Sweet Every Week #25 - Bolo de Amendoim

By 15:24


Hey, hey, hey! Vamos fingir que essa receita foi ao ar no dia certo e que o gás não acabou no Sábado a tarde, quando já estava tudo fechado por aqui, ok? De qualquer forma, a receita de hoje é em clima de festa junina: um delicioso bolo de amendoim, que além de ser divino, é super prático de fazer.

Ingredientes
100g de iogurte natural
2 ovos
2 colheres (sopa) de leite
2 colheres (sopa) de óleo
2/3 de xícara de açúcar
1 xícaras de farinha de amendoim
1/2 xícara de farinha de trigo
1/2 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de Preparo:
• Pré-aqueça o forno à 180º C e unte e enfarinhe bem uma forma de bolo inglês pequena.
• Numa vasilha, bata bem o iogurte com os ovos, leite e óleo, até ficar bem homogêneo.
• Adicione o açúcar de uma vez e incorpore bem. Faça o mesmo com a farinha de amendoim e farinha de trigo. Misture bastante para não deixar nenhum grumo dos ingredientes secos na massa.
• Por fim adicione o fermento e misture levemente. Transfira a mistura para a forma e leve para assar por 30 minutos ou até que ao fazer o teste do palito ele saia limpo.


Vi essa receitinha no Panelaterapia enquanto procurava algo para fazer com o restante do amendoim que usei para fazer uma pasta de amendoim. A farinha de amendoim você pode sim comprar pronta, mas eu preferi comprar um saquinho de amendoim cru, torrar, descascar e moer no processador. Não sei pra que tanto trabalho, mas enfim. Sou dessas. O amendoim, por ter sido processado que nem a minha cara, ficou com alguns pedacinhos maiores e deu para sentir no bolo, o que eu pessoalmente achei uma delícia. E ah, fiz essa cobertura misturando uma xícara de açúcar de confeiteiro com três colheres de sopa de leite. Espalhei pelo bolo ainda quente e polvilhei o restante do amendoim moído. Depois de seca essa cobertura endurece e fica muito gostosinha. O bolo também é uma delícia, com a massa bem fofinha e molhadinha. Um quitute digno dos melhor arraial da cidade. E, como fiz com atraso, digno também desse jogo do Brasil, hehe.


Tá esperando o que para juntar os ingredientes e colocar a mão na massa?

Sweet Every Week é um projeto culinário que criei com a intenção de praticar novas técnicas e descobrir receitas e sabores. A cada semana de 2014 uma receita doce e deliciosa será compartilhada aqui no blog. Para saber mais do projeto e ver todas as receitas publicadas até agora, clique aqui.

Posts relacionados

0 Comentários