Sweet Every Week #18 - Palha Italiana

By 15:54


Hey, hey, hey! Com o Dia das Mães se aproximando eu resolvi buscar uma receita da minha infância e uma das favoritas da minha amada mãe para ensinar aqui no blog hoje, tanto como uma homenagem para ela (aliás, feliz aniversário, mãe!) quanto para quem quiser presentear sua mãe com um doce sabor felicidade. Hoje ensino a fazer a Palha Italiana, que apesar do nome, é bem brasileira.

Dificuldade: ••○○○
Tempo de Preparo: 3 horas

Ingredientes
1 caixa de leite condensado
5 colheres (sopa) de achocolatado em pó
1 pacote de bolacha de maisena
açúcar de confeiteiro para polvilhar

Modo de Preparo:
Em uma tigela, quebra as bolachas com as mãos mesmo, porém em pedaços pequenos e reserve. Misture os dois primeiros ingredientes numa panela e faça o brigadeiro como de costume. Caso não saiba como, eu ensinei bem aqui. Quando estiver soltando completamente do fundo, desligue o fogo e junte as bolachas picadas. Misture tudo muito bem, até que forme uma especie de massa pegajosa e mais firme. Transfira para uma forma bem untada, ou forrada com papel manteiga/plástico filme, espalhe e aperte bem para firmar e leve para geladeira por no mínimo três horas. Assim que estiver bem firme, retire da geladeira e da forma e corte no formato que quiser. Polvilhe com açúcar de confeiteiro e, se quiser, pode embalar para presentear.
> Validade de até 3 dias. Conservar na geladeira.


Eu confesso que essa foi a primeira vez que fiz esse doce, pois achava que -pelo nome- deveria ser algo bem chique e complicado de fazer. Pffh, que nada, é tão fácil que fiquei foi com vergonha de nunca ter tentando antes! De qualquer forma, eu achei que ficou uma delícia, tanto que fiz uma "segunda rodada", só que dessa vez acrescentei uma colher (de chá) de café solúvel (vulgo Nescafé). Olha, essa segunda rodada ficou ainda mais deliciosa que a primeira, pois o café quebrou um pouco do doce e não ficou tão enjoativo, tanto que comeram tudo e nem deu para fotografar, haha. Eu recomendo que façam esses docinhos em casa, pois além de serem super fáceis, ficam ótimos embrulhadinhos para presente e, se a pessoa que receber for como eu, vai achar que pelo nome é algo super chique e complicado de fazer. Com certeza você vai causar uma boa impressão ao dizer que foi feito em casa, haha.

Tá esperando o que para juntar os ingredientes e colocar a mão na massa?

Sweet Every Week é um projeto culinário que criei com a intenção de praticar novas técnicas e descobrir receitas e sabores. A cada semana de 2014 uma receita doce e deliciosa será compartilhada aqui no blog. Para saber mais do projeto e ver todas as receitas publicadas até agora, clique aqui.

Posts relacionados

2 Comentários

  1. Eu sou apaixonada por palha italiana, acho uma delícia! *-*
    E não parece ser tão difícil de fazer! Com certeza vou testar a receita! :D
    Beijos,
    Déia!
    Own mine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gosto demais, mil lembranças de infância isso. *-*
      E a receita é tão simples que me surpreendi. Só tem que ter paciência para esperar firmar bem na geladeira e não comer antes, hehe. :P

      Excluir