#vaitercopasim!

By 09:20 ,


Não pensem que por causa do título do post que eu estarei toda de verde e amarelo sentada na frente da TV nas próximas semanas, devo dizer que não ligo (nunca liguei e, provavelmente, nunca ligarei) para a Copa. Eu nem pretendia fazer esse tema da blogagem coletiva do Rotaroots, mas depois de ver tanta esculhambação, revolta e gente falando mal do Brasil e tudo mais por causa da Copa, parei para analisar e achei que esse post é válido. A intenção não é falar de jogo de futebol e nem nada relacionado a Copa em si, mas sim mostrar as melhores coisas do Brasil, típicas daqui e que gostaria de mostrar para os estrangeiros.


Sei que todo mundo começou essa postagem do mesmo jeito: falando de comida. Mas é impossível começar diferente, a comida brasileira é uma das melhores coisas que temos, hahaha. Comida ♥. O mais legal da comida brasileira é que não existe só uma coisa típica, pois em cada região tem algo de diferente. Temos o quentão, pão de queijo, feijoada, moqueca capixaba (oi conterrâneos!), pamonha, vatapá, brigadeiro, etc, etc, etc. Fiquei com fome só de lembrar, hmm... Sem contar que a Copa é bem no mês das festas juninas, onde ainda temos paçoca, maçã do amor, bom-bocado, queijadinha, bolo de fubá e mais milhares de delicias dos deuses. E recentemente ainda descobri que o nosso queridinho refri de guaraná simplesmente não existe lá fora. Gente, como assim? Pizza com guaraná é o que há.


Apesar de o Brasil quase sempre ser representado como uma selva nos filmes, eu acho que a beleza do país está nisso: temos muitas áreas verdes e naturais. Lugares belíssimos como Bonito (MS) ou a Chapada Diamantina (BA) não seriam a mesma coisa sem a presença "selvagem" natural. Mesmo o Sertão ou as áreas mais montanhosas tem seu charme pelo simples fato de serem naturais. Sem contar que o Brasil é mundialmente famoso por suas praias lindas, como Canoa Quebrada (CE) ou a Praia do Espelho (BA). Eu com certeza gostaria que os gringos vissem - e entendessem - a beleza natural do Brasil, ao invés de só ficarem enfiados "na cidade grande" como SP ou RJ - o que é um grande desperdício.


Além da comida deliciosa e beleza natural deslumbrante, o Brasil também tem história para contar! Pontos históricos como o Museu da Inconfidência (MG), Prédio da Alfandega (Recife), Estação da Luz (SP) entre outros. Não só isso, ainda temos vários exemplos incríveis de arquitetura, como o Congresso Nacional (DF), Jardim Botânico de Curitiba (PR) e os próprios centros de cidades como Fortaleza e Bahia. Claro que também tem os pontos turísticos "manjados", como Cristo Redentor (RJ) e etc, mas quis falar de coisas diferentes aqui.


Além de tudo isso, ainda temos as artes brasileiras. Falo sim de arte, música e cinema. Algumas pessoas torcem o nariz para essas coisas quando são brasileiras, eu mesma fui uma delas. Mas de um tempo para cá o Brasil vem melhorando muito nesses quesitos. Não é só mais Samba e MPB, temos agora Rock, Pop, Frevo, e - por que não? - Funk. Tivemos também ótimas produções cinematográficas como Tropa de Elite, Eu Não Quero Voltar Sozinho e até mesmo o clássico O Auto da Compadecida. Não quero entrar muito na parte das artes visuais, por que isso é muito pessoal e nem todo mundo interpreta a arte da mesma forma, mas posso citar nomes brasileiros que e destacam, como Romero Brito e Beatriz Milhazes.

Eu citei várias coisas boas do Brasil, mas não gosto de algumas, e isso é normal num país com tanta diversidade cultural. A graça é realmente essa, temos um pouquinho de tudo! Há beleza, história e cultura em cada cantinho do Brasil, é só olhar com atenção. Todo mundo sabe que Brasileiro é meio mal visto lá fora (BR hu3hu3), por isso essa é nossa chance de mostrar que no Brasil tem sim coisas boas além de Carnaval e futebol.

