Meus jogos favoritos de Nintendo DS

By 23:40 ,


O post de hoje é uma homenagem ao meu ex-companheiro nas horas livres: meu Nintendo DS Lite. Ele, infelizmente, parou de funcionar, após sete maravilhosos anos de diversão em forma de pixels. Vim aqui então relembrar todos os bons momentos e dos ótimos jogos que já joguei. Esse vai ser meu "Top 10" de jogos favoritos para Nintendo DS, para que sirva de recomendação pra'queles que também possuem o melhor vídeo-game ever. 

10. Super Princess Peach
Nesse jogo temos a inversão de papeis: Bowser resolve capturar Mario, Luigi e Toad e aprisioná-los em Vibe Island, sobrando para a princesa Peach resgatá-los. No jogo Peach conta com a ajuda de um guarda-sol mágico chamado Perry, que irá ajudá-la a resgatar Mario e cia. Super Princess Peach é um jogo de plataforma bem parecido com os Marios clássicos. São oito mundos, com seis fases cada mais um mini-boss, sendo que para enfrentar o chefe o jogador deverá vencer um minigame antes. Em cada fase há três Toads para serem resgatados, além de um extra resgatado ao vencer cada mini-boss. Para enfrentar Bowser o jogador deverá ter resgatado todos os 128 Toads, sendo 16 em cada mundo. A primeira vista o jogo pode parecer idêntico aos outros do Mario, mas ele tem dois grandes diferenciais: Os poderes do guarda-sol Perry e a "barra de emoções" de Peach, que são Happy, Sad, Angry e Calm. Essas emoções a ajudam a enfrentar diferentes inimigos e resolver alguns quebra-cabeças pelo caminho, pois ao ativá-las cada uma dá um poder/utilidade diferente. Apesar de parecer bem simples, o jogo é bem difícil - principalmente nos minigames - e completamente viciante. Achei bem legal a inversão de papeis e ser finalmente a vez da princesa Peach precisar salvar todo mundo, haha.

---
09. Yoshi's Island DS
Yoshi Island DS é um jogo muito lindo, com os cenários todos parecendo serem feitos de giz de cera, o que dá ao jogo um aspecto bem único e divertido. A história conta que Magikoopa sequestra todos os bebês da ilha e os leva para Bowser. Por sorte, Baby Mario acaba sendo esquecido e é salvo pelos simpáticos Yoshis. Os Yoshis decidem resgatar os outros bebês, levando Mario com eles. São apenas cinco mundos, porém as fases são longas e existem várias outras secretas. Apesar de ser um Yoshi de cor diferente a cada fase, o que muda os "poderes" deles são os bebês: cada um tem sua especialidade, como Peach poder flutuar numa corrente de ar ou DK quebrar tijolos. Ao longo das fases você irá resgatando novos bebês, podendo até mesmo jogar com Baby Bowser! Só que o que dá a dificuldade do jogo é que, a cada vez que você é atingido, o bebê "foge" entrando numa bolha e flutuando pelo mapa, então você tem que resgatá-lo antes de acabar o tempo. Isso pode ser bem irritante em fases com muitos monstros. Mas o jogo é super fofo, divertido e tem o nível de dificuldade certa, exigindo que o jogador pense para solucionar os quebra-cabeças de cada fase e assim poder avançar no jogo.

