Decoração: Tsurus de Origami

By 13:56 ,


Desde que fui morar fora de casa, comecei a pesquisar vários jeitos fofos (e, de preferencia, baratos) de decorar meu quarto. Sempre gostei muito de origami, arte em dobrar papel. Vagando pelo Tumblr, percebi que várias pessoas decoraram seus quartos com um "mobile" de tsurus de origimi. Eu achei o resultando fantástico, além de ser um jeito bem simples e barato de decoração, você só precisa basicamente de papeis coloridos ou estampados, fio de nylon e fita adesiva para pendurar.


O tsuru não serve apenas como decoração, ele também tem um grande significado: "O tsuru é uma ave que simboliza a felicidade, longevidade, saúde, fortuna e boa-sorte, diz a lenda que ele vive mil anos, e se a pessoa fizer mil origamis de tsurus e fizer seu pedido a cada um deles, o pedido se realizará. O costume de pendurá-los no teto já é antigo, e era usado para distrair as crianças que ainda não sabiam andar. O significado no Japão é tão forte, que costumam-se usá-los em comemorações de datas especiais, presenteá-los aos doentes e afins. Em Hiroshima, onde a bomba atômica caiu, há vários conjuntos de mil tsurus feitos por estudantes, grupos de pessoas, que pedem por paz mundial."

Existem vários sites e vídeos-tutoriais que ensinam a fazer tsurus de origamis, mas achei esse o mais fácil de seguir:

Parece até que é super fácil, né? Haha.

Dica: Se você nunca fez origami na vida, pratique primeiro fazer os tsurus em um papel simples até que estejam saindo perfeitos, para não errar e disperdiçar os papeis decorados.

Achei essa imagem aqui explicando como furar os tsurus para prender no teto:

(original aqui)


Que tal incorporar estrelas de papel e miçangas no mobile também? As possibilidades de decoração com origami são quase infinitas! Para quem se interessou, o site Como Fazer Origami tem várias dicas e tutoriais passo-a-passo, vale muito a pena conferir.


Gostaram da dica? Eu já estou planejando minha próxima ida à papelaria para comprar vários papeis coloridos para os meus mil tsurus de papel, haha.

xx

Posts relacionados

0 Comentários