Este post faz parte da blogagem coletiva do Rotaroots, um grupo de blogueiros da old school, que querem trazer de volta a velha e verdadeira paixão por seus diários virtuais. Para ler todas as blogagens coletivas do Rotaroots, clique aqui. Quer participar? Então faça parte do nosso grupo no Facebook e inscreva-se no Rotation.

Posts relacionados

8 Comentários

  1. Também acho que muito coisa mudou em relação à cinema... gosto muito das produções brasileiras para cinema, séries... acho bem produzidas! E tbm não ligo pra copa, haha!

    Um beijo,
    Re

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O cinema/TV brasileiro ainda tem muito que melhorar (principalmente na parte super sexual e apelativa), mas de uns tempos para cá tem sido feito até boas produções. As vezes assisto um filme aleatório e só depois vou saber que é brasileiro, haha. (não sou ligada em diretor, atores, etc)
      E enfim, a Copa só serve mesmo para dar feriados, hahaha.

      Excluir
  2. o Brasil é muito rico e um bom país, o grande problema dele está nas coisas essenciais pra vida, saúde, educação, segurança. Mas eu só acho válido reclamar, quem realmente, quando chega as eleições, se importa em votar direito, pq o país só está como está pq grande parte de sua população o faz assim. a comida é uma delicia, as pessoas são acolhedoras, os lugares são lindos e a música, a música vai do gosto de cada um, mas o rock brasileiro é incrível d-a-r-k-paradise.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os brasileiros, e seres humanos em geral também, gostam de reclamar. Mas para por ai: só reclama por reclamar, sem fazer nada para mudar ou mesmo sem realmente estar sendo atingido pelo que reclama. Mas eu também acho o Brasil um país rico em cultura e diversidade: tem para todos os gostos!
      As pessoas deviam parar de reclamar tanto e começar a agir. Caso não queiram agir, deviam parar de reclamar e aproveitar o que tem de bom. :)

      Excluir
  3. Muito perfeita sua postagem, Nayh!
    Sou do tipo "defensora do pais", sabe? Sempre vejo mta gente reclamando do Brasil, mas esse tipo de pessoa não só não faz nada pra melhorar como esquece que aqui tem mta coisa linda mesmo de se ver! O Brasil tem uma cultura incrível, em todos os cantos, e muitas vezes os próprios brasileiros são ignorantes com as outras regiões do lugar onde vivem.
    Parabéns pelo texto! :D
    Bjos,
    La Vie de Lee

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também acho que muita gente reclama apenas por reclamar, mas não fecho meus olhos para os problemas. O Brasil tem sim vários pontos negativos que precisam ser melhorados urgentemente, mas também tem várias coisas boas que ninguém parece reparar, o que é muito triste! Tanta coisa boa por ai e as pessoas nem valorizam. :/

      Excluir
  4. Eu vou passar o próximo semestre fora do Brasil e quero ver como vou viver sem brigadeiro e pão de queijo <3 Sério, eu amo os dois! Com certeza vou sair caçando leite condensado por aí hahaha
    E o Brasil realmente tem uma beleza incomparável! Eu adoro nosso país! Realmente, é uma pena que os políticos daqui (em geral, sem nenhum partido específico) são do jeito que são. Se todos fossem mais honestos, com certeza seríamos um país bem melhor! Mas nada que não podemos lutar, né?
    Os brasileiros tem que começar a olhar para o que temos de bom, mas não deixar de ver o que temos de ruim no país, sempre tentando melhorar!
    Beijos,
    Déia!
    Own mine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, que menina chique gente! Te desejo muita sorte, por que eu não sobreviveria muito tempo sem pão de queijo, brigadeiro, refri de guaraná, cocada e outras coisinhas típicas brasileiras. D:
      O Brasil tem muito potencial para ter e ser o que quiser, pena que os políticos (no geral) não estão interessados em nada além do próprio dinheiro que eles desviam... Acho que já perdi a esperança na política brasileira, sabia?

      É difícil focar nas coisas boas com tanta coisa ruim acontecendo, mas o esforço compensa! O Brasil é um país maravilhoso e igual a ele não há em nenhum outro lugar. <3

      Excluir