---
08. Avalon Code
Avalon Code foi um jogo que me surpreendeu muito positivamente. O jogo é no estilo RPG e gira em torno de um livro, o Book of Prophecy. O personagem principal (Yumil é o menino e Tia a menina) descobre que o mundo em que vive está com os dias contados e que ele(a) foi escolhido(a) para criar um novo, mas para isso deverá coletar todas as informações desse mundo atual que queira ter no novo mundo dentro do Book of Prophecy. A princípio parece bem complicado, pois a interação com o livro dá uma jogabilidade única ao jogo, podendo criar equipamentos com coisas do mundo que você já tenha "escaneado" para o livro, sendo assim as opções são quase infinitas. É bem complicado de explicar, precisaria jogar um pouco para entender bem como funciona o livro. Caso tenha interesse em saber mais das mecânicas do jogo, recomendo a leitura desse artigo da Wii U Brasil. Além do livro, também existem os quatro espíritos que irão ajudar e guiar você durante a aventura. É muito legal notar que os espíritos não são somente ferramentas, são personagens tão importantes quanto você! Além de possuírem poderes que irão te ajudar a avançar em determinados pontos da história, eles também tem personalidades bem definidas e aos poucos você vai descobrindo sobre a história e relações de cada um. O jogo é belíssimo e os personagens são, em sua maioria, bem construídos e cativantes. Eu mesma me emocionei em vários pontos da história. Vale muito a pena jogar essa aventura e conhecer esse mundo.

---
07. Cooking Mama 3
Cooking Mama é uma franquia de jogos de culinária super popular no Japão. O jogo é bem colorido e divertindo, tendo como "missão" cozinhar diversas receitas realizando o passo a passo na tela de toque do DS, como mover a stylus (canetinha do Nintendo) de acordo com as tarefas dadas. São as mais variadas tarefas que imitam os passos reais de cozinhar, como separar a gema dos ovos, fritar a carne girando a frigideira, descascar os vegetais e muitas outras coisas. Cada prato é dividido em várias dessas tarefas, tendo um tempo para ser completado e uma nota final de acordo com o seu desempenho em cada tarefa. São mais de 70 refeições diferentes para desbloquear e cozinhar. O jogo é bem simples e um tanto infantil, mas acho super viciante e não cansava de jogar até conseguir uma medalha de ouro em todas as refeições, hehe.

---
06. Harvest Moon DS Cute
É muito difícil escolher somente um Harvest Moon para colocar aqui, sendo uma grande fã da série. Para quem não conhecer, Harvest Moon - independente da versão - é um jogo onde você deve cuidar de uma fazenda e transformá-la na melhor de todas, tirando seu sustento dela. Você irá semear a terra, regar suas plantas, aumentar sua fazenda, construir coisas, ordenhar as vacas, cuidar das galinhas, cavalgar, pescar e várias outras coisas da vida no campo, além de poder conquistar o coração de algum dos NPCs e casar. O jogo conta com um sistema de tempo, sendo que se passam dias, estações do ano como verão e inverno, além de clima como chuva ou ensolarado. Essa mecânica de tempo define quantos dias levarão para suas plantas crescerem, o que você poderá cultivar a cada estação e muito mais. Apesar dos gráficos simples, esse jogo é simplesmente viciante! Harvest Moon DS Cute é uma versão para DS do famoso Harvest Moon Mineral Town, que ficou muito famoso no GameBoy, só que nessa versão para DS você jogará com um personagem feminino (o Harvest Moon DS - sem o "cute" - é a versão que você joga com o personagem masculino). Se eu puder recomender uma versão "mais recente" e com os gráficos melhorados, eu diria: Harvest Moon: Island of Happiness. Nessa versão o personagem principal sofre um naufrágio e vai parar numa ilha pouco habitada. Ao aceitar cuidar de uma fazenda abandonada, o jogador atrai mais moradores para a ilha a medida que a fazenda cresce e se torna famosa. Sou muito suspeita para falar desse jogo, mas acho que não tem nada que eu possa falar de negativo dele. Ele não tem um "fim", os anos se estendem eternamente e você nunca irá morrer, podendo cuidar de sua fazenda para sempre. The fun never ends!

