Sweet Every Week #12 - Sonho de Padaria

By 16:58


Hey, hey, hey! Nunca fui muito fã de sonhos, principalmente depois que comecei a trabalhar na padaria e tinha que faze-los diariamente. Mas minha mãe era simplesmente apaixonada pelo recheio (creme de confeiteiro, que ensinarei aqui em breve) e eu vivia levando para ela. Esses dias conversando com ela deu vontade de fazer os seus tão amados sonhos com creme. Se você quiser aprender como faz, é só continuar comigo.

Tempo de Preparo: 1 hora e 20 minutos
Dificuldade: •••○○

Ingredientes
250ml de leite morno
700g de farinha de trigo
3 colheres de sopa de açúcar
3 colheres de sopa de margarina
2 pacotes de fermento biológico seco (10g cada)

Modo de Preparo:
Dissolva o açúcar e o fermento no leite e reserve. Incorpore brevemente a margarina na farinha, amassando com as mãos (ou na batedeira, com o batedor de gancho). Adicione o leite na farinha e sove bem até formar uma massa que desgrude das mãos. Deixe descansar dentro de uma vasilha coberta com um pano por 30 minutos ou até que dobre de tamanho. Amasse um pouco a massa e abra com a ajuda de um rolo numa espessura larga (1-2cm), para então cortar a massa com a ajuda de um copo ou cortador redondo. Reserve os sonhos cortados numa assadeira por mais 30 minutos até que cresçam novamente. Aqueça o óleo e frite os sonhos, tomando cuidado para não ficarem crus no meio e nem dourar demais e queimar. Deixe esfriar um pouco para rechear a gosto. Peneire açúcar de confeiteiro por cima e sirva.
> Validade de até 2 dias. 


Essa massa de sonho fica muito gostosa, apesar de não ser a típica massa que usava na padaria. A massa original é a mesma massa do brioche, que é pré-assada primeiro no forno e depois frita. Brioche dá certo trabalho de fazer e eu não estava a fim de ficar sovando uma massa por quase uma hora, então resolvi experimentar essa. O resultado ficou muito parecido com o original. Eu fritei direto, mas acho que dá para pré-assar essa massa também. O maior problema de fazer sonho é fritar, por que se o óleo estiver quente demais ele vai ficar cru por dentro e, se estiver frio demais, ele fica "encharcado", com gosto de óleo e murcho. Para saber o ponto ideal do óleo basta colocar um palito de fósforo no óleo ainda frio e ficar de olho: assim que o fósforo acender está na hora de começar a fritar. Só não esqueça de tirar o palito de dentro do óleo antes, hein?!


Meu recheio foi o creme de confeiteiro, que acabou ficando laranja por que confundi o corante laranja com o amarelo, apesar de não dar para reparar direito nas fotos, que saíram claras demais, hehe. Mas dá para usar brigadeiro, doce de leite ou mesmo servir com uma manteiga quentinho que fica uma delícia, já que a massa em si não é tão doce. Como eu disse, não sou grande fã de sonho, mas o pessoal daqui adorou. A massa rendeu aproximadamente uns 40 sonhos usando um copo de boca não tão larga, então com certeza vale a pena fazer na sua casa se você gosta e economizar. Fique de olho que em breve ensinarei a receita do creme de confeiteiro que usávamos na padaria, dai então seu sonho ficará perfeito e ninguém vai acreditar que foi você mesma quem fez. ;)

Tá esperando o que para juntar os ingredientes e colocar a mão na massa?

Sweet Every Week é um projeto culinário que criei com a intenção de praticar novas técnicas e descobrir receitas e sabores. A cada semana de 2014 uma receita doce e deliciosa será compartilhada aqui no blog. Para saber mais do projeto e ver todas as receitas publicadas até agora, clique aqui.

Posts relacionados

2 Comentários

  1. Desse jeito eu vou engordar! Você só posta coisa gostosa aqui *-*
    Vou testar a receita em casa (e colocar corante roxo "sem querer", só pq eu acho legal hahaha)
    Beijos,
    Déia!
    Own mine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha, faça mesmo. Eu adoro cozinhar e fico feliz quando as pessoas gostam. <3
      E o corante não é realmente necessário, já que as gemas já dão uma cor amarelada, mas eu queria um tom bem vibrante, sabe? Só que tava sem rótulo e acabei confundindo o amarelo e laranja. :P E eu até pensei em colocar corante roxo (<3) também, mas do jeito que o pessoal aqui é chatinho, eles não iriam querer comer algo roxo, hehe.

      Excluir