Sweet Every Week #23 - Red Velvet Cupcake

By 14:29


Hey, hey, hey! Com o Dia dos Namorados chegando, é claro que eu não poderia deixar de fazer alguma coisinha doce e temática, hehe. E nada é mais temático (e gostoso!) do que o clássico Red Velvet, ou Veludo Vermelho em português. Em forma de cupcakes fofos e com uma cobertura de creamcheese para contrastar, essa receita vai conquistar seu amor.

Ingredientes da Massa
1 ovo
1 1/4 de xícaras de farinha
3/4 de xícara de açúcar
1/2 colher de chá de sal
1 colher de chá de cacau em pó
1/2 xícara de óleo vegetal
1/2 xícara de buttermilk
1/2 colher de chá de extrato de baunilha
1 colher de sopa de corante líquido vermelho
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/2 colher de chá de vinagre branco

Modo de Preparo:
• Comece fazendo o buttermilk*, que precisa descansar uns dez minutinhos antes de ser usado. Em seguida pré-aqueça seu forno em 180˚C. Em uma tigela grande, peneire a farinha, o sal e o cacau. Acrescente o açúcar e misture bem.
• Em outra tigela ou em um medidor de líquidos, bata o ovo com um garfo. Então, acrescente o buttermilk, o óleo, o extrato de baunilha e o corante. Caso use corante em gel, diminua um pouco a quantidade e tenha certeza de ter misturado tudo muito bem.
• Faça um buraco no meio da vasilha com os ingredientes secos e acrescente os líquidos, misturando com uma espátula. Faça delicadamente e evitando mexer muito, para que a massa não fique dura, seca e solada, mas tenha certeza de ter dissolvido bem todos os grumos de farinha.
• Em uma pequena tigela, coloque o bicarbonato de sódio. Adicione adicione o vinagre e rapidamente, enquanto borbulha, adicione à massa. Misture com a espátula imediatamente. Separe a massa em 10 forminhas, enchendo 2/3 de cada uma, ou em tantas que conseguir com o que a sua massa rendeu. Asse por 16 minutos ou até que um palito inserido no centro de cada um saia limpo.

*Buttermilk: Misture 1 xícara de leite integral com 1 + 1/2 colher de sopa de suco de limão (ou 1 1/2 colher de chá de vinagre branco), misture levemente e deixe descansar por alguns minutos.

Ingredientes da Cobertura
100g de manteiga sem sal

Um tiquinho de sal

1 xícara de açúcar impalpável

1/2 colher de chá de extrato de baunilha

110g de cream cheese, em temperatura ambiente

Modo de Preparo:
• Separe o cream cheese em pequenos pedaços, do tamanho de colheres de chá. Em uma tigela, peneire o açúcar impalpável.
 Na batedeira, bata a manteiga por 2 minutos, até que esteja bem lisa e uniforme. Adicione o sal, a baunilha e todo o açúcar. Bata novamente, em velocidade baixa, até incorporar o açúcar (para que não espirre). Quando incorporar, aumente a velocidade para o médio e bata por 2 minutos.

• Adicione os pedaços de cream cheese, um de cada vez, batendo em velocidade mínima entre cada adição. Não bata demais, somente o suficiente para misturar o cream cheese. Se você bater demais, a cobertura vai começar a separar.

• Prove a cobertura: se achar pouco doce, acrescente mais açúcar peneirado, aos poucos.
 Leve à geladeira por alguns minutos. Depois de uns 10 minutos, retire da geladeira e misture com uma espátula. Passe nos cupcakes com uma espátula ou com uma colher e decore a gosto.


Essa foi a segunda vez que fiz o Red Velvet, mas foi a primeira que fiz com a cobertura. Eu preciso ser sincera e confessar para vocês: não gostei muito dessa cobertura. Ela pura é MUITO ruim, mas com a massinha do cupcake fica até razoável. Sei lá, acho que deve ser questão de gosto, mas pessoalmente achei que foi desperdício o cupcake com essa cobertura, por que o Red Velvet fica realmente delicioso e bem fofinho puro. Talvez eu devesse ter feito com chantilly como da última vez que fiz, ou mesmo com beijinho. Só sei que essa cobertura de cream cheese nunca mais, blergh! O que me consola pelo menos é que nem todos os cupcakes foram feitos com cobertura, já que achei a decoração com corações de açúcar impalpável fofinhas. E ah, para fazer assim eu só recortei um coração de papel, centralizei no cupcake e polvilhei o açúcar por cima. Se amarrar um lacinho em volta do cupcake vira um presentinho super fofo e romântico.


Enfim, peguei essa receita do Cupcakeando, um site delicioso cheio de receitas e dicas para fazer cupcakes - super recomendo a visita! Estranhei a principio que essa receita não pedia fermento, diferente da outra que tinha feito, mas segui direitinho e deu super certo. O Red Velvet foi totalmente aprovado aqui em casa - e a cobertura só foi por uma pessoa (somos em seis aqui). Resumindo, essa receita é fácil e muito fofa para presentear quem você ama. Faça e surpreenda! Espero que todos tenham um Dia dos Namorados cheio de amor, independente de estar comprometido com alguém ou não. ♥

Tá esperando o que para juntar os ingredientes e colocar a mão na massa?

Sweet Every Week é um projeto culinário que criei com a intenção de praticar novas técnicas e descobrir receitas e sabores. A cada semana de 2014 uma receita doce e deliciosa será compartilhada aqui no blog. Para saber mais do projeto e ver todas as receitas publicadas até agora, clique aqui.

Posts relacionados

5 Comentários

  1. Achei lindo, mas no momento estou com trauma de cozinha, hahaha.
    Nayh, qual a diferente do red velvet pra outras massas? Ou é a mesma coisa, só que vermelhinho? :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por que o trauma? As vezes eu tenho que fazer uma receita desse meu projeto Sweet Every Week umas 3x, mas nunca desisto. xD
      E o Red Velvet é diferente de certa forma por que é o bicarbonato com vinagre que faz a massa crescer ao invés do fermento. E ele, de certa forma, é de chocolate. Uma massa de chocolate vermelhinha. :P

      Excluir
    2. E ah, ele é MUITO fofinho. Parece mesmo um veludo. <3

      Excluir
    3. Trauma pq fui tentar fazer um mísero biscoito e saiu uma meleca. Fiquei decepcionada com o meu desempenho... -.- Nhá, obrigada pela inspiração. Sempre fico pra baixo qdo algo dá errado e fico tempos sem tentar de novo. Vou retomar meus hábitos culinários em breve! :D
      AH, entendi! Sempre vejo pessoas falando super bem da massa e não sabia qual era a diferença! Vou colocar na listinha pra tentar fazer!

      Excluir
    4. Awn, não desanima não! Eu antes não conseguia fazer um bolo de massa pronta sem ele ficar murcho/solado/queimado, hahaha.
      Tente, tente, pratique e tente novamente. Eu quando comecei esse projeto aqui no blog não esperava que iria melhorar. Adquiri mais confiança na hora de cozinhar e, mesmo dando errado, aprendo sempre coisas novas. :)

      Excluir