Sweet Every Week #11 - Bolo de Chocolate (sem farinha)

By 16:39


Hey, hey, hey! Como já devem ter percebido pela série Sweet Every Week, eu adoro cozinhar - principalmente coisas doces. Posso citar várias receitas que gosto bastante de fazer, mas as vezes fico sem inspiração e recorro ao meu querido namorado "ei, o que você gostaria de comer de doce esse fim de semana?". Toda as vezes, sem exceção, ele me pede para fazer um bolo de chocolate, mas nunca fiz, tadinho. Resolvi então fazer essa receita bem fácil para satisfaze-lo. ♥

Tempo de Preparo: 40 minutos (+ 3h de geladeira, opcional)
Dificuldade: •○○○○○ (1/5)

Ingredientes da Massa:
7 ovos
7 colheres (sopa) de açúcar
7 colheres (sopa) de chocolate em pó
4 colheres (sopa) de óleo
2 colheres (sopa) de margarina
50g (um pacote pequeno) de coco ralado
1 colher (sopa) de fermento em pó químico

Ingredientes da Cobertura/Recheio:
1 lata de leite condensado
1 colher (sopa) de margarina
1/2 caixa de creme de leite
6 colheres (sopa) de chocolate em pó/achocolatado
Chocolate/coco/granulado a gosto (para decorar)

Modo de Preparo:
Pré-aqueça o forno (180º C) e unte uma forma de buraco no meio. Em uma tigela grande, coloque todos os ingredientes com exceção do fermento e mexa bem com um batedor de arame (ou bata no liquidificador) até ficar uma massa lisa e uniforme. Ficará bem líquida mesmo, é normal. Coloque o fermento e misture brevemente com uma colher. Transfira a mistura para a forma e asse por 25~30 minutos ou até que enfiar um palito ele saia completamente limpo.
Enquanto o bolo está no forno, prepare a cobertura/recheio juntando todos os ingredientes em uma panela (de preferencia anti-aderente), com exceção do creme de leite e do chocolate granulado (ou coco), e mexa em fogo médio. Quando começar a ferver e a soltar do fundo da panela, desligue o fogo e mexa rapidamente para esfriar um pouco, então junte o creme de leite e misture bem. Reserve até o bolo estar pronto.
Após o bolo estar assado retire do forno e, com ele ainda na forma, fure a massa toda com um garfo e jogue um pouco de leite* (meio copinho, só pra molhar) sobre o bolo. Desenforme o bolo quando estiver morno (quase frio), passando uma faca em volta das bordas. Transfira para uma forma/vasilha onde será servido e espalhe a cobertura de brigadeiro por cima e decore a gosto. Se preferir, deixe por aproximadamente 3 horas na geladeira para a cobertura endurecer e sirva gelado.
> Validade de até 3 dias. Conservar na geladeira.

* Pode molhar o bolo com leite, achocolatado pronto ou mesmo refrigerante de guaraná. Assim a massa fica bem molhadinha e ainda mais gostosa.


Para quem tem problemas com o consumo de glúten essa receita é uma mão na roda. Acho até que com algumas adaptações dá para faze-la na minha dieta. Talvez o único problema seja que, por levar tantos ovos, o bolo murchou um pouco logo que tirei do forno. Eu deveria te-lo deixado descansar no forno, sem abrir, por uns minutos. Mas como sou apressada, assim que terminou de assar eu já fui tirando. Normal né. E ah, também ficou com um leve cheirinho de ovo, mas isso foi resolvido acrescentando meia colher de café de essência de baunilha no leite que molhei o bolo ainda quente. Só cuidado para não colocar essência demais, se não amarga! Também acrescentei coco no brigadeiro e por cima do bolo, mas foi só pelo fato de não querer guardar o pacote que era de 100g aberto, hehe. E por falar no brigadeiro, gosto de deixá-lo bem firme, um pouco depois do ponto de enrolar. Como acrescento o creme de leite nele e isso o faz ficar líquido, gosto de ter uma cobertura mais durinha - principalmente depois de gelar.


A receita do bolo "original" que meu namorado vive me pedindo não é exatamente assim, mas resolvi fazer/testar essa por ser bem fácil como a que eu costumo fazer - basta misturar tudo e colocar pra assar. Só na fiz "o de sempre" por que acabou a farinha. Quem nunca, né? Deixa faltar algum ingrediente importante da receita em pleno domingo a tarde, hahaha. Mas essa receita ficou bem gostosa, o coco deu um sabor e textura incríveis para a massa, ficou divinamente divina. Acho que da próxima vez (sim, gostei tanto que terá uma próxima!) vou colocar um pacote de 100g de coco, talvez assim fique ainda mais suculento. Se você for fazer essa receita, experimente desse jeito e me conte como ficou! :)

Tá esperando o que para juntar os ingredientes e colocar a mão na massa?

Sweet Every Week é um projeto culinário que criei com a intenção de praticar novas técnicas e descobrir receitas e sabores. A cada semana de 2014 uma receita doce e deliciosa será compartilhada aqui no blog. Para saber mais do projeto e ver todas as receitas publicadas até agora, clique aqui.

Posts relacionados

2 Comentários

  1. Noossa, esse bolo tem cara ótima! Eu só tiraria o coco (prestígio é o único chocolate q eu não gosto, vai entender!)... Amo bolo de brigadeiro, e esse sem farinha é uma ótima opção!
    Beijos,
    Déia!
    Own mine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, ele é uma ótima opção para quem não pode consumir glúten ou não quer usar farinha. :D
      Só não sei se daria certo sem o coco ralado, por que a massa é bem liquida. Nem dá para sentir taaaaanto o gosto do coco na massa, é mais um gostinho diferente e uma leve textura deliciosa que fica.
      Mas e você tentar fazer sem, me diga como ficou. :)

      Excluir