Sweet Every Week #21 - Panqueca de Chocolate

By 14:31


Hey, hey, hey! A receita de hoje é uma torre de panquecas (americanas) de chocolate, com recheio de brigadeiro e cobertura de chocolate. Já fiz uma receita simples de panquecas americanas aqui no blog, mas a de hoje é uma verdadeira overdose de chocolate!

Ingredientes
1 xícara (chá) de leite
1 + 1/3 xícara (chá) de farinha de trigo (sem fermento)
2 colheres (sopa) de manteiga (derretida)
4 colheres (sopa) de achocolatado em pó
1 colher (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de fermento em pó
1 ovo

Modo de Preparo:
• Em uma vasilha grande coloque o leite, a manteiga já derretida e o ovo, misturando tudo. Adicione então o chocolate em pó e o açúcar e dissolva-os completamente. Acrescente a farinha e bata bem até não sobrar mais nenhum "grumo". Por fim junto o fermento em pó e incorpore-o na massa. Reserve por 15 minutos na geladeira. 
• Em uma frigideira (de preferencia antiaderente) untada com manteiga, coloque uma concha da massa e espalhe formando um circulo. Deixe assar por um minuto ou até que se formem diversas bolhas na superfície e vire, deixando assar por uns 30 segundos do outro lado. Reserve num prato enquanto frita o restante da massa.
• Assim que todas as panquecas estiverem prontas, pegue outro prato e espalhe um pouco de brigadeiro, nutella, doce de leite ou qualquer outro creme/recheio de sua preferencia no fundo. Coloque uma panqueca, espalhe mais recheio por cima e vá montando assim até a última panqueca. Por cima da última, ao invés de brigadeiro, espalhe a calda de chocolate e decore com frutas a gosto.
• Para a calda de chocolate basta juntar em uma panela 4 colheres (sopa) de chocolate em pó e 2 colheres (sopa) de manteiga. Leve ao fogo, mexendo sempre e acrescente água aos poucos. Com pouca água a calda endurece ao esfriar e fica crocante, com mais fica uma calda cremosa e deliciosa que escorre pelas panquecas.


Essas panquecas no café da manhã ou lanche da tarde são simplesmente divinas. Ainda mais se você, como eu, for super viciado em chocolate. Ficam bem fofinhas e macias, quase derretem na boca. Elas são melhores se servidas quentinhas, mas também ficam ótimas geladas com uma bola de sorvete com calda pronta, hmmm... A receita rende de seis a oito panquecas, dependendo do tamanho que você fizer e dá para conservar na geladeira por até dois dias. E o mais legal dessa receita é que se você não quiser fazer todas as panquecas de uma vez, dá para conservar a massa crua na geladeira para fritar no dia seguinte sem nenhum problema! Essas panquecas foram sucesso aqui em casa e tenho certeza que também serão na sua.

Tá esperando o que para juntar os ingredientes e colocar a mão na massa?

Sweet Every Week é um projeto culinário que criei com a intenção de praticar novas técnicas e descobrir receitas e sabores. A cada semana de 2014 uma receita doce e deliciosa será compartilhada aqui no blog. Para saber mais do projeto e ver todas as receitas publicadas até agora, clique aqui.

Posts relacionados

0 Comentários