Inspiração Oriental: Bento

By 11:07 ,

(todas as imagens desse post foram encontradas no Google)
"Bentō (弁当, べんとう, mais comumente referida como obentō) é um tipo de marmita japonesa para uma pessoa. Um bentô tradicional contém arrozpeixe ou carne e legumes cozidos ou em conserva como acompanhamento. São servidos em bandejas próprias que possuem repartições. Apesar de serem prontamente disponíveis em lojas de conveniências e lojas de bento (弁当屋, bentō-ya) por todo o Japão, o preparo de um bentô atraente ainda é considerado uma habilidade essencial de toda dona-de-casa japonesa." (Wikipédia)


O objetivo do bento é ter uma refeição saudável e apelativa tanto aos olhos, quanto ao paladar. Muitas mães se utilizam disso para estimular seus filhos a comerem alguns alimentos que, de outra forma, eles não comeriam ou não gostam. Eu, particularmente, acho os bentos - por mais simples que sejam - um charme. São práticos, baratos e totalmente pessoais. Você coloca coisas que você gosta de comer, não precisa gastar uma mini-fortuna em restaurantes ou lanchonetes todo dia e nem tem o trabalho e perda de tempo para se deslocar e enfrentar filas. Tudo bem que você gastaria um pouquinho de tempo e esforço para fazê-lo pela manhã, mas acho que compensa bastante. Sem contar que cozinhar é terapêutico e ainda é uma imensa prova de amor levantar cedo e fazer o bento para seu namorado/marido/filho/etc.

O bento foi pensando para ser consumido em temperatura ambiente ou frio, por isso é bom pensar bem ao colocar certos alimentos, como sushi (peixe cru, fora da geladeira? Eww), algo que vá derreter ou simplesmente não fica gostoso quando consumido frio. O segredo de um bento visualmente apelativo e saudável são as cores: quanto mais alimentos coloridos, melhor! E para fazer um bento, não é necessário ter vasilhas específicas com várias divisórias (apesar de ajudarem), você pode usar qualquer Tupperware que tenham tampa e dividir em uma das duas maneiras básicas:

- Razão 4:3:2:1 - 4 partes de carboidratos (arroz, macarrão, etc), 3 partes de acompanhamento (carne ou proteínas), 2 partes de vegetais e 1 parte de sobremesa (ou fruta).

- Razão 1:1 - metade carboidrato e o metade dos outros alimentos (legumes, carnes, etc).

Boas sugestões de alimentos para bentos que serão consumidos em temperatura ambiente ou frios são: onigiri (bolinho de arroz japonês), salada de batata, frango ou camarão empanado, nuggets, almondegas, macarrão (com o molho separado para ser colocado na hora de comer), ovos cozidos ou omelete, tomate-cereja, salsicha, presunto, milho cozido, mini sanduíches, uvas, morangos, etc. 

Além dos bentos comuns do dia-a-dia, também existe uma variação deles que é praticamente uma arte: os kyaraben. Também conhecido como charaben, são os bentos mais bonitinhos, geralmente com os alimentos moldados para formar personagens ou cenários. Hoje em dia existe até um mercado próprio voltado para os kyaraben, você consegue encontrar moldes para ovos, cortadores de frutas e legumes em vários formatos, pegadores de comidas com bichinhos, vidrinhos de molho personalizados, cortadores de carinhas para as algas e uma infinidade de outras coisas para deixar seu bento ainda mais bonito e personalizado. 

Eu acho que se tivesse tido todo o trabalho de fazer algo tão bonito assim, morreria de pena de comer, haha. Mas e ai, alguém mais ficou com vontade de fazer ou já faz?

xx

Posts relacionados

0 Comentários