---
05. Pokémon Mystery Dungeon
Pokémon Mystery Dungeon é bem divertido e, na minha opinião, super fofo. Existem várias versões do jogo, cada uma com sua história, mas todas giram em torno de um humano que acabou virando um Pokémon (o Pokémon que você vai ser é definido através de um questionário no começo). O humano/Pokémon acaba se juntando a outro Pokémon que o encontrou e juntos eles formam um Rescue Team, que é basicamente uma equipe de Pokémons aventureiros que se dedicam a ajudar outros Pokémons. As missões são as mais variadas e você sempre acaba indo para alguma dungeon, que é um mapa de vários andares aleatórios onde você deve achar a escada para ir subindo. Ao longo do caminho você irá encontrar itens, batalhar com Pokémons selvagens e, ocasionalmente, esses Pokémons irão querer entrar para sua equipe. Vale muito a pena jogar, principalmente se você gosta de Pokémon, mas já cansou um pouco do estilo dos main games, que é capturar e batalhar continuamente. As histórias dos Pokémon Mystery Dungeon são sempre bem construídas. ♥

---
04. Mario & Luigi: Partners in Time
Assim como Pokémon Mystery Dungeon, esse jogo do Mario é para quem já cansou do estilo dos jogos "clássicos" do Mario. Achei os gráficos desse jogo super fofos, além de ter uma jogabilidade totalmente nova. E finalmente Luigi ganhou destaque na série! O jogo é em estilo de RPG clássico e é uma espécie de continuação do jogo "Mario & Luigi: Superstar Saga". Na história Mario e Luigi tem uma tentativa falha de viagem no tempo que causa um buraco temporal, onde eles acabam caindo e encontram com suas versões bebês do passado. Enquanto isso a Princess Peach está perdida no futuro, sequestrada por alienígenas. Além da história super divertida desse jogo, adorei o estilo de batalha - típico dos RPGs, mas uma novidade na série de Mario. Pelo menos para mim, que nunca havia jogado o antecessor desse. Além de controlar Mario e Luigi, você também pode controlar os bebês Mario e Luigi separadamente para avançar nos níveis, o que dá uma versatilidade muito grande, além de uma ampla opções de quebra-cabeças para resolver. Não vou ficar falando muito, se não o post vai se estender além do planejado, mas se você ainda não conhece "Mario & Luigi RPG", recomendo fortemente essa versão. Luigi tem um destaque tão grande, além de ser hilário, que valeu super a pena para mim jogar esse jogo, só pela presença dele. <3

---
03. The Legend of Zelda: Phantom Hourglass
Phantom Hourglass é como se fosse o sucessor de The Wind Waker. Na história, Link e os piratas de Tetra estão navegando quando encontrar um navio fantasma. Tetra vai explorá-lo e acaba sendo atacada. Quando Link tenta salvá-la, ele cai do navio e acaba indo parar em uma ilha, onde encontra uma fada que irá ajudá-lo em sua missão. Os gráficos são muito fofos, similares ao de Wind Waker. A jogabilidade pode ser um pouco difícil no começo, pois o câmera tem um ângulo diferente. Outra coisa é que muitos dos movimentos são feitos com a Stylus do DS, como por exemplo para controlar as armas. Também é preciso usar o microfone do DS em algumas partes, para produzir sons e chamar ou espantar os inimigos. Sendo um jogo da franquia Zelda, é de se esperar várias missões e desafios complicados, além de uma história e gráficos incríveis. Para quem ainda não jogou esse, eu recomendo fortemente. Tenho um carinho especial por ele por ter sido o segundo da franquia que finalizei, depois de Ocarina of Time. <3

