Sweet Every Week #19 - Torta de Limão Siciliano

By 17:38


Hey, hey, hey! Dia das Mães é amanhã e não vou poder comemorar com a minha, então resolvi homenagear a minha sogra com a receita de hoje, afinal, ela também é mãe - e mãe da pessoa mais querida da minha vida! Queria algo que tivesse a cara e o gosto de "verão", já que além de sempre ser muito quente aqui no Ceará, ela (minha sogra) passa esse clima pra mim - quentinho e feliz. Resolvi então fazer uma tortinha de limão siciliano, azedinha, gelada e deliciosa!

Tempo de Preparo: 2 horas + 5 horas de espera
Dificuldade: •••○○

Ingredientes do Recheio
85g de manteiga (em temperatura ambiente)
1 xícara (chá) de açúcar 
2 ovos (em temperatura ambiente)
2 gemas (em temperatura ambiente)
2/3 xícara (chá) de suco de limão siciliano
1 colher (chá) de raspas de limão siciliano

Modo de Preparo:
Comece raspando a casca de um dos limões e reserve. Em uma tigela (pode ser na batedeira) misture bem o açúcar com a manteiga até ficar uma mistura clarinha e fofa. Adicione os ovos e as gemas, um por um e misturando bem entre cada nova adição. (Reserve as claras das gemas, na geladeira, para a cobertura). Quando estiver tudo bem combinado, adicione o suco dos limões e misture bem. Nesse momento a mistura vai coalhar e parecer que deu errado, mas é assim mesmo! Leve a mistura ao fogo baixo, misturando sempre, até engrossar e ficar liso e homogêneo novamente. O creme NÃO deve ferver! Assim que estiver pronto, transfira para um refratário e coloque um plástico filme por cima, tendo a certeza de que o plástico cobre toda a superfície exposta do creme para que não crie película. Deixe descansar por pelo menos cinco horas, ou de um dia para o outro, em temperatura ambiente.

Ingredientes da Torta
12 colheres (sopa) de manteiga (em temperatura ambiente)
1/2 xícara (chá) de açúcar
1/2 colher (chá) de essência de baunilha
1 3/4 xícara (chá) de farinha de trigo (sem fermento)

Modo de Preparo:
Combine a manteiga e o açúcar numa tigela (ou na batedeira). Adicione a essência e, em seguida, adicione a farinha peneirada. Misture bem até que uma massa comece a se formar. Transfira a massa para uma superfície enfarinhada e sove um pouco, se necessário. Modele a massa numa forma de torta/bolo com o fundo removível, pressionando bem e retirando as bordas. Leve para gelar por pelo menos meia hora. Enquanto isso, pré-aqueça o forno a 180º C e passe manteiga em um pedaço de papel alumínio grande o suficiente para cobrir o fundo da forma. Assim que a massa estiver firme, coloque o papel alumínio (com o lado amanteigado tocando a massa) e espalhe arroz ou peso próprio para forno por cima e leve para assar por 20 minutos. Remova o alumínio com o arroz/peso e asse novamente por 20 minutos ou mais, até que esteja levemente dourada. Retire do forno e deixe esfriar em temperatura ambiente.

Ingredientes da Cobertura
2 claras (pode ser gelada, ou não)
4 colheres (sopa) de açúcar

Modo de Preparo:
Misture as claras com o açúcar numa panela pequena e leve para banho-maria, misturando sempre. A mistura não deve ferver, mas sim ficar em "ponto de mamadeira", ou seja, ao colocar um pouco da mistura nos seus lábios ela deve parecer morna, não quente. Assim que estiver na temperatura correta, transfira para uma batedeira e bata bem até as claras ficarem num ponto bem firme.

Montagem:
Comece a receita fazendo o recheio, pois ele precisa descansar por mais tempo, faça de preferencia um dia antes. Assim que a massa estiver pronta e assada, faça a cobertura com as claras (merengue suíço). Coloque o recheio de limão sobre a torta e em seguida cubra com o merengue, fazendo decorações com um saco de confeitar ou com o auxilio de uma colher. Doure o merengue com um maçarico ou, caso não tenha, leve para o forno na menor temperatura possível por 20 minutos ou até ficar levemente dourado.
> Validade de até 3 dias. Sirva gelado com leite condensado por cima.


Uffa, que receitinha mais chata de escrever! Pode parecer que é super trabalhoso e complicado, mas na prática nem é tanto - é mais uma questão de paciência esperar até que todos os passos estejam completos para poder montar a torta. Eu nunca tinha feito uma torta de "massa" mesmo antes, então fiquei meio receosa de tentar aquelas massas mais chatinhas e complicadas que precisam ser trabalhadas rápidas e com ingredientes gelados, até que achei essa receita de massa aqui. Bem simples e ficou deliciosa! Quanto ao recheio, já fazia algumas semanas que queria usar limão para alguma receita aqui do Sweet Every Week e um dia desses descobri que vendia limão siciliano no Pão de Açúcar do lado do curso que faço. Como o preço dele não é tão amigável, comprei só três para essa receita e acabou sobrando um até, haha.


Esse recheio é conhecido como "Lemon Curd" e é bem típico lá no exterior. Não consegui pensar bem numa tradução para o nome, já que "curd" seria "coalhado/talhado", devido ao fato de isso realmente acontecer ao misturar o limão lá no começo da receita. "Torta de Limão Coalhado" não soa muito apetitosa, né? Bem, de qualquer forma e independente do nome, esse creme é gostoso, mas bem azedinho, então caso você não goste muito assim aconselho a acrescentar mais açúcar ou servir a torta com leite condensado ou calda de sorvete, tenho certeza que deve ficar ainda mais delicioso assim. Se tentar, mas conta como ficou, ok? E ah, o creme rende o ideal para a massa, mas caso sobre você pode guardar na geladeira por até três dias e comer com pão/torrada ou numa salada de frutas/sorvete.

Tá esperando o que para juntar os ingredientes e colocar a mão na massa?

P.S: Vocês viram que agora meu blog tem uma fan page no Facebook? Sinta-se a vontade para espalhar um pouco de amor por lá. <3

Sweet Every Week é um projeto culinário que criei com a intenção de praticar novas técnicas e descobrir receitas e sabores. A cada semana de 2014 uma receita doce e deliciosa será compartilhada aqui no blog. Para saber mais do projeto e ver todas as receitas publicadas até agora, clique aqui.

Posts relacionados

0 Comentários