Sweet Every Week #10 - Pão de Batata-Doce

By 18:45


Hey, hey, hey! Sempre achei difícil fazer pão caseiro, por que confesso que não gosto de ficar quase quarenta minutos amassando a massa - isso cansa demais. Mas essa semana fiquei com saudades da minha época trabalhando na padaria, então resolvi testar uma das receitas de um livro do meu curso de panificação & confeitaria: Pão de Batata-Doce. O resultado foi delicioso!

Tempo de Preparo: 1 hora + 1 hora de descanso
Dificuldade: •••○○ (3/5)

Ingredientes:
1kg de farinha de trigo (sem fermento)
330g de batata-doce (cozida, sem casca e amassada)
100g de manteiga/margarina
160g de açúcar refinado
350g de ovos (bata uns 4 ovos médios e pese)
200ml de leite (em temperatura ambiente)
20g de fermento fresco (ou um saquinho do biológico)
20g / uma pitada de sal

Modo de Preparo:
• Se você tem uma batedeira planetária, coloque o batedor gancho e na vasilha da batedeira junte a farinha, fermento, sal, batata-doce, açúcar, ovos e leite. Bata na menor velocidade a princípio e vá aumentando até a velocidade máxima, a massa deve ficar bem homogênea. Acrescente a manteiga e bata mais, até a massa ficar lisa. Deve levar em torno de 15 minutos batendo. A massa estará no ponto quando não grudar mais na mão e desgrudar facilmente do gancho.
• Para fazer sem a batedeira coloque a farinha numa superfície lisa e abra um "buraco" nela, colocando o fermento e sal (não os coloque juntos no mesmo canto), a batata-doce, açúcar, ovos e leite e amasse bem. Caso não tenha costume de fazer massas, vá mexendo a farinha e acrescentando o leite aos poucos para não fazer bagunça. Assim que a massa estiver lisa, acrescente a manteiga e amasse bem, até que fique bem lisa e não grude nas mãos. Vá jogando farinha na superfície caso comece a grudar.
• Divida a massa em tamanhos semelhantes (30g é o recomendando, caso queira pesar) e modele de forma levemente ovalada, usando a palma da mão. Acomode os pães numa forma/assadeira bem untada com manteiga, pode colocar com pouco espaço um do outro por que a ideia é que eles se juntem mesmo ao assar. Deixe descansar por pelo menos uma hora ou até que dobre de tamanho.
• Pré-aqueça o forno a 180ºC e coloque duas grades, uma no meio e uma em baixo. Acomode uma forma grande na grade de baixo. Logo antes de assar os pães, pincele um ovo batido com uma pitada de sal por cima de cada um para dar cor. Assim que o forno estiver bem quente, coloque os pães na grade do meio e jogue meio copo de água na forma de baixo, que deve estar bem quente para evaporar essa água instantaneamente. Asse por cerca de 30 minutos.
• Ao retirar do forno, pincele cada pão com uma mistura de água e açúcar (meio a meio) para dar brilho e deixá-los levemente adocicados. Sirva quentinho com manteiga ou geleia. 
> Validade de até 2 dias, conservar em local seco e fechado, longe da luz solar.

Obs: As quantidades são da receita original, mas rende massa demais. Fiz só a metade e ainda assim deu mais de 1,5kg de massa.


Como sempre, eu tenho algumas observações para fazer antes que você tente fazer a receita em casa. A primeira é que por ser uma receita de um livro de curso de panificação, as receitas estão e gramas mesmo, por que na panificação tudo é pesado direitinho. A conversão para xícaras fica por sua conta e risco. A segunda é sobre o "jato de vapor". Se você já viu um forno de padaria, sabe que eles tem um sistema de vapor que é acionado nos primeiros dez segundos que o pão está assando, para dar uma casca crocante e deixar o meio macio. Isso não dá para ser feito com exatidão em casa, mas a "gambiarra" de jogar água numa forma bem quente ajuda bastante, não pule essa etapa! E a terceira coisa que queria dizer é que esse pão é MUITO gostoso. É aquele tipo de pão que fica levemente docinho, mas vai bem com recheio salgado ou doce, tipo o brioche.


Olha, eu nunca fui muito fã de batata-doce, mas por pura ignorância mesmo: nunca parei para comer (ou se já comi, não lembro), mas sei que não vou gostar. Pois é, tenho muito disso, quem nunca? De qualquer forma, fiz os pães pensando no meu namorado, grande consumidor de batata-doce com leite. Mas para minha surpresa, acabei comendo dois (e não deveria, dieta manda um abraço!). Eles ficaram fofinhos, super deliciosos e come-los quentinhos com uma geleia diet que eu mesma fiz não teve preço. Pois é, pelo menos a geleia foi liberada, haha. De qualquer forma, super recomendo que você faça esse pãozinho em casa. É meio trabalhoso, mas vale muito a pena!

Tá esperando o que para juntar os ingredientes e colocar a mão na massa?

Sweet Every Week é um projeto culinário que criei com a intenção de praticar novas técnicas e descobrir receitas e sabores. A cada semana de 2014 uma receita doce e deliciosa será compartilhada aqui no blog. Para saber mais do projeto e ver todas as receitas publicadas até agora, clique aqui.

Posts relacionados

2 Comentários

  1. Ai, que delícia! Sou apaixonada por pães! Esse está com cara de ter ficado uma delícia! Vou experimentar *-*
    Beijos,
    Déia!
    Own mine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também adoro pães. Massas no geral é comigo mesma. <3
      Pena que estou de dieta... Q__Q
      Mas não resisti e comi dois. E oh, ficaram muito deliciosos!
      Acho que você pode substituir a batata-doce por batata inglesa ou cenoura, ainda não testei, mas tenho quase certeza que com cenoura deve ficar divino. *-*

      Se fizer me conta como ficou. :*

      Excluir