Dicas de Confeitaria

By 10:13 ,


Nunca fui muito de cozinhar, mas sempre gostei de comer. Principalmente os quitutes que minha mãe fazia. Ela tem mãos de fada, juro! Tudo que era fazia era maravilhosamente delicioso. Sendo sempre mimada por ela e suas receitas, só foi pelo final de minha adolescência que entendi o "charme" da culinária - mas me apaixonei de verdade pela confeitaria. Bolos, tortas, docinhos, cremes e outros doces deliciosos são a minha especialidade, mas a principio eu não tinha os resultados esperados. Foi preciso muitos anos e várias ~dicas da mamãe~ para aperfeiçoar minhas técnicas. Na verdade, até hoje eu estou me aperfeiçoando. Mas como nem todo mundo tem uma "mãe fada-cozinheira" para ajudar e dar aquelas dicas preciosas, resolvi então separar alguns conselhos e segredinhos bem úteis que podem ajudar nas suas receitas.

Confeitaria é uma "ciência" bem exata. Apesar de ser possível fazer adaptações e experiencias, quase sempre o resultado da receita depende das medidas dos ingredientes, além da qualidade deles. Por isso, uma balança digital é fundamental em diversas receitas. Copos e xícaras medidoras nem sempre são tão exatos.

Separe e verifique se você tem todos os ingredientes. Pode parecer besteira, mas já cansei de começar a misturar as coisas de uma receita e de repente ver que não tenho ovos suficientes, acabou o leite ou o chocolate. Então, antes de começar qualquer coisa, verifique se tem todos os ingredientes e quantidades necessárias.
Obs: Sabia que isso é uma "técnica" da confeitaria chamada Mise en place?

Pré-aqueça o forno na temperatura indicada antes mesmo de começar a misturar os ingredientes, a menos que a receita especifique o contrário. Um forno frio compromete o crescimento da massa.

♥ Use sempre ingredientes em temperatura ambiente, a menos novamente que a receita especifique o contrário. Alguns ingredientes quando em certas temperaturas ficam diferentes, como por exemplo os ovos - que em temperatura ambiente incorporam mais ar e ficam mais leves do que os ovos gelados.

♥ O segredo de um bolo fofinho e que cresça uniformemente sem aquela montanha no meio é não bater demais. Bata só até que os ingredientes estarem bem homogenizados, nunca em excesso!

 Unte a forma, se necessário. O ideal é untar a forma antes de começar a misturar a massa, depois de pré-aquecer o forno. Um bolo assado logo após ser batido, crescerá melhor, por que o fermento químico (branco) exposto por muito tempo em temperatura ambiente perde um pouco do seu "poder" de crescimento.

A menos que especificado na receita, JAMAIS abra o forno com menos de dez minutos. Se estiver fazendo massas ou bolos, elas murcharão com certeza.

♥ Para saber se um bolo está pronto enfie um palito no centro e se ele sair seco e limpo, retire o bolo do forno. Desenforme após uns dez minutos, passando uma faca delicadamente pelas laterais e deixe esfriar. O bolo continua assando com a temperatura da assadeira, mas não se deve desenformá-lo ainda quente, pois ele ainda estará muito "fofo" e se quebra facilmente.

♥ Você pode substituir o leite nas receitas de bolo pela mesma quantidade iogurte natural para dar uma textura diferente. Experimente!

♥ Não ferva demais cremes que levam amido de milho (vulgo "maisena"), pois o calor em excesso faz ele perder as propriedades de engrossar.

 Para que aquelas coberturas de pães e doces que são feitas com açúcar de confeiteiro puro não "melarem" e sumirem depois de um tempo, misture o açúcar com 10% de leite em pó.

 Para dar cor e brilho na sua massa, bata uma gema com um pouco de água e pincele por cima. Quanto mais "pura" (menos água) a mistura, mais escuro ficará a superfície da massa.

 Para verificar se os ovos estão fresco ou não basta colocá-los numa vasilha com água. Se flutuarem estão frescos, se afundarem não.

♥ É sempre bom peneirar as gemas de ovos para evitar aquele cheiro forte de ovo na receita depois de pronta. Caso não ligue muito para isso - ou não queira ter tanto trabalho - experimente acrescentar algumas gotas de essência de baunilha nos ovos e bata, pois a essência disfarça o cheiro sem alterar tanto o sabor original.

♥ Aquela pitada de sal que quase toda receita doce pede é necessária, pois assim os sabores doces são realçados. Apenas não exagere na mão!

 Não desista! Se sua receita não deu certo da primeira vez, não fique frustado e jogue tudo fora. Pare, analise o que deu errado e pense se poderia ter sido feito diferente para dar certo. Tente novamente. Com a prática suas receitas sairão melhores, mais bonitas e gostosas.

Espero que as dicas tenham sido úteis e que com elas você consiga melhorar ainda mais suas receitas. São pequenas coisas que influenciam no resultado e, apesar de ser clichê, quase sempre uma receita feita com paciência e amor dará certo. O importante é não desistir só por que deu errado na primeira vez, ok? ♥

xx

Posts relacionados

2 Comentários

  1. Oie, Nayh!
    Muito útil seu post pra quem adora se aventurar na cozinha. Tbm tenho a sorte de ter uma mãe incrível, que transforma tudo que toca em uma receita deliciosa! <3
    Muitas das suas dicas eu já havia escutado dela (principalmente a da pitadinha de sal, haha).
    Adoro testar receitinhas, mas sou meio desastrada e, no processo, sempre erro a mão em alguma coisa... =/ Mas no fim até que funciona, haha.
    Já até anotei algumas receitas que vc postou aqui pra tentar fazer em casa! :3
    Bjos,
    La Vie d'Lee

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Andresa. :3
      Ter uma mãe cozinheira é incrível né? Nada melhor do que uma comidinha feita cheia de amor por ela. <3
      E essas dicas são as mais básicas/úteis, tem algumas técnicas bem complicados que pretendo ensinar mais para frente e de acordo com as receitas que for fazendo, mas acho que só com essas já ajuda bastante quem está começando, né?
      E é só ter paciencia, eu também errava (e ainda erro) muita coisa, mas a medida que você faz a receita vai dando mais confiança e os resultados saem melhores, é só questão de prática (e paciencia com as receitas e tempos de preparo).
      Se você fizer alguma coisa que eu ensinei aqui, por favor me deixe saber ou me passe o link, gostaria de ver seus resultados. :D
      ~ le abraço virtual ~

      Excluir