Piores Livros de 2013

By 12:35


Como já citei nos posts anteriores de retrospectiva e dos melhores livros lidos em 2013, o ano passado foi um ano de ótimas leituras. Porém, mesmo com tantos livros maravilhosos, alguns simplesmente foram um fracasso, uma enorme decepção - pelo menos para mim.


É capaz de ter treta aqui e alguém me xingar muito no Twitter, por que eu coloquei dois livros do John Green como "piores" de 2013, ainda mais sendo uma deles A Culpa é das Estrelas! Só que, para mim, a escrita de John Green é... Como dizer sem ser rude? "Sem sal" / "Meh". Acho que as pessoas estão superestimando demais os livros dele, por que eu sinceramente não vi nada de mais em nenhum dos três livros que li, e olha que estou tentando entender esse frenesi todo pelo cara! Acho que a grande culpada pelo meu enorme desapontamento foi toda a expectativa, já que TODO MUNDO estava falando tão bem do livro/autor (alguns diziam que A Culpa é das Estrelas era o melhor livro de todo o universo, que choraram litros e a vida mudou totalmente depois de ler esse livro) e, quando finalmente fui ler, vi que era só um livro normal como todos os outros, até um pouco chato e forçado - desculpem. Ah, falando em expectativas frustradas por todo mundo estar falando tão bem do livro, aconteceu a mesma coisa com Cidade dos Ossos. Sei lá, a história é até bacana, mas não gostei muito da narrativa. Comprei um box com os três primeiros livros no Submarino e o primeiro veio sem os "brilhinhos", o que só me deixou ainda mais chateada com a série. Infantil, eu sei. Mas de qualquer forma preferi o filme do que o livro, apesar de ter sido uma coisa bem diferente.


Esse O Substituto foi um acaso, pois tinha ido na livraria comprar Um Dia, do mesmo autor e que todos estavam elogiando, mas como estava em falta e eu tinha lido uma resenha muito boa dele, acabei levando esse no lugar. Para mim foi um livro chato e arrastado, não vi a hora de terminar a história. Talvez se eu tivesse feito teatro meus sentimentos sobre esse livro teriam sido diferentes, mas não fiz e essa é a minha palavra final sobre ele: chato. Os outros dois, Em Busca de Zoë e Para Sempre foram livros comprados aleatoriamente na Saraiva Online só pelo simples fato de estarem por R$ 9,90 cada. Já tinha lido uma outra série da Alyson Noël que gostei (Os Imortais) e Para Sempre era bem comentado por ter virado um filme. Enfim, Em Busca de Zoë não foi RUIM, só foi... Bobinho. E Para Sempre foi chato, para mim, por não ser um tipo de leitura que eu estou acostumada. Não é uma história, e sim algo real. A narrativa não foi pensada para agradar e surpreender o leitor, e sim foi escrita pelo próprio "personagem". Sei lá, só sei que não gostei nada do livro e pensei seriamente em desistir dele. Talvez o filme seja melhor, não sei por que ainda não assisti e fiquei tão entediada com o livro que não sei se vou dar uma chance para o filme.

Bem, antes de você começar a me xingar nos comentários ou no Twitter, só quero lembrar que essa é a minha opinião e eu sinceramente não tenho a obrigação de gostar de um livro só por que todo mundo gosta. Dificilmente mudarei minha opinião sobre esses livros, então nem tente perder o seu tempo argumentando comigo para me forçar a mudar de ideia. Ao invés disso me diga: quais foram os piores livros, para você, em 2013?

xx

Posts relacionados

2 Comentários

  1. Eu não classificaria "A Culpa é das Estrelas" como os piores do ano, mas com certeza não é tudo aquilo que o pessoal fala! Eu li o livro achando que seria um livro ótimo, maravilhoso e tudo aquilo que a expectativa me deixou na cabeça, mas a minha impressão foi exatamente como a sua: o livro não é nada demais... E, peço desculpa aos fãs de John Green, achei beem parecido com a Sick Lit típica do Nicholas Sparks, vc não acha, Nayh?

    "Cidades Dos Ossos" foi um livro que eu gostei bastante, mas eu li sem nenhuma expectativa - e talvez por isso tenha gostado tanto. Mas, é claro, não achei o Jace tuuudo aquilo que as meninas acham! hahaha

    Ainda não li nenhum dos outros livros da sua lista, mas já ouvi falar que a narrativa de "Para Sempre" não é tudo aquilo - parece exatamente um relato do que aconteceu, mais do que uma história fofa com final feliz. Eu adorei o filme, mas não sei se leria o livro!

    Beijos,
    Own mine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que vou parar de ler resenhas e opiniões dos outros quanto a livros. Quando todo mundo fica falando demais de um livro eu sempre acabo me decepcionando ao ler, sabe?
      E eu classifiquei A Culpa é das Estrelas como pior do ano por ser muito... Mórbido. Não vi graça nenhuma, mesmo o autor tentando fazer a história de ter câncer ser mais "leve".

      E eu acho que vou assistir o filme "Para Sempre", deve ser bem melhor do que o livro, afinal histórias de narrativas "reais" ficam melhores como filmes mesmo. Sei lá, foi uma narrativa muito chatinha, hehe :P

      Excluir