Sweet Every Week #1 - Bolo ao Leite Gelado

By 15:27


Hey, hey, hey! É com muita felicidade que finalmente venho estrear meu ~ projeto culinário ~ aqui no blog: Sweet Every Week. A intenção desse projeto é ensinar toda semana (aos sábados) um doce delicioso e diferente. Eu já tinha a ideia de ensinar alguma coisa relacionada a confeitaria desde que criei o blog, pois eu simplesmente adoro cozinhar coisas dessa área, mas tinha um pouco de medo de não dar certo. Bem, estou deixando o medo de lado e irei me esforçar para trazer algo bem legal toda semana. Todos os doces desse projeto são testados e aprovados por mim (e pelo Sr. Namorado ♥). Sem mais delongas, vamos lá?

Bolo ao Leite Gelado

Tempo de Preparo: 1h + 3h na geladeira
Dificuldade: •○○○○○ (1/5)

Ingredientes da Massa:
4 ovos
2 xícaras de açúcar
3 xícaras de farinha de trigo
1 copo de suco de laranja (250ml)
1 colher de sopa de fermento em pó

Ingredientes da Cobertura:
1 garrafa pequena de leite de coco
1 garrafa de leite (utilize a mesma garrafa do leite de coco como medida)
1 lata de leite condensado
1 pacote de coco ralado sem açúcar

Modo de Preparo:
Na batedeira bata as claras em neve, depois acrescente o açúcar e bata por mais 3 minutos. Em seguida, coloque as gemas, o trigo, o suco e continue batendo até formar uma massa bem homogênica e lisa. Por último coloque o fermento e bata por alguns segundos na menor velocidade da batedeira. Despeje a massa numa forma quadrada média já untada e coloque para assar em forno pré-aquecido em temperatura média (180º) por aproximadamente 40 minutos ou até dourar a massa.

Cobertura:
Misture bem com um garfo, numa tigela grande, o leite de coco, o leite e o leite condensado e reserve. Assim que o bolo tiver assado, retire do forno e fure toda a sua superfície com garfo ou faca, assim a cobertura penetrará bem. Com o bolo ainda quente e já furado despeje a cobertura sobre ele e salpique o coco ralado por cima. Leve à geladeira por no mínimo 3 horas. Após, corte o bolo em quadradinhos do tamanho que preferir e embrulhe com papel alumínio. 
Conserve na geladeira por até uma semana.

Obs: Eu usei suco de pacotinho já adoçado mesmo. Você também pode usar suco de abacaxi.
Obs²: Se possível, peneire as gemas antes de colocar na massa, pois o bolo pode ficar com cheiro de ovo mesmo depois de assado. (Como aconteceu comigo, haha).


Esse bolo era a alegria das minhas festinhas infantis, lembro que minha mãe sempre fazia nos aniversários e eu sempre guardava uns dois embrulhinhos para comer depois, haha. Ele fica super macio e muito, mas muuuuito molhadinho. O coco por cima dá um sabor a mais, além de ficar um charme. Só que se eu puder dar mais uma dica para vocês, tentem esperar pelo menos 3h antes de cortar o bolo, pois eu estava apressada para fotografá-los, já que já estava escurecendo e acabou que eles se despedaçaram um pouco, por estarem muito molhados e quentes. Mas de qualquer forma, esse bolo é super simples e muito gostoso, tenho certeza que todo mundo vai adorar!


Tá esperando o que para juntar os ingredientes e colocar a mão na massa?

Sweet Every Week é um projeto culinário que criei com a intenção de praticar novas técnicas e descobrir receitas e sabores. A cada semana de 2014 uma receita doce e deliciosa será compartilhada aqui no blog. Para saber mais do projeto e ver todas as receitas publicadas até agora, clique aqui.

Posts relacionados

0 Comentários