Resenha Wreck This Journal (Keri Smith)

By 12:48


Quando eu tinha resenhado o Wreck This Box há algumas semanas eu tinha dito que faria uma resenha separada de cada um dos três livros do box: Wreck This Journal, Mess e This is Not a Book. Como o Wreck This Journal é o mais conhecido e chegou até a ser traduzido (Destrua Este Diário, da Editora Intrínseca) resolvi começar a falar desses "livros interativos" da Keri Smith por ele.


O Wreck This Journal é literalmente um livro para ser destruído. Cada página contem instruções que variam de fáceis até o nível de bizarro, como por exemplo colar insetos mortos ou criar uma "arte" com seu cabelo. Claro que você pode interpretar as instruções como quiser, muita gente faz o WTJ com a intenção de deixá-lo "bonitinho", mesmo com todas as instruções destrutivas. Eu mesma pretendo fazer isso com o meu. Bem, não pretendo dizer todas as tarefas do livro para não estragar a sua diversão (até por que no Google já tem "spoiler" demais do livro), por isso só vou mostrar/traduzir o básico do livro.


"Aviso: Durante o processo desse livro você irá se sujar. Talvez você se encontra coberto de tinta, ou qualquer outro número de substâncias desconhecidas. Você irá se molhar. Você talvez seja pedido (?) para fazer coisas as quais você questiona. Você talvez destrua o perfeito estado original que este livro estava. Você talvez comece a ver criatividade destrutiva em todos os cantos. Você talvez comece a viver mais imprudentemente."


Instruções:
1. Carregue isto com você onde quer que vá.
2. Siga as instruções de cada página.
3. A ordem não é importante.
4. As instruções estão abertas a interpretações.
5. Experimente. (contrarie seu bom-senso)


Materiais: Ideias, chiclete, cola, sujeira, saliva, água, clima (de estação/tempo), lixo, plantas, lápis/caneta, linha & agulha, selos, adesivos, coisas 'grudentas', galhos, colheres, pente, gravata, tinta, grama, detergente, graxa, lágrimas, giz de cera, cheiros, mãos, corda, bola, imprevisibilidade, espontaneidade, fotos, jornal, coisas brancas, materiais de escritório, cera, itens achados, grampeador, comida, chá/café, emoções, medos, sapatos, fósforos, biologia, tesoura, fitas, tempo, acasos, bom-senso, coisas afiadas.


No fim do livro ainda há uma última tarefa: embrulhar e enviar o livro para você mesmo pelo Correio. No geral, as instruções e tarefas do Wreck This Journal são divertidas e bem criativas, estimulando o leitor a pensar e desenvolver coisas diferentes do que está acostumado. É uma atividade bem legal e eu super recomendo para todas as pessoas, sem exceções. Todos nós deveríamos passar por esse processo criativo-destrutivo, por mais difícil que possa ser.

E ai, o que você acha desse tipo de livro? E quem ai tem ou pretende ter um Wreck This Journal? Estou aceitando ideias/sugestões/inspirações para algumas páginas, hehe.

xx

Posts relacionados

0 Comentários