Book Review: A Bússola de Ouro

By 15:14


O primeiro livro da trilogia Fronteiras do Universo, do autor Philip Pullman, conta as aventuras de Lyra. Lyra é uma garotinha órfã e meio selvagem que apesar de viver sob os cuidados da Faculdade de Jordan, prefere brincar pelas ruas de Oxford com seu Dimon Pantalamion e seu melhor amigo Roger. Lyra é até feliz com a vida que leva, porém um dia crianças começam a sumir misteriosamente, inclusive Roger. A garota decide então embarcar numa viagem para procurar o amigo e acaba sendo jogada no meio de uma guerra que ela não entende e seu papel nela é de extrema importância. Apesar de ser importante, ela deverá realizar sua missão sem saber o que está fazendo, contanto somente com a ajuda de Pantalamion e com o Alitiometro, uma espécie de bússola dourada que revela a verdade.


Sou muito, mas muito suspeita para falar desse livro. É simplesmente meu livro favorito de todos os tempos, do mundo todo! É o melhor livro de todo o universo! Entenderam a noção de favoritismo? Enfim, o livro é em narrado em terceira pessoa, mas o foco principal é Lyra. A garota é corajosa, um tanto teimosa e mentirosa - o que salva sua vida em muitas situações. Seu crescimento e amadurecimento na série é incrível. No decorrer da história somos apresentados a vários lugares e personagens incríveis, com uma narração bem detalhada, mas que ao mesmo tempo dá bastante espaço para você imaginar as coisas. O autor fez um trabalho fantástico com esse livro (e trilogia). Somente com o decorrer da história é que vamos percebendo os detalhes se encaixando e fazendo sentido. Muita coisa do primeiro livro só explicada no terceiro, por isso é bom prestar bastante atenção. A história foi muito bem pensada, mas talvez as pessoas muito religiosas acabem não gostando do livro por criticar bastante a religião cristã e, principalmente, católica.


Talvez você conheça o livro pelo filme, que não foi muito bom, então por isso não queira ler. Só deixe lhe dizer que você estará perdendo a chance de ler um livro maravilhoso e embarcar numa aventura épica. Não canso de repetir que a história é fantástica e muito bem pensada. Se você gosta de mundos diferentes, personagens cativantes, narrativa rica em detalhes, vai adorar essa trilogia. Sem contar que a capa é muito linda, além de ter tudo a ver com a história. As páginas são brancas, mas não cansam a leitura, por que você simplesmente não consegue parar de ler até o final. A diagramação, fonte e todo o resto são ótimos e proporcionam uma leitura fácil. Se você ainda está na dúvida, vá ler que eu garanto que você não irá se arrepender!

Posts relacionados

0 Comentários