don. O livro é bem previsível em algumas partes e uma total surpresa em outras. No decorrer da história podemos ver como Don vai, de certa forma, amadurecendo e mudando por causa de Rosie. Não tem como não desejar o melhor para ele, apesar de todo jeito calculista e metódico do cara, chega a ser cômico em vários momentos alguns costumes do rapaz. Recomendo muito a leitura desse livro.

Scott Pilgrim (Bryan Lee O'Malley)
E por último, mas não menos interessante, Scott Pilgrim para quem prefere gibis ou mangás ao invés de livros. Scott Pilgrim é uma mistura de mangá, gibi, videogame, música e cultura pop que todo geek vai amar. A história gira em torno de Scott, que conhece Ramona e se apaixona por ela. Mas para poder ficar com a garota, Scott terá antes que derrotar seus sete ex-namorados do mal e se livrar de uma colegial super grudenta e ciumenta que ele namorava antes de conhecer Ramona. A história é uma mistura cômica de vídeo-games, RPG e mangás de super-heróis, impossível não amar e morrer de rir. Já sabemos como a história vai terminar, mas até o fim o autor insere vários momentos incríveis e surpreendentes, sempre com uma pitada de humor meio nonsense. Para quem preferir, também tem um filme e jogos para XBox 360 e PS3 baseado nos quadrinhos.

Esse ano foi provavelmente o ano que mais li em toda minha vida, atribuo a culpa disso ao projeto 50 Books, 52 Weeks. Ainda pretendo terminar até o dia 31/12/2013, mesmo minha meta sendo para Março/2014. Faltam 10 livros, será que consigo? Talvez depois que finalmente termine esse projeto eu passe a resenhar mais livros aqui, que tal?

xx

Posts relacionados

0 Comentários