Sweet Every Week #24 - Maçã do Amor

By 14:45


Hey, hey, hey! Ainda no clima de Dia dos Namorados, mas já entrando no de Festa Junina, resolvi preparar uma das minhas receitas favoritas dessa comemoração brasileira: maçã do amor. Seja para presentear seus amigos, fazer sua festinha ou mesmo vender para ganhar alguma grana extra, essa receita é perfeita. Anota ai como faz:


Ingredientes
6 ~ 8 maçãs médias
2 xícaras (chá) de açúcar
1/2 xícara (chá) de glucose de milho
Corante alimentício vermelho
Palitos de sorvete

Modo de preparo:
• Lava e seque bem as maçãs, inserido um palito de sorvete (ou dois, para maior firmeza) no centro de cada uma, por cima. As maçãs devem estar com a casca e miolo mesmo. Unte uma forma com óleo ou bastante manteiga e reserve as maçãs ali.
• Junte o açúcar e a glucose numa panela pequena e misture levemente os dois ingredientes. Coloque em fogo alto e deixe começar a ferver. Quando estiver borbulhando/fervendo, mude o fogo para baixo e cozinhe por aproximadamente 7 minutos. A partir do momento em que você ligar o fogo, NÃO insira nenhuma colher no açúcar se não nem vai dar certo.
• Mexa a calda balançando firme a panela a cada minuto ou dois, mas repetindo, NÃO insira uma colher na calda. Depois de passado o tempo, acrescente o corante até obter o tom desejado, mexendo a panela para misturar bem a cor.
• Desligue o fogo e trabalhe bem rápido nessa etapa: pegue uma maçã pelo palito e insira na calda quente, girando-a pela panela para que fique completamente coberta. Escorra o excesso e coloque na forma untada. Repita esse processo, rápido, com todas as maçãs. Se quiser, mergulhe parte (ou toda) maçã em granulado colorido enquanto a calda ainda estiver mole. Reserve na geladeira por uma ou duas horas até firmar bem a calda.
* Aproveite o que sobrar da calda para raspar com uma colher, enquanto ainda mole, e mergulhar a colher num copo de água bem gelado, fazendo assim balinhas de açúcar.


Maçã do amor sempre foi meu "doce temático/festivo" favorito de todos os tempos. Eu poderia até não ir em nenhuma festa junina e não comer nada festivo o ano todo, mas uma maçã do amor sempre tinha que ter. Pelo menos uma no ano, né. Bem, eu simplesmente odeio fazer caldas com açúcar, que é um ingrediente nojentinho de se trabalhar, por isso nunca tinha tentado fazer maçã do amor em casa. Mas essa receita me surpreendeu, fiquei boba com o quão fácil foi - eu poderia ter minha própria "fábrica de maçã do amor" todos esses anos e nem sabia, hahaha. Recomendo muito que vocês tentem fazer essa receita divina, ainda mais no clima de Copa & Festa Junina. Não se esqueça de aproveitar a sobra da calda e fazer as balinhas, é uma delícia! E ah, eu sequer sabia o que era glucose de milho, mas achei facilmente na prateleira do supermercado daqui junto do mel e nutella.

Tá esperando o que para juntar os ingredientes e colocar a mão na massa?

Sweet Every Week é um projeto culinário que criei com a intenção de praticar novas técnicas e descobrir receitas e sabores. A cada semana de 2014 uma receita doce e deliciosa será compartilhada aqui no blog. Para saber mais do projeto e ver todas as receitas publicadas até agora, clique aqui.

Posts relacionados

4 Comentários

  1. Não gosto muito de maçã do amor
    Mas gostei da dica
    Já estou seguindo *~

    Beijos
    |•| http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Angela!
      Obrigada por passar por aqui. :)
      Eu adoro maçã do amor e essa receita é incrível! Tente em casa qualquer hora dessas e me conta se, ainda assim, não gostou. ;D

      Excluir
  2. Festa junina é mto amor! <3 Só tem coisa gostosa pra comer, hahaha.
    Faz mto tempo que não como maçã do amor. Quando era criança, pedia pra mãe comprar, roía só a parte caramelizada e depois dava a maçã pra ela! xDDD
    Bjos,
    La Vie de Lee

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Festa Junina = Comida. Pelo menos para mim, hahaha.
      E eu também só comia o caramelo, hehe. Pelo menos, se fizer em casa, dá para fazer as balinhas de caramelo e comer só isso, né? Fica uma delicia, viu? :D

      Excluir