---
02. The World Ends With You
Fiquei tentada a colocar esse na primeira posição, mas se você for ver qual é o primeiro e fazer a conexão comigo e meu vício, vai entender, haha. Mas de qualquer forma, esse jogo merece um destaque especial. The World Ends With You (TWEWY, para ficar mais curto) foi produzido pela mesma equipe que produziu Kingdom Hearts, da Square Enix. Só por esse fato você já tem uma boa noção de que se trata de um jogo incrível. Os gráficos são bem diferentes, fazendo uma relação com a arte de Shibuya - Japão e a trilha sonora é incrível. A história se passa nos dias modernos em Shibuya e o personagem principal, Neku Sakuraba se vê dentro de uma espécie de jogo forçado que irá decidir seu destino. Não posso falar muito da história, se não vou dar spoilers, mas é algo incrível e totalmente original! Acho que a única reclamação que teria a fazer seria no sistema de batalhas, que acontece simultaneamente nas duas telas do DS e os movimentos com a Stylus são um pouco imprecisos. Mas tirando esse fato menor, o jogo é totalmente perfeito. Seja pela história, seja pela trilha sonora, seja pela interação com os cenários, seja apenas pelo simples fato de ter sido um jogo produzido pela Square. TWEWY é simplesmente incrível e acho difícil não se encantar com ele.

---
01. Pokémon HeartGold/SoulSilver
Alguém está surpreso que o meu jogo favorito de todo o tempo seja Pokémon? Pois é, achei que não... Mas de qualquer forma, Pokémon HeartGold/SoulSilver foi o melhor jogo de todos os jogos de Pokémon! Na verdade foi um remake de Gold/Silver/Crystal, o que significa que os jogos antigos foram refeitos com gráficos melhores. Mas não é só os gráficos que mudaram, a Game Freak resolveu implementar uma característica que marcou fortemente a versão Yellow: seu Pokémon te seguindo! Acho que foi uma das coisas que mais gostei no jogo, sério. É muito legal andar para lá e para cá com seu Pokémon te seguindo e fazendo expressões, hehe. Mas houveram outras mudanças e implementações além disso, como o Pokéathlon, que é um grande mini-game estilo "maratona", onde você comanda alguns de seus Pokémons em diversos jogos, como corrida, saltar obstáculos, pegar bandeiras e etc. Além de tudo isso, o jogo ainda vem com um Pokéwalker, uma espécie de tamagochi, que funciona como pedômetro - contando o seus passos para adquirir mais pontos. Com o Pokéwalker você pode mandar um de seus Pokémons para o aparelhinho e tem acesso a novos mini-games e Pokémons exclusivos. Com certeza é o meu jogo favorito - de Pokémon ou não - de todos os tempos, pois é super bem feito, tem várias funções novas e exclusivas, além de ser a região mais legal de Pokémon. E também tenho um carinho especial pelo meu Soul Silver, por ter sido o primeiro jogo original de Pokémon que comprei - e com meu primeiro salário da vida!

Wow, acabei empolgando ao escrever sobre meus jogos favoritos da minha plataforma favorita, hehe. ♥ Enfim, espero que tenham gostado das recomendações e que tirem um tempo para experimentar esses jogos caso ainda não conheçam, vale muito a pena! Quem ai também tem um Nintendo DS? Já jogou algum desses jogos? Quais são os seus favoritos? Vamos conversar sobre games. <3

♥♥♥

Posts relacionados

4 Comentários

  1. Pensei que não teria Zelda na sua lista e já estava quase chorando.. pensando.. "Eu acreditei nela #drama" hahahahaha

    Nayh eu quero muito jogar Super Princess Peach.. Acho ele tão fofinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaahaha, ele merecia uma posição de destaque. Acredite, entrando no "top 3" com TWEWY e Pokémon não é para qualquer um não. :P (e também só joguei ele no DS, #mimimi)

      E é difícil para caramba, mas muito fofinho e divertido! Recomendo ele e o Mario & Luigi Partners in Time. O Luigi nesse jogo mostra exatamente por que ele é meu personagem de Mario Bros. favorito, hahahaa.

      Excluir
    2. Ahhhh eu adoro o Lugi tbm <3 Queria o toy dele da S.H Figuarts

      Excluir
    3. Luigi é o melhor personagem, falo mesmo. hahahah ♥
      Também queria esse toy dele. ;-;

      Excluir