Book Review: Fangirl

By 14:20


Fangirl, da autora americana Rainbown Rowell, conta a história de Cather (só Cath, por favor), uma garota introvertida, que não gosta de mudanças e sem nenhum amigo além de sua irmã gêmea, Wren. Cath também é conhecida na internet como Magicath, a autora da mais famosa e conhecida fanfiction Carry On, Simon (da série Simon Snow, uma série de livros bem semelhante à Harry Potter). Cath e Wren costumavam passar horas escrevendo e lendo fanfics de Simon e Braz, como uma forma de fugir do mundo real e esquecer do abandono da mãe. Por causa disso elas eram praticamente inseparáveis, estendo sempre ali uma para a outra. Porém quando chega a hora de ingressar numa faculdade, Wren resolve querer deixar tudo isso para trás e recomeçar uma nova vida, conhecer novas pessoas e ter novas experiências. Cath acaba indo para a faculdade por não querer abandonar a irmã, mas como Wren não quer mais ser vista sempre como "as gêmeas", ela decide que as duas devem dividir o quarto do alojamento da faculdade com pessoas diferentes, o que deixa Cath perdida e assustada.


Cath acaba dividindo o quarto com Reagan, uma garota mal-humorada e aterrorizante e de quebra seu sempre presente namorado Levi, um rapaz muito simpático e sorridente. O jeito que Cath consegue lidar com todas as novidades é o único que ela conhece: se fechando no seu próprio mundo de fanfic, a Carry On, Simon. Após alguma resistência, Cath vai aos poucos criando um laço de amizade com Reagan e Levi, além de se interessar por Nick, um garoto que faz a mesma aula de Fiction Writing com ela - ambos costumam escrever juntos durante alguns dias da semana. Além disso ela começa a se distanciar cada vez mais da irmã e se desenvolver por si própria, mas sempre sem deixar de ser ela mesma e gostar de Simon Snow.
"I’m scared of everything. And I’m crazy. Like maybe you think I’m a little crazy, but I only ever let people see the tip of my crazy iceberg. Underneath this veneer of slightly crazy and socially inept, I’m a complete disaster."

O livro é narrado em terceira pessoa, mas centralizado em Cath, contendo as vezes alguns pensamentos e sentimentos da garota. Em diversos trechos conseguimos nos identificar com Cath: desajustada, tímida, esquisita, boba. Em outros momentos dei boas risadas com as maluquices e pensamentos da garota. Mas é isso que deixa a personagem tão adorável, ficamos torcendo para que tudo dê certo para ela e as vezes queremos simplesmente gritar com ela para que faça as coisas certas. Os personagens secundários também são muito bem desenvolvidos, sendo facilmente assimilados a pessoas que conhecemos na vida real. Alguns são adoráveis, outros só se revelam em certa parte e outros simplesmente parecem fazer de tudo para que os odiemos, mas todos tem sua devida importância na história e no amadurecimento de Cath


Li o livro em inglês, mas ele tem uma linguagem mais contemporânea e bem jovem, sendo assim de um nível básico-intermediário. O livro em si é dividido em duas partes, uma para cada semestre da faculdade e cada capítulo começa com um trecho dos livros de Simon Snow ou de uma fanfic de Magicath (pseudomo online de Cath), o que é incrível, pois a autora criou uma história dentro de outra história. Esses trechos que precedem os capítulos dão uma pequena noção do que nos aguarda. Na parte mais técnica, simplesmente me apaixonei pela jacket do livro, ela é adorável e tem tudo a ver com a história. O livro sem ela é bem simples, mas a diagramação é ótima: fonte em tamanho grande, parágrafos e diálogos definidos e páginas amareladas. A minha única reclamação sobre esse livro seria o final, que só consegui pensar "COMO ASSIM VAI ACABAR DESSE JEITO?!". Deixou aquele gostinho de "quero mais" e muitas e muitas possibilidades para interpretações, assim como toda boa fanfic deve terminar: instigante, deliciosa e revoltante.


Confesso que já cheguei a escrever algumas fanfics, mas nunca fui uma dessas fangirls super viciadas como a Cath. Ainda assim consegui me identificar muito com o que a personagem passa durante a história. É uma leitura leve e adorável, eu devorei do inicio ao fim e recomendo muito a leitura para qualquer pessoa que já foi ou ainda é fã de algum personagem.

xx

Posts relacionados

4 Comentários

  1. Que capinha fofa! Também nunca fui de fazer fanfics, mas lembro de uma época que era febre, tinha até comunidades no Orkut, rs.


    Um beijo,
    Re

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é? É uma jacket, morro de medo dela rasgar ou sujar, tenho vontade de encapar só para conservá-la fofinha para sempre. <3
      E eu fazia parte dessas comunidades, haha.
      Geralmente eu escrevia fanfics de animes, tipo Sakura Card Captors. Bons tempos, hehe.

      Excluir
  2. Mas que fofura de livro, menina
    |Não sei se daria bem lendo em inglês e preciso pra treinar rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito fofinho mesmo. <3
      E inglês nem é tão complicado, é mais questão de prática. Alguns livros são mais complicados, mas geralmente os YA (young adult) tem uma linguagem mais fácil. Eu leio com um dicionário por perto, mas em Fangirl só precisei utilizá-lo três vezes. :P

      